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4 desafios da logística que afetam suas vendas no e-commerce

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desafios da logística

Gerenciar um e-commerce não é uma tarefa simples. O funcionamento de uma loja virtual depende do sucesso de inúmeros setores e atividades, e isso exige uma visão mais ampla do negócio. Hoje, falaremos sobre os desafios da logística nessas empresas, um tema de grande importância e que merece ser mais bem trabalhado.

A logística é considerada um setor estratégico dentro das empresas. Mas, obviamente, quando tratamos de um e-commerce, essa relevância é ainda maior. Sem processos logísticos eficientes, dificilmente a loja consegue atender seus clientes em tempo hábil e, portanto, sobreviver em um mercado tão competitivo.

Se você deseja melhorar suas vendas e alcançar uma logística de alta performance, não deixe de acompanhar os tópicos seguintes. Boa leitura!

O e-commerce no Brasil

Antes de apresentarmos os desafios do e-commerce, é interessante falarmos um pouco sobre o cenário atual desse modelo de negócio no país. Quem decidiu investir no comércio eletrônico está experimentando uma boa fase.

Em 2017, o setor teve um crescimento de 12%, caminhando na contramão da crise. Para 2018, os números são ainda mais animadores. Espera-se que as vendas virtuais cresçam em 15%. Em números, o faturamento passou de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões no ano passado.

Não há como ignorar o fato de que a popularização da internet e dos smartphones está impulsionando o crescimento do e-commerce no país. Além disso, os investimentos em segurança das transações e em marketing podem ser citados como estímulos consistentes para a finalização da compra.

Porém, é a logística a grande máquina que faz o comércio eletrônico funcionar. Desde o recebimento do pedido até a entrega ao consumidor final, são muitas etapas a serem cumpridas, e quando elas são executadas com perfeição, temos um cliente satisfeito e estimulado a comprar mais.

Os 4 desafios da logística e como superá-los

Mesmo com números animadores, é preciso ter ciência de que alcançar uma logística de alta performance não é fácil. O dia a dia nessas empresas, e em especial no setor, é intenso e exige atenção aos mínimos detalhes.

Vale a pena destacar que esses desafios não estão presentes apenas em grandes lojas virtuais, e até mesmo as menores precisam conhecer e aprender a superar esses obstáculos. Afinal, o caminho para o sucesso passa pela identificação e superação dos problemas.

Confira, a seguir, os 4 maiores desafios da logística que podem afetar suas vendas.

1. Logística do armazém

O armazém é um ponto crítico para a logística de qualquer empresa. Afinal, é nele que os processos de armazenagem, separação e expedição são executados.

O desafio para um e-commerce é fazer com que seu armazém seja organizado e eficiente. Quando isso não ocorre, há uma demora expressiva no processamento do pedido, e isso tende a afetar o prazo de entrega das mercadorias.

Observe que o catálogo de uma loja virtual pode ser bem maior do que o de uma loja física, portanto, é crucial investir em organização. A logística deve ser capaz de receber e gerenciar seu estoque, repondo os produtos com racionalidade — tudo isso com rapidez e segurança.

Para isso, é necessário que o layout de armazém seja otimizado e a armazenagem adote um critério coerente, que simplifique a retirada do produto das prateleiras. Além disso, é preciso tomar certos cuidados para a conservação dos produtos, ou seja, controle de validade, condições do armazenamento, embalagens adequadas, dentre outros.

2. Logística de entregas

Esse é mais um grande desafio para o gerente de e-commerce. Fazer com que a entrega seja rápida, segura e eficiente é, sem dúvidas, um objetivo que demanda muita atenção e planejamento.

Há, ainda, o problema da falta de infraestrutura de nossas estradas e rodovias. Com uma malha rodoviária em condições inadequadas, a entrega pode ter sua qualidade reduzida.

Aliás, é importante dizer que ainda existem muitos consumidores resistentes à compra via internet exatamente pelo fator entrega, em especial pelo receio de não receber a mercadoria ou necessitar trocá-la por diversas razões.

Isso mostra que o desafio é fazer com que o consumidor confie no processo de entrega e receba a sua mercadoria em perfeitas condições. Ainda que seja necessário realizar a troca, é vital ter uma logística reversa eficiente e que diminua os transtornos para o cliente.

Para superar esses obstáculos, torna-se imprescindível ter uma transportadora de confiança e investir em processos inteligentes, como o planejamento de rotas, o monitoramento e rastreio do pedido, a confirmação de entrega e o contato pós-venda.

Nesse contexto, apostar em recursos tecnológicos que facilitem o acompanhamento da entrega em tempo real é essencial. A tecnologia será sua grande aliada para superar esse desafio e conquistar mais clientes.

3. Gestão de informações

O terceiro desafio relacionado à logística, capaz de afetar suas vendas, é a gestão de informações. Explicando melhor, reunir dados sobre diversos fornecedores, manter uma relação saudável com todos eles e conseguir fazer com que essa relação seja estável e contínua é um grande desafio.

No entanto, é interessante observar que o uso de sistemas de gestão é uma estratégia inteligente para superar esse problema. A tecnologia pode transformar o cotidiano no setor e facilitar o gerenciamento de dados, contratos, fornecedores e entregas.

Como há vários intermediários, realizar essa gestão manual pode dificultar bastante o alcance de bons resultados. Sem dúvidas, apostar em inovação e automação é a melhor decisão, pois contribui para a superação desse desafio.

4. Custo do frete

Por último, não há como deixar de mencionar a questão do custo da entrega como um desafio para o setor. Isso porque o consumidor brasileiro está sempre se queixando dos valores do frete, que, em alguns casos, ultrapassam o valor do produto adquirido.

É claro que esse é um problema de origens mais complexas. Fatores como a qualidade das nossas estradas, o valor do combustível e a falta de segurança para a carga e para o motorista podem contribuir para o aumento do frete.

Assim sendo, mais uma vez, a indicação é apostar em tecnologia. Faça uso da inteligência artificial em seu cotidiano e resolva esses problemas logísticos. Os melhores softwares do mercado conseguem, em pouco tempo, definir o melhor trajeto para a viagem, auxiliar o motorista e o entregador com dados de GPS e automatizar a confirmação de entrega, por exemplo.

Agora que você já conheceu os desafios da logística de um e-commerce, é importante estudar e se preparar para enfrentá-los. As dicas apresentadas ao longo do post são importantes e podem ajudá-lo a conquistar processos de alta performance. Por isso, não perca mais tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu.

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