A área da logística segue em evidência. As principais tendências para esse setor têm como objetivo transformar a experiência de compra dos clientes e superar suas expectativas na hora da entrega e no pós-vendas. Fechar o ciclo de compra de forma positiva é crucial para a manutenção do cliente e de receitas em ascensão.
Enquanto a logística irá crescer em termos de cadeias de abastecimento e investimento pesado na tecnologia, justamente para automatizar os processos, os clientes terão mais acesso aos processos de entrega da mercadoria, por exemplo.
Confira as tendências e ações nas quais sua empresa deveria investir ou, pelo menos, conhecer:
Entrega no mesmo dia
Hoje em dia, os consumidores, quando realizam compra online em uma plataforma de e-commerce, querem que o produto chegue o mais rápido possível. E a logística está encontrando formas de fazer a entrega no mesmo dia, o chamado same day delivery, verdadeira febre nos EUA.
No próprio site o cliente tem a opção de receber no mesmo dia, ter entrega antecipada ou até agendada. É mais prático para o consumidor e representa um plus ao serviço.
As vantagens dessa logística nova são muitas, entre elas estão:
- a economia de tempo (podendo organizar melhor a frota);
- conveniência para ambos os lados;
- maior produtividade, tendo uma rotatividade maior no estoque.
Entretanto, há muito ao que se adequar, devido às dificuldades de cumprir com toda a lista de entrega, provocadas por elementos como trânsito engarrafado e a consequente falta de mobilidade nos centros urbanos nos horários de pico ou em distâncias maiores.
Mais flexibilidade
Com o investimento na logística, o ramo de comércio eletrônico terá maior flexibilidade em aumentar a frota e as cargas conforme relatórios feitos sobre preferências dos clientes e análise de períodos passados.
Com a aplicação da tecnologia nesse processo, garantem-se melhores resultados e a atualização do negócio para manter-se competitivo. O aspecto digital promove uma otimização muito grande, capaz de aumentar a produtividade e diminuir o custo com mão de obra, por exemplo.
Drones e a logística
Você não leu errado. A Amazon é pioneira e está tentando colocar em prática seu plano de entregar mercadorias via drones. Isso começou quando uma pizzaria fez delivery dessa forma!
A Amazon acredita que, como a maioria dos produtos é leve, a utilização de drones é muito mais prática e produtiva. Sem contar que o próprio cliente estará mais satisfeito com uma entrega muito mais rápida e tecnológica, sem se preocupar em atender o interfone ou esperar pelo entregador.
Quando se fala em logística, também é preciso se atentar a um planejamento que vise uma execução rápida dos processos e que previna acidentes ou acasos. Dessa forma, a empresa está preparada para não só agradar o cliente, como também não sofrer nenhum tipo de prejuízo.
As tendências da logística tendem a oferecer uma melhor cadeia de abastecimento, como a contratação de frotas terceirizadas, aluguel de espaços para estoque e assim por diante. O mais válido é automatizar e otimizar estes processos e, assim, agilizar toda a cadeia de forma produtiva.
Aliás, se você está querendo economizar na sua entrega, já pensou em apostar no multivolumes? Confira aqui como fazer uso dessa estratégia logística!