Com o amadurecimento da internet, percebeu-se que a imensa quantidade de dados que circulam nas redes poderia ser usada a favor dos negócios. Hoje, o potencial da análise de informações é algo explorado por diversas empresas. Assim como acontece em todos os nichos, aplicar o Big Data na logística é extremamente vantajoso.
Por meio da mineração de dados, instituições conseguem entender melhor o comportamento do consumidor e identificar tendências de mercado e oportunidades não antes exploradas. Com isso é possível controlar melhor o fluxo de informações, garantindo a transparência e a atualização.
Entenda agora como funciona essa relação e como aplicar a ciência de dados no seu negócio.
O que é Big Data?
Big Data é um conceito ligado ao armazenamento e processamento de uma quantidade expressiva de dados, que podem ser coletados ao longo de todos os processos internos e externos de uma empresa.
O Big Data na logística pode lidar com informações geradas desde a emissão de pedidos até a consolidação de entregas. A ideia por trás desse estudo de dados é proporcionar conhecimentos e insights que colaborem para que as tomadas de decisão sejam mais estratégicas e para otimizar a cadeia como um todo.
Como aplicar Big Data na logística?
Potencial de eficiência operacional
Quando dados das etapas operacionais são coletados e estudados, o gestor tem informação concreta e qualificada sobre o andamento dos setores, bem como os erros, gargalos, pontos fortes e fracos. Com isso em mãos, ele faz ajustes e melhorias de forma mais efetiva e com foco na qualidade e fluidez, alcançando a eficiência dos processos.
Experiência do consumidor
Nunca se falou tanto sobre a importância da experiência do cliente para ter sucesso no mercado. O Big Data na logística ajuda empresas a encontrar respostas e caminhos para ter um diferencial e oferecer um serviço superior aos consumidores, como minimizar o lead time e promover entregas mais rápidas, com um preço de frete reduzido.
Otimização da última milha
Um dos maiores desafios da logística de transportes é aumentar a qualidade da “última milha”, que é a etapa final de entrega até o cliente. Com o Big Data é possível mapear padrões de entrega que serão usados para planejar melhor as rotas de distribuição, dimensionar corretamente a frota e ter mais controle do consumo de recursos como o combustível. Assim, esses conhecimentos são aplicados para que as remessas sejam mais eficientes e econômicas.
Confiabilidade e transparência
Atualmente, ressalta-se o conceito de logística como uma cadeia de etapas interligadas. Ao longo de seu fluxo, são muitas as informações e os players envolvidos. Nesse sentido, se existe um problema em um dos seus elos — como um fornecedor que atrasa na entrega de um material —, os efeitos são percebidos nos demais estágios.
Logo, a gestão eficiente das informações é a chave para proporcionar confiabilidade e transparência. Com o apoio das análises do Big Data, os clientes têm acesso a dados básicos e ficam sempre bem informados sobre o status do pedido.
Automação da cadeia logística
O Big Data na logística, em associação a tecnologias de automação e à Internet das Coisas, é capaz de informatizar todo o fluxo de tarefas, que se torna mais inteligente, rápido e produtivo. As entregas feitas por drones, veículos autônomos e robôs programados por softwares são uma prova disso.
Da mesma forma, a automação pode estar presente nos centros de distribuição. A própria Amazon já conta com mais de 100 mil robôs, que cuidam de tarefas como o picking e ajudam a equipe a suprir a grande demanda que o e-commerce recebe.
À medida que a cadeia de suprimentos assume um papel estratégico dentro das empresas, o mercado do gerenciamento logístico se torna mais competitivo. A tecnologia se tornou um instrumento fundamental para corporações que desejam se manter à frente da concorrência. Por isso, explore o potencial do Big Data na logística e veja como ele pode conduzir seu negócio a um patamar superior!
Gostou do post e quer ter acesso a mais artigos relevantes como este? Então assine a nossa newsletter e receba novidades e conteúdos em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mails!