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Especial Black Friday: tudo o que você precisa saber sobre regras de frete

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regras de frete

Para quem já trabalha com e-commerce, é de senso comum que um dos principais fatores de impacto na decisão de compra do consumidor online é o valor do frete.

Exatamente por isso, utilizá-lo de maneira estratégica, levando em consideração o seu público, é uma boa forma de gerar crescimento na taxa de conversão do seu e-commerce, além de garantir a melhor experiência de compra aos consumidores.

Um exemplo são as estratégias de regras de frete grátis, que podem gerar um aumento no tíquete médio, mas se forem estabelecidas sem critérios bem definidos, podem gerar custos logísticos para o seu negócio.

O que são regras de frete?

Regras de frete nada mais são do que parâmetros criados dentro de uma plataforma de gestão de fretes para garantir o menor custo de frete para o varejista e o menor valor para realizar a entrega ao consumidor final.

As regras de frete podem ser segmentadas por abrangência (área/região), CEP,  sazonalidade, parceiros logísticos, grupos de produtos, entre outras especificidades, e ajudam a otimizar os custos globais com o frete, que podem chegar a 10% do valor da receita das empresas.

O que são campanhas de frete?

Campanhas de frete são uma das possíveis estratégias de vendas que tem como objetivo uso inteligente do frete para obter o melhor custo-benefício para a empresa e os consumidores. Sendo assim, é importante ter em mente qual será o objetivo dessa campanha de frete e por quanto tempo ela irá ser posta em execução, como por exemplo nos casos de parâmetros específicos criados para alguma data especial como a Black Friday.

Quais as vantagens de utilizar regras de frete como
estratégia de negócio?

Campanhas com regras de frete bem estruturadas são uma ferramenta poderosa para crescer os índices de recompra do seu negócio e garantir a fidelização de novos consumidores.

Exemplos comuns de estratégias de frete são a oferta de frete grátis para todos os pedidos  realizados por um período curto de tempo, o que pode atrair novos consumidores e ajudar a conquistar uma maior fatia do mercado. Outras possibilidades são a realização de campanhas de frete inteligentes a partir das categorias de produto, faixa de CEP, por segmentação de clientes, modais de entrega, entre outras.

Vale ressaltar que hoje já existem no mercado excelentes ferramentas de gestão de fretes que simplificam os processos logísticos e facilitam significativamente o monitoramento e mensuração dos resultados.

Sobre a criação de regras de frete

Para a criação de regras de frete estratégicas, é preciso definir “condições” para que uma regra seja aplicada. 

Veja a seguir, alguns exemplos de condições disponíveis na solução de cálculo de frete da Intelipost:

  • Estado/Região: define os Estados que terão a regra aplicada. 
  • CEP Região: delimita os alcances de CEP a partir de uma ação específica. (Ex.: utilizar 01.000-000 até 12.000-000 para cobrir toda São Paulo capital.)
  • CEP Origem: condição bastante utilizada para diferentes prazos em diferentes Centros de Distribuição.
  • Transportadora: define para quais transportadoras será aplicada determinada regra de frete.
  • Valor do pedido: Auxilia principalmente no momento de oferecer frete grátis acima de um determinado valor, com a definição de um preço mínimo e máximo para que seja aplicada alguma ação.
  • Grupo de produtos: definem regras a partir dos SKUs enviados pelas plataformas de ecommerce.
  • Canal de Vendas: define para qual canal de venda será aplicada a regra. (Ex.: e-commerce ou vendas em marketplace.)

As principais regras de cotação de frete para a Black Friday

Confira as principais regras de frete utilizadas e que podem ajudar você a ter melhores resultados nas vendas online durante a Black Friday:

  1. Regra de acréscimo/desconto de valor: adiciona ou desconta um valor pré-determinado ao valor calculado pela transportadora (ex.: adicionar R$ 5,00 ao valor final do frete). 
  2. Regra de acréscimo/desconto por percentual: diferente da regra anterior, aqui o acréscimo ou desconto é realizado a partir de um % do valor total calculado (ex.: adicionar 3% ao valor final do frete).
  3. Regra de prazo de entrega: aumenta o prazo (em dias) para a realização da entrega, o que pode ajudar a evitar insatisfações do consumidor por não cumprimento dos prazos. 
  4. Regra de exclusão de transportadora: estabelece qual transportadora irá realizar a entrega em determinada região.
    (a partir da faixa de CEP origem e destino). Essa regra pode ajudar o lojista a ativar transportadoras locais, que possuem uma boa performance de entrega em determinada região ou ainda, aquelas que possuem restrições de carga (por volume e altura, por exemplo).
  5. Regra de frete grátis: considera o valor do frete como R$ 0,00 a partir de critérios pré-determinados como tipo produto, sazonalidade ou acima de um determinado valor de compra na loja.

Como criar campanhas de frete para a Black Friday?

É importante lembrar que é preciso acompanhar o histórico de vendas da sua loja virtual para compreender quem é o seu público. Dessa forma ficará muito mais fácil criar campanhas de frete que estejam de acordo com as necessidades dos consumidores e que gerem bons resultados para a empresa.

Com base nas informações de histórico de vendas, você conseguirá identificar pontos de oportunidades e melhorias em seus processos desde o crescimento de vendas em novas regiões, desempenho de entregas das transportadoras atuais até novas alternativas de entregas que estejam conforme as necessidades do seu cliente final. 
Sistemas de gestão de frete permitem a criação de regras de frete personalizadas, que levam em consideração as especificidades do seu negócio.

Não deixe de acessar a nossa página de Cases para entender como a Intelipost pode ajudar a sua empresa a reduzir custos e ganhar eficiência nas operações logísticas do seu e-commerce.

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