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Como contratar a transportadora certa para sua loja?

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Contratar a transportadora ideal para o seu negócio garante mais sustentabilidade para a sua operação no varejo, tanto no online como no offline. Isso pois, a experiência de entrega é um dos fatores mais relevantes na fidelização dos consumidores.

Soma-se a isso os gastos com frete, que representam uma parte relevante na receita das empresas varejistas, e o transporte que, quando negligenciado, gera perdas em vendas e em recorrência de compra, o que é bastante ruim, já que é muito mais barato garantir a recompra do que conquistar um novo consumidor.  

Dessa forma, escolher a transportadora parceira ideal para o seu negócio é mais que necessário para garantir a entrega perfeita aos consumidores da sua marca. E por isso, nós trazemos aqui o que você deve avaliar no momento de contratar transportadoras, e como deve ser o serviço ideal para garantir boas entregas e níveis de serviço. A seguir apresentamos o que deve ser levado em conta ao contratar uma transportadora. 

O que considerar ao contratar uma transportadora?

A logística é um setor pautado nos pilares de eficiência, gestão e visibilidade. Especialmente nos setores logístico e de e-commerce, melhores integrações e conectividade devem ser sempre incentivadas. 

Nesse sentido, as empresas mais inovadoras já contam com recursos e tecnologias para otimizações nas entregas, rotas, armazenagem e distribuição, por meio de empresas terceirizadas especializadas, o que contribui muito para a tomada de decisão das transportadoras ideais para a sua operação.

Assim, antes de contratar uma transportadora, existem alguns aspectos que precisam ser considerados, a partir de uma análise mais estratégica, tanto para identificar os potenciais fornecedores, quanto para otimizar o tempo, reduzir os custos e garantir a melhor entrega e satisfação dos seus consumidores. A seguir, apresentamos algumas sugestões que devem ser levadas em conta.

Cálculo do frete

O abandono de carrinho no e-commerce relacionado ao valor do frete, além de ser um fator sensível na experiência de compra,  pode ser um grande diferencial competitivo, já que os consumidores querem ter cada vez mais opções para receber ou retirar os seus produtos. 

Por isso, busque por transportadoras parceiras que ofereçam preços competitivos dentro do mercado em que atua. Estude quais as variáveis utilizadas no cálculo do frete de cada transportadora e entenda a tabela de frete utilizada.

Saiba como funcionam e como gerenciar as tabelas de frete lendo este post

Taxas e generalidades

As generalidades variam de acordo com a transportadora e são determinadas a partir de especificidades da carga. São cobranças realizadas após o cálculo do custo bruto de frete. A seguir listamos algumas que podem ser incluídas:

  • Ad Valorem
  • Frete mínimo
  • Taxa de carregamento 
  • Taxa de dificuldade na entrega (TDE) 
  • Taxa de restrição de trânsito (TRT) 
  • Taxa de reentrega 
  • Taxa de devolução
  •  

Veja as taxas incidentes mais comuns no transporte rodoviário de cargas neste post.

Abrangência

Esse ponto é bastante importante pois ajuda a determinar quantas transportadoras serão necessárias para a sua operação, já que nem todas as transportadoras atendem a todos os destinos. Inclusive, muitas vezes pode ser mais interessante economicamente trabalhar com transportadoras diferentes para regiões distintas. 

Outro ponto é entender onde a sua loja realiza mais vendas, ou seja, qual a região com mais destinos de entrega. Isso irá ajudar você a levantar quais as regiões que necessitam de mais atenção e a verificar quais transportadoras são mais atuantes e com o melhor nível de serviço nessas áreas.

Restrições de envio

As restrições de envio impactam as operações de transporte, carregamento e descarregamento de cargas. Por exemplo, nas legislações municipais são preestabelecidos locais e horários exatos para realizar a carga e descarga, o que pode gerar custos extras no envio.

