O Dashboard, também chamado de painel de bordo, é uma ferramenta que auxilia os gestores a terem uma visão mais sistemática das principais informações do negócio. Em outras palavras, é um recurso que visa consolidar os dados de maior relevância em um painel, facilitando o processo de análise e a tomada de decisão.
No post de hoje vamos falar sobre a importância do Dashboard para e-commerce e como ele ajuda a controlar os processos logísticos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura e confira agora mesmo!
O uso de Dashboards na gestão
O Dashboard pode ser considerado como um report que orienta os gestores de um negócio, área, ou projeto a analisar a situação atual e elaborar decisões mais acertadas.
Existe a possibilidade de acompanhar diversos painéis dentro da empresa, desde que haja a necessidade de monitorar o desempenho dos processos e que as informações acompanhadas sejam relevantes para identificar falhas e oportunidades de melhorias — ou seja, não se trata apenas da criação de indicadores de desempenho; eles devem estar alinhados com a estratégia do negócio.
Caso contrário, torna-se apenas um volume de dados consolidados, que não mostram nada e não levam a lugar algum.
Informações oferecidas pelo Dashboard
É possível acompanhar quaisquer tipos de informação em um Dashboard. Desde dados mais amplos, como o faturamento, até informações mais específicas, como qual é o custo de aquisição por cliente e qual é o histórico de vendas por região, por exemplo.
No que diz respeito à área de logística, essa ferramenta permite acompanhar diversos indicadores, como:
- nível de serviço de entregas por transportadora;
- custo de frete (por região, por cliente, por transportadora);
- percentual de avarias e extravios;
- índice de reclamações;
- percentual de trocas e devoluções.
A partir desse acompanhamento, o gestor consegue avaliar onde os principais gargalos estão concentrados e elaborar um plano de ação mais eficaz — haja vista que as decisões são tomadas com embasamento em dados reais e consistentes.
Aplicações e uso do Dashboard
O Dashboard para e-commerce possui diversos usos e aplicações, apesar de essa definição estar mais ligada às necessidades do gestor e do negócio. Entre as opções, podemos citar:
- expõe os principais indicadores de um processo, área, do negócio ou de um projeto;
- funciona como instrumento de apoio à tomada de decisão;
- promove a apresentação gráfica das informações de maneira simples, mas objetiva;
- fornece acesso aos dados mais relevantes com agilidade e clareza.
Os benefícios da utilização do Dashboard para e-commerce
O acompanhamento do Dashboard para e-commerce, principalmente dos indicadores de logística, ajuda na compreensão de como esses processos influenciam nos resultados do negócio e no relacionamento dos clientes com a sua empresa. Entre os principais benefícios que essa ferramenta proporciona, podemos citar:
Monitoramento de indicadores e métricas
Como dito anteriormente, o acompanhamento dos Dashboards é feito com base nos indicadores dos processos do negócio. Dessa forma, pode-se dizer que essa ferramenta é um meio de controlar esses resultados com maior organização.
A partir daí, fica mais fácil identificar as falhas e oportunidades de melhorias, se antecipar a problemas, elaborar estimativas e previsões utilizando diversos cenários — pessimista, realista e otimista.
Otimização do processo
Com a identificação dos problemas que estão concentrados nas operações, o gestor pode usar os dados referentes a eles para levantar ações que são necessárias para eliminá-los, ou minimizar os seus impactos sobre os resultados.
Com a visão mais abrangente, essas mudanças passam a ser planejadas de maneira mais estruturada, permitindo avaliar quais serão os impactos no desempenho dos processos e se a alteração é viável.
Otimização de tempo e recursos
Da mesma forma que o uso dos Dashboards contribui para a otimização dos processos, também ajuda a aprimorar o uso do tempo e dos recursos do negócio. A partir do monitoramento dos indicadores de desempenho, o gestor consegue saber se os esforços aplicados nas atividades estão sendo suficientes para alcançar o resultado que se espera.
Caso seja necessária alguma intervenção, os métodos de trabalho podem ser avaliados com o objetivo de identificar os focos que precisam das alterações. Assim, o gestor pode implementar melhorias, como a eliminação de tarefas desnecessárias.
Com isso, os recursos e o tempo gasto na execução de determinado processo reduz, fazendo com que se alcance maior eficiência.
Redução dos riscos da operação
Outro ponto que vale a pena destacar é que a organização das informações e sua atualização em tempo real faz com que seja possível monitorar os riscos que podem afetar os resultados.
Um exemplo prático disso é o percentual de entregas que são feitas fora do prazo. Ao identificar que esse indicador é insatisfatório, o gestor já consegue avaliar o risco de ter clientes insatisfeitos e até mesmo que eles abandonem o negócio e procurem os concorrentes.
Integração e maior participação das equipes
Os Dashboards devem ficar visíveis para que se tenha acesso às informações a qualquer momento. Isso faz com que as equipes, além dos gestores, tenham acesso aos dados e consigam acompanhar as operações.
É uma forma de promover maior participação e integração das equipes de trabalho, criando um ambiente mais colaborativo.
Acompanhamento das tendências
Ao longo do tempo, o acompanhamento dos painéis permite avaliar e criar estimativas a respeito das tendências dos resultados dos processos. Isso significa que o gestor consegue avaliar se é necessário realizar intervenções antecipadamente, ou se pode esperar um desempenho acima da média, por exemplo.
Sinergia com a estratégia
A integração das informações de negócio e seu devido acompanhamento permitem criar uma gestão mais eficaz e ágil. Ao mesmo tempo em que os painéis são elaborados com base na estratégia de negócio, a melhoria na maneira como o gestor conduz suas operações — baseando-se nesses dados — ajuda a fazer com que a estratégia seja colocada em prática e os resultados planejados sejam alcançados.
Cultura com foco nos resultados
Por fim, podemos citar o foco nos resultados como se tornando parte da cultura empresarial. O acompanhamento de um Dashboard para e-commerce faz com que a atenção esteja sempre voltada para a análise do desempenho e as melhorias que precisam ser realizadas.
Como se pode ver, a utilização de Dashboard para e-commerce é um meio bem eficaz de aprimorar o controle das operações e identificar, com maior precisão, quais são os pontos que precisam de maior atenção e quais ações devem ser tomadas para alcançar o desempenho esperado.
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