O rastreamento para marketplace é um bom exemplo de ferramenta acessível que gera valor ao produto vendido e que faz muito sentido a sua utilização, principalmente em empresas que realizam vendas online. Isso porque aumenta a confiabilidade e oferece segurança ao cliente.
Com tantas empresas similares no mercado, agregar valor ao produto é fundamental para alcançar bons níveis de satisfação dos seus clientes. Buscar um diferencial é difícil nos dias de hoje, pois a tecnologia está mais acessível. Logo, o que não pode acontecer, é que o seu concorrente tenha algo a oferecer que sua empresa não proporciona.
O que é rastreamento de mercadorias?
O rastreamento de mercadorias tem como objetivo registrar o acompanhamento do status da carga enviada, pontuando cada etapa da entrega ao longo do percurso. Logo que a carga seja coletada, ela apresentará o status de pedido postado. A cada nova etapa em que o produto se encontre, o status será atualizado, até que seja entregue ao cliente final.
Qual a importância do rastreamento em tempo real?
Um dos pontos mais importantes de realizar entregas rastreadas é melhorar o gerenciamento de riscos. Qualquer problema que ocorra com a mercadoria ao longo do processo de uma entrega possibilita que as ações possam ser tomadas de forma mais rápida e com maior eficiência, pois será possível verificar em qual etapa da entrega ocorreu o problema, sem a necessidade de longas avaliações.
Melhora na relação com o cliente
Este é o ponto principal para adotar o rastreamento: proporcionar uma experiência de excelência ao cliente, que vai além do produto. É oferecer um serviço de transporte rápido, seguro e de qualidade, em que ele possa confiar cem por cento, podendo acompanhar o status de entrega em qualquer lugar, sem a necessidade de entrar em contato com o vendedor para saber onde encontra-se o seu pedido.
Visualização completa dos status dos pedidos
Com o rastreamento, o cliente terá a visualização completa do status do pedido. Assim, saberá a data exata de entrega, tendo a possibilidade de se preparar, a fim de evitar que o produto seja entregue em um momento que ele não esteja em casa. O vendedor saberá que seu produto chegou conforme o prazo esperado e poderá solicitar o feedback do cliente, de modo a verificar os níveis de satisfação pela experiência proporcionada.
Gerenciamento de performance das transportadoras
Além disso, é possível fazer um levantamento de dados sobre a performance das transportadoras, avaliando o tempo para cada entrega, o número de avarias que aconteceram com as mercadorias, quais problemas foram levantados, número de produtos extraviados, entre outros fatores. Com isso, a escolha da transportadora poderá ser feita de forma mais segura e eficiente, aumentando o nível de confiabilidade dos clientes.
Como funciona o rastreamento para marketplace?
A grande diferença no rastreamento específico para marketplace é que o próprio vendedor será o responsável pela geração da etiqueta de rastreio. Então, ao contratar o serviço de transporte, o vendedor deve gerar a etiqueta (nesse momento o código de rastreio é criado), fixá-la na embalagem da mercadoria a ser entregue e, ao despachar o produto, deve atualizar o status da entrega como pedido postado. Assim, quando o cliente receber o código, poderá também acompanhar a mercadoria que comprou.
Embora tenha se tornado algo completamente comum, algumas pessoas ainda são resistentes e inseguras no ato de adquirir algum produto pela internet. O rastreamento para marketplace aumenta os níveis de segurança, fazendo com que aqueles que têm esse medo possam realizar suas compras com mais tranquilidade e aqueles que já compram pela internet possam escolher a sua loja. Assim, você oferecerá um diferencial que aumentará sua vantagem competitiva perante os concorrentes.
Adotar boas tecnologias é vital para manter um negócio na situação atual do mercado, portanto, o quanto mais puder ser investido para se destacar, melhor para sua empresa.
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