Outro exemplo, mercadorias muito grandes, pesadas ou frágeis não são transportadas por todas as transportadoras e podem requerer algum provedor logístico diferenciado. Isso sem falar do volume mínimo mensal que algumas transportadoras exigem, o que acaba impedindo pequenos comerciantes a contratar novas transportadoras.

Para evitar problemas com as restrições, um bom planejamento de rotas pode ser realizado com o apoio de tecnologias de roteirização que criam parâmetros para determinar percursos mais inteligentes. Vale lembrar que este ainda é um dos principais desafios das transportadoras para realizar entregas mais rápidas e eficientes.

Algumas dicas para contratar a melhor transportadora

Contratar transportadoras garante melhor desempenho nas entregas. Porém, para que a parceria seja benéfica para todas as pessoas envolvidas é necessário que os níveis de serviços estejam alinhados. Aqui apresentamos algumas orientações para contratar a transportadora ideal para o seu negócio. 

1. Avalie os tipos de transporte de cargas existentes 

Existem diferentes tipos de transporte de carga, sendo alguns mais indicados para cada situação:

  • Transporte de carga geral – é o transporte convencional para cargas que não exijam especificações de distribuição, armazenamento e entrega.
  • Transporte de carga completa – é quando a empresa utiliza o espaço total do veículo para transportar as suas mercadorias, exclusivamente.
  • Transporte de cargas fracionadas – mais comumente utilizado no e-commerce, onde mais de uma empresa pode utilizar o mesmo veículo para realizar as entregas.

Outro ponto a se considerar, é que no caso do transporte de cargas fracionadas, é possível trabalhar com valores de frete menores e garantir mais flexibilidade nas entregas aos consumidores. Nesse sentido, o transporte de cargas fracionadas acaba sendo a opção mais interessante para o e-commerce.

2. Procure referências das empresas de transporte

Antes mesmo de iniciar as cotações, procure saber quais são as transportadoras mais utilizadas por outras empresas, de preferência do mesmo ramo de atuação. Isso ajuda a criar uma lista de fornecedores que conhecem as particularidades do seu nicho de mercado.

Se possível, entre em contato com as pessoas responsáveis pela gestão logística dessas empresas e solicite referências sobre o serviço prestado pelas transportadoras. Pesquise na internet e busque as opiniões que são publicadas – tanto de quem contrata, quanto dos clientes finais, para identificar qual a perspectiva deles em relação ao serviço prestado.

3. Observe como a transportadora se comunica

Durante a fase de contato e aproximação, perceba como é o atendimento e se ele está de acordo com o nível de serviço oferecido pelo seu negócio. 

Demora para responder e-mails, retornar telefonemas ou tirar dúvidas pode ser um grande sinal de problemas de qualidade no relacionamento com as transportadoras.

Se a empresa já apresentar problemas nesta etapa, em que deveria conquistar o seu negócio como cliente, pode ser que ela não seja a transportadora ideal para a sua necessidade.

4. Analise os preços

O fator “preço” é de alta relevância no momento das negociações. Entretanto, ele não deve ser considerado isoladamente, já que possui relação com a qualidade do serviço.

Nem sempre o maior preço é sinônimo de excelência nas operações, da mesma forma que valores inferiores não representam baixa qualidade. Entretanto, desconfie de fretes muito baratos e veja se a empresa consegue apresentar algum diferencial que justifique quando a cobrança for mais cara do que a dos concorrentes.

5. Verifique a composição da frota

Nem sempre esse aspecto entra na lista de fatores que precisam ser verificados durante a negociação. Contudo, ele é fundamental para avaliar o cuidado que a empresa possui com a frota, principalmente o objetivo de contar com veículos mais novos — que estão menos propensos a apresentar problemas mecânicos e prejudicar o envio dos pedidos.

Sendo assim, o ideal é verificar quantos veículos compõem a frota, qual é a marca e modelo, o ano de fabricação, estado de conservação e quais são as rotinas de manutenção adotadas pela empresa.

