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Acompanhamento de entregas: por que centralizar as informações melhora a experiência do consumidor?

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Para garantir a satisfação dos clientes, aumentar seu faturamento e impulsionar o desenvolvimento do seu negócio, é fundamental garantir a qualidade das entregas. Se você quer atingir esse objetivo, é importante utilizar uma tecnologia que forneça visibilidade total da cadeia de suprimentos para realizar o acompanhamento de entregas em tempo real.

Neste artigo, respondemos as principais questões que os gestores têm sobre o assunto. Vamos falar sobre a relevância da visibilidade na cadeia de suprimentos para os varejistas e os benefícios da tecnologia.

Qual é a importância da visibilidade na cadeia logística?

Para conseguir tomar as decisões de forma mais certeira, um gestor deve ter uma visão completa do negócio ou setor que gerencia. Mas quando falamos da supply chain, estamos tratando de uma área ampla e que envolve inúmeros fatores impactantes para a empresa, como:

  • logística (entrada, armazenagem, saídas, execução, logística reserva);
  • compras e aquisições;
  • distribuição;
  • fornecimentos;
  • demanda;
  • estoque;
  • aprimoramento contínuo;
  • fabricação.

Pode ser difícil ter uma visão clara de todos os processos, mas fazê-lo ainda é fundamental para evitar que você arque com custos desnecessários, perdas e extravios. Ao investir em uma tecnologia que centralize as informações em uma única plataforma, será possível acompanhar melhor sua cadeia de suprimentos e acompanhar entregas em tempo real.

Isso é feito com a implementação de um TMS. Por meio dele, você consegue evitar os problemas listados, aumentar a satisfação de seus clientes e melhorar as suas vendas.

Como o acompanhamento de entregas ajuda o consumidor final?

Os principais beneficiados com o acompanhamento das entregas em tempo real são os clientes finais. Afinal, sua empresa conseguirá proporcionar uma experiência que vai além da venda dos produtos.

A primeira vantagem é o fato de que os consumidores saberão a localização da carga sem precisar entrar em contato com o vendedor ou acionar o SAC da empresa. Por meio de uma comunicação automatizada sobre o status da entrega é possível verificar de onde está vindo o item adquirido, por quais municípios ele passou e quando chegará ao destino.

Imagine que a entrega atrasará: o cliente poderá ser informado rapidamente por meio dos dados atualizados do sistema de rastreamento, seja via email, chatbots, SMS, etc. Assim, ele não criará expectativas equivocadas sobre a chegada da mercadoria na data errada. Isso evita eventuais frustrações e reclamações que podem prejudicar a imagem do seu negócio.

Como esse acompanhamento ajuda os varejistas?

Além de agradar seus clientes de forma geral, centralizar as informações e investir no acompanhamento de entregas em tempo real traz diversos benefícios que geram diferenciais competitivos para sua empresa. 

Maior controle sobre os status das entregas

Você terá maior controle sobre as entregas que seu negócio executa, já que receberá informações claras e exatas sobre a localização da carga e veículos. Caso ocorra algum problema durante a viagem, você será alertado imediatamente pelo software de gestão implementado.

Por exemplo, imagine que ocorra um acidente na estrada e o veículo fique parado. O gestor poderá entrar em contato com o motorista, perguntar o que aconteceu e pensar mais estrategicamente sobre como resolver o problema.

Um bom software também disponibiliza aos gestores informações sobre os veículos, como consumo de combustível, quilometragem, necessidade de realizar manutenção, entre outros. Com esses dados, você conseguirá fazer um planejamento mais completo e aumentar a eficiência da frota.

Acompanhamento exato sobre a performance das transportadoras

Centralizar os dados possibilita a produção de levantamentos sobre a performance das suas transportadoras. Você pode analisar o tempo que cada uma delas leva para realizar a entrega, qual é a taxa de avarias, extravios ou perdas de cada empresa, bem como outras especificidades como categoria de produtos que entrega e outros serviços especializados.

Outra forma de analisar o desempenho das transportadoras é verificar se elas seguem o que está previsto no Service Level Agreement (SLA ou acordo de nível de serviço). Esse é um contrato que prevê de forma clara os deveres, responsabilidades e direitos das partes.

Além disso, a possibilidade de integração entre sistemas, como entre um TMS e um ERP otimiza a qualidade das informações, que estejam de acordo com o nível de comprometimento e compliance de cada empresa.

Otimização do monitoramento de KPIs

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são aplicados sobre os processos, atividades e resultados da empresa e permitem que você identifique os pontos de melhoria do seu negócio. Eles podem medir o tempo de trânsito, a taxa de entregas feitas dentro do prazo, o nível de ociosidade de veículos etc.

Monitorar as entregas em tempo real permite que sejam adquiridas informações mais exatas e claras sobre os veículos, auxiliando no acompanhamento das métricas.

Comunicação com clientes como oportunidade de recompra

Quando sua empresa informar os clientes sobre a localização das cargas, pode ser uma ótima oportunidade para fazer uma recomendação de produtos que sejam seu interesse. Isso é conhecido como remarketing dinâmico.

Por exemplo, se ele concordou com os termos para ser atualizado a respeito do status dos pedidos via email ou SMS, você pode enviar recomendações personalizadas (baseado no que ele comprou ou pesquisou). Também, promoções, descontos e lançamentos junto a comunicação sobre o status de rastreamento do pedido.

Isso faz com que ele acabe acessando o site de sua empresa, pesquise pelos produtos e até faça novas compras. Lembre-se de que é importante conhecer muito bem o comportamento dos clientes para criar ações mais efetivas.

A importância da tecnologia para um acompanhamento de entregas assertivo

Com um TMS, todas as informações sobre a carga e o veículo são enviadas automaticamente ao sistema. Esses mesmos dados são disponibilizados aos clientes sempre que ele quiser e são trabalhados para gerar relatórios sobre o desempenho das operações.

Assim, há redução nos custos, maximização da produtividade dos colaboradores e aumento na satisfação dos clientes, simultaneamente. E poder contar com uma tecnologia que centralize todas as informações sobre os processos é crucial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado.

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