A Black Friday é o período mais importante para os varejistas, e neste ano não foi diferente. Leia o post e descubra o desempenho das vendas no e-commerce na Black Friday 2021 Intelipost.
Entregas mais ágeis e prazos mais curtos marcaram a Black Friday do ano de 2021. Para além disso, um período com promoções antecipadas resultou em um mês de novembro com maior número de pedidos todos os dias, trazendo um crescimento estável do volume de pedidos especificamente no final de semana na Black Friday.
Para os consumidores, não existe apenas uma sexta-feira, como vimos nas compras antecipadas já no início do mês, incentivados pelas próprias varejistas, que também adiantaram as ofertas e descontos em 2021.
A seguir apresentamos os números da Black Friday 2021 Intelipost a partir dos dados transacionados em nossos sistemas durante a quinta pré-black até a Cyber Monday.
Tecnologia para logística na Black Friday 2021
Setores em expansão são muito dependentes de estrutura logística. Infelizmente, ainda hoje há um grande desequilíbrio entre a demanda e a capacidade de entregas do setor logístico do Brasil. Porém, a Intelipost acredita que a tecnologia tem um grande potencial transformativo na vida das pessoas que realizam compras online diariamente, e esperamos que nesta Black Friday e nas próximas, nossos clientes e parceiros consigam alcançar resultados ainda melhores! Acompanhe aqui um resumo dos resultados e performance do e-commerce na Black Friday 2021 na Intelipost.
A Black Friday em 2021
Em comparação ao boom de 2020, o que observamos em 2021 foi a estabilidade e um mês inteiro com alto número de pedidos, além da consagração da data como a que mais impulsiona os e-commerces e marketplaces no Brasil.
Neste post você encontra o resumo do levantamento exclusivo que a Intelipost publica todos os anos, sobre o desempenho das operações logísticas no período mais esperado do varejo nacional.
Como ficou o Frete na Black Friday?
Cada vez mais o principal diferencial na experiência de compra, o frete é a nossa estrela na Black Friday! Em relação ao volume de cotações, na sexta-feira, houve um crescimento de 6,7% em relação ao ano de 2020. Bem diferente do que ocorreu na quinta-feira pré-black, que apresentou uma queda acentuada (-49%) no volume de cotações.
Porém, essa queda não impediu que o volume de cotações total do período da quinta-feira até a segunda-feira pós-black, aumentasse. Foi registrado em nossos sistemas, um crescimento de 11% em relação a 2020 no total do volume de cotações no período.
Importante: uma cotação de frete é realizada a partir dos dados da tabela de frete, onde consta informações sobre preço, abrangência e prazo. Ao cadastrá-las em um TMS, o retorno das opções de frete é mais assertivo, melhorando a taxa de conversão em torno de 25%.
Frete médio por região
Em 2021, todas as regiões brasileiras tiveram alguma redução no valor do frete médio. As regiões com o valor do frete médio mais barato foram: Sudeste (R$ 8,64) e Sul (R$ 8,79). Porém, não muito atrás tivemos Nordeste (R$10,05), Norte (R$ 10,34) e por último, a região Centro-Oeste (R$ 10,61)
Oferta de frete grátis na Black friday 2021
Pelos números que analisamos, tudo indica que as estratégias de frete grátis continuam sendo um grande aliado para gerar vendas em períodos de alta sazonalidade. Isso pois, após o aumento absurdo em 2020, em 2021 a oferta de frete grátis continua apresentando um crescimento expressivo. Em 2021, o aumento foi de 15% em relação ao ano anterior.
Vale lembrar que: O Frete é considerado o fator mais importante na jornada de compra para 22% dos consumidores, e utilizá-lo como estratégia de negócio resulta em mais receita para a sua empresa, por meio da oferta balanceada entre valor e conveniência.
As categorias que mais ofereceram frete grátis
Os pedidos realizados na Black Friday 2021
Neste ano, vimos um crescimento estável, com números bem próximos aos de 2020. O que pode indicar um novo patamar para a data mais importante para o varejo. O crescimento em volume de pedidos realizados durante o fim de semana da Black Friday foi de 2,7%.
Compras mais espaçadas
Em 2021, a Black Friday foi mais “espaçada”, com as compras mais diluídas durante o mês de novembro no final de semana da Black. Em vez de termos picos na madrugada de quinta e sexta-feira, a representatividade em relação ao total dos pedidos durante o período considerado ficou bastante equilibrada entre os dias no final de semana e a Cyber Monday.
- 20,5% dos pedidos realizados na quinta-feira pré-black
- 28,5% dos pedidos foram realizados na sexta Black
- 19% o percentual de pedidos realizados na segunda-feira Cyber
Ticket médio mais alto
A evolução do ticket médio na Black Friday apresentou um aumento de 27% em relação a 2020. As categorias que apresentaram maior aumento no ticket médio foram “Construção e Ferramentas”, “Informática”, “Móveis”, “Loja de Departamento”, “Joalheria” e “Eletroeletrônico”. O valor médio do ticket médio geral alcançou a marca de R$ 438,00.
Importante: o tíquete médio é uma das métricas mais importantes para o e-commerce, e pode servir de indicador de satisfação dos consumidores sobre a sua marca.
Prazos de entrega cada vez mais curtos
Já não é novidade que o maior desafio das entregas é entregar mais e com maior velocidade. E na Black Friday 2021 isso não foi diferente.
Em 2020 houve um aumento no prazo médio realizado, reflexo da pandemia. Porém, em 2021, com a maturidade das operações online e maior adaptação, temos esse prazo recuperado e reduzido, alcançando a média de 6 dias úteis.
Como podemos ver, a Black Friday já se consagrou como a principal data do e-commerce, como grande impulsionadora do varejo online e dos marketplaces em todo o país.
E você? Conta pra gente como foi a Black Friday 2021 na sua empresa! Ficaremos felizes em conversar melhor sobre as nossas soluções e mostrar como nós podemos te ajudar a alavancar as vendas do seu negócio.
Para acessar o relatório completo com todas as informações sobre a Black Friday 2021 Intelipost basta acessar aqui e fazer o download gratuito!
Veja também: como foi a Black Friday 2020 para os clientes Intelipost
Bônus: como obter uma Black Friday de sucesso?
Do planejamento à entrega final, é preciso ter uma estratégia equilibrada entre custos de operação e agilidade nos processos de uma entrega.
Alguns pontos relevantes a se considerar em períodos como a Black friday:
- Garantir preços competitivos para aumentar as vendas
- Criar uma boa estratégia de frete para aumentar a conversão da loja
- Melhorar o relacionamento com as transportadoras
- Entregar mais e melhor sem dificuldades
- Desenvolver meios para fidelizar os clientes
Quer saber por onde começar? Baixe o nosso Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso com orientações práticas que irão ajudar as empresas a realizar o maior número de entregas, com excelência.