O planejamento estratégico é de fundamental importância para um negócio que almeja crescer no mercado. Para garantir que o planejado seja realmente alcançado como se espera, é preciso que os gestores façam um acompanhamento das ações.
Os indicadores de desempenho têm função de termômetro da operação e precisam ser definidos de forma equilibrada aos objetivos da empresa. Neste artigo falamos de um indicador específico, o Drop Size, e como ele pode ser aplicado para mensurar os resultados de uma empresa.
O que é Drop Size?
O Drop Size é também chamado de indicador de tamanho do pedido. É basicamente o coeficiente entre o volume total do pedido do cliente e as entregas realizadas. Esse fator ajuda a definir os lotes ou valores mínimos por entrega, frequência de transporte, roteirização, veículos ideais para cada entrega, tamanho da frota, entre outros.
O grande ponto do Drop Size é que se o indicador apresentar um valor alto, significa que a otimização do veículo de entrega é positiva, assim como traz maior eficiência às atividades operacionais de movimentações internas e separação de materiais, por exemplo.
Porém, quanto maior for o valor desse indicador, maior será a quantidade de peças entregues, o que representará um aumento no nível de estoque no cliente, o que nem sempre o agrada, mesmo que os custos sejam melhores.
Esse indicador ajuda a equipe a encontrar os parâmetros ideais entre os custos de frete e os custos de estoque que o cliente precisará pagar, para que a venda seja benéfica para ambos os lados.
Como o Drop Size é mensurado?
Para calcular o Drop Size basta levantar os dados da média do volume de entrega feita para cada cliente a cada entrega. Esse valor pode ser calculado em volume ou em número de caixas, pallets — seja qual for a unidade de embarque a empresa deseje escolher para o indicador.
Por exemplo: se a empresa atende 10 clientes e a cada entrega o veículo é despachado com 100 caixas, o Drop Size representa uma média de 10 caixas por entrega.
Porém, é muito importante que esse indicador seja analisado em conjunto com os indicadores de taxa de ocupação do caminhão e frequência de entregas, relacionada com o volume da demanda do cliente.
Drop Size e roteirização inteligente
A roteirização é uma das principais atividades a serem desempenhadas para que a empresa consiga trazer reduções de custo e máxima otimização para os custos de frete das entregas.
A definição do tamanho da entrega influencia diretamente a frequência de entrega para cada cliente, assim como na taxa de ocupação do caminhão. Uma roteirização inteligente auxilia na adequação das rotas para que o veículo esteja sempre na sua forma mais otimizada.
Por exemplo, se dois clientes têm destinos próximos, mas se encontram longe da base geral de entregas, o ideal é que seja criada uma rota específica para esse destino, com um maior tamanho de entrega para ambos, para que os custos de frete sejam reduzidos, a partir da redução da frequência de entrega.
O Drop Size tem como objetivo auxiliar a equipe responsável a definir os melhores parâmetros de entrega, que atendam à demanda do cliente, mas, ao mesmo tempo, proporcione um bom resultado à empresa fornecedora, evitando prejuízos a competitividade.
Embora seja um indicador importante, o Drop Size deve ser analisado em conjunto com os demais KPIs de frete, para que a visão do setor seja ampla e as decisões possam ser tomadas de forma coerente com a realidade.
Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o assunto.