O conceito de dark store impactou a experiência do consumidