O ano de 2020 será para sempre marcado como um ano catalisador para o desenvolvimento das entregas. Com o grande aumento no volume de pedidos no e-commerce e a otimização das boas práticas de entregas ao longo desse ano, não à toa, a Black Friday 2020 está gerando muita expectativa, e espera-se que seja batido o recorde de R$ 32 bilhões do ano passado.
Pensando nisso, elencamos a seguir os pontos mais relevantes que devem ser levados em conta no momento do planejamento da sua estratégia para a Black Friday para ajudar você com dicas de boas práticas de entregas para que a logística da sua loja durante a Black Friday seja impecável!
As principais dicas de boas práticas de entregas para a Black Friday 2020
Já é sabido que com a pandemia, novos e-commerces surgiram, e muitos varejistas, antes exclusivamente no offline, tiveram que migrar suas operações para o digital. Agora, vemos que cada vez mais, para se destacar no mercado será fundamental investir em melhorias na experiência do consumidor. A logística, que sempre teve um papel importante, passou a ser um dos pontos fundamentais para o bom funcionamento das operações do seu negócio.
Veja as principais dicas que selecionamos para quem deseja obter um nível de excelência nas operações logísticas com as boas práticas de entregas durante a data mais importante do e-commerce!
Dica 1: oferta de frete
É um dos principais fatores para assegurar uma boa taxa de conversão de vendas, por isso, é importante avaliar o que o mercado está oferecendo para entender o que atende às demandas dos seus consumidores. Utilizar os preços e prazos de frete de maneira estratégica pode trazer bons resultados para o seu negócio, com redução de custos, e melhor custo-benefício para os consumidores.
Dica 2: estoque
Mantenha o estoque sempre atualizado. Para que você não tenha nenhuma má surpresa durante o período da Black Friday, é necessário contar com um estoque mínimo para cada produto, especialmente aqueles que são mais vendidos.
Outro ponto que não deve ser esquecido: é importante ter uma margem “extra” de produtos, pois nos casos de avarias ou extravios durante a entrega, o processo de solicitações de trocas/ reenvios da mercadoria para o consumidor final será mais ágil.
Dica 3: categorização de produtos
O momento de cadastrar os produtos exige um certo cuidado, pois essa classificação precisa estar de acordo com as necessidades do seu público-alvo e como ele realiza as buscas dentro da sua plataforma de e-commerce. Por exemplo, em uma loja virtual de departamento, faz sentido inserir categorias como “adulto” e “infantil”, e uma subcategoria com os tipos de vestimenta que podemos encontrar nessas categorias (“vestido”, “calça” etc.). Isso otimiza não apenas a navegação dentro da sua loja, mas também ajuda na organização interna durante a expedição, minimizando os erros de endereçamento de produto durante a coleta no armazém.
Vale ressaltar também que essa é uma excelente maneira para mapear o ciclo de vida dos produtos da sua loja, além de facilitar a criação de regras de frete melhor segmentadas (por exemplo uma oferta de frete grátis para determinado produto em determinada região).
Dica 4: embalagens
Uma boa embalagem deve proteger o produto de possíveis avarias durante o transporte, o que reduz solicitações de devoluções e evita insatisfações com a entrega. Deve-se levar em conta o fator de cubagem, para garantir que você está utilizando a embalagem ideal para o transporte do item adquirido. Uma embalagem que apresenta um bom design também agrega valor na experiência do consumidor, principalmente se ela for personalizada.
Dica 5: parcerias nas entregas
Ter uma rede de parceiros logísticos de confiança para realizar as entregas dentro dos prazos prometidos é essencial. Hoje, o transporte de mercadorias ainda é responsável por boa parte do não cumprimento dos prazos de entregas. Por isso, é recomendado trabalhar com um mix de transportadoras, bem como ter um plano de contingência para casos especiais e possíveis adversidades.
Outro ponto de atenção diz respeito aos valores cobrados pelas transportadoras (as taxas de generalidades), que são variáveis e impactam diretamente o custo do frete, assim como a abrangência da transportadora contratada e as restrições no serviço de cada uma.
Para ajudar você nesse comparativo, conheça o nosso Ranking das Transportadoras, que apresenta uma lista com as Top 50 transportadoras, baseando-se nas tecnologias utilizadas, integrações e comunicações com cada uma.
E a dica de ouro das boas práticas de entregas na Black Friday é…
…Entenda a logística como parte estratégica do seu negócio!
A partir do momento que você entende a logística como elemento central da estratégia da sua operação, fica evidente a necessidade de investir na otimização da jornada do cliente.
Algumas possibilidades de oferecer a melhor experiência aos consumidores com boas práticas de entregas:
Ter um checkout facilitado no site
É recomendado que esse processo ocorra em apenas uma página de navegação, preferencialmente, pois é um momento crítico, onde geralmente acontece abandonos de carrinho, quando o processo não se mostra simples para o consumidor.
Investir no mobile
Atualmente quase 50% das compras realizadas no e-commerce são realizadas em dispositivos mobile, e a tendência é que isso aumente.
Oferecer diversidade nas entregas
garantir conveniência e autonomia para os consumidores é o que fará você se destacar, por isso adotar novas modalidades de entregas, como o ship from store ou pontos de retirada, além de investir em tecnologias inteligentes para a gestão de fretes ajudam a promover o melhor custo-benefício aos seus consumidores, além de ajudar na fidelização de novos consumidores.
Não deixe de acompanhar nossos conteúdos exclusivos para a Black Friday que irão ajudar você a alcançar muitas vendas!