6. Confira as certificações da transportadora

A certificação é um processo pelo qual uma entidade verifica se a empresa em questão atende às normas técnicas estabelecidas. Assim, empresas certificadas dão mais segurança para a sua operação, pois confirmam a aptidão e empenho para aplicar melhorias nos processos e passar por auditorias, até que se ateste que os requisitos são cumpridos.

Um exemplo é a ISO 9001, que é um conjunto de regras que determinam parâmetros para garantir a qualidade de um produto ou serviço. No caso de transportadoras, também é recomendado verificar se a empresa tem registro na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). 

7. Veja se a transportadora investe em tecnologia

Esse é um ponto que requer atenção. Investir em tecnologia é um meio de modernizar as operações e fazer com que os processos sejam mais confiáveis, ágeis e produtivos.

A adoção de sistemas de gestão proporciona benefícios como redução de custos, melhora na qualidade e segurança dos dados, diminuição de erros e retrabalhos por meio da automatização dos processos, resultando em aumento da produtividade e agilidade na tomada de decisão.

É importante lembrar que ao contratar transportadoras que estejam engajadas em automatizar as tarefas mais operacionais obtém-se processos mais assertivos e dados mais confiáveis, o que pode ser benéfico para melhorar o relacionamento e monitoramento da performance das entregas.

Portanto, contratar transportadoras que possuem atividades automatizadas ajuda a garantir processos mais organizados por meio da troca de informações simplificada e rápida com acompanhamento em tempo real.

Por que o cuidado com as transportadoras é importante?

O transporte das mercadorias de uma loja deve ser acompanhado com atenção, seja ele terceirizado ou não. Isso é fundamental para oferecer o melhor atendimento.

A transportadora é o elo entre a empresa e o cliente final. Assim, mesmo que você tenha qualidade nos processos internos, se o transporte não for bem planejado, pode gerar insatisfação nos consumidores e criar uma imagem negativa do seu negócio no mercado.

É por esse motivo que o planejamento de contratações é fundamental e a elaboração de requisitos mínimos ajuda a garantir que os melhores fornecedores serão contratados para atender o seu negócio.

A variedade de fornecedores é essencial para uma gestão eficaz

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para isso, nem um número exato para seguir. A ideia por trás de um mix de transportadoras eficiente é a otimização.

Isso varia muito de empresa para empresa, mas o ideal é sempre monitorar o desempenho de suas entregas, medindo o nível de qualidade do serviço, atentando-se aos valores cobrados e sempre de olho no mercado em busca de novas e melhores opções para o negócio, assim como as principais tecnologias disponíveis.

Como a tecnologia pode se tornar uma aliada

No universo B2B já existem disponíveis no mercado soluções escaláveis para os pequenos e grandes e-commerces que desejam melhores resultados em vendas e reduções nos custos logísticos. Em mercados cada vez mais competitivos, planejar e estruturar o processo de seleção é fundamental para garantir boas parcerias de negócio. 

Desde a otimização do custo de frete por meio da cotação de frete automatizada para cada entrega realizada, gestão dos envios e torre de controle para o acompanhamento do desempenho e nível de qualidade das transportadoras,  a Intelipost oferece soluções que simplificam a gestão de todas as informações logísticas por meio de tecnologia em nuvem de alta confiabilidade, garantindo total visibilidade do processo de entrega.

Com soluções de cotação de frete, operações, gerenciamento de entregas, reversa, auditoria de faturas e torre de controle, oferecemos redução dos custos logísticos, visibilidade em tempo real de todas as entregas e as melhores opções de integrações personalizadas para gerar escalabilidade e sustentabilidade para o seu negócio.

Atualmente nós estamos integrados a mais de 1.000 transportadoras. Quer saber como nós podemos ajudar você a encontrar os melhores parceiros logísticos? Conheça as nossas soluções para e-commerce e descubra novas possibilidades para o seu negócio!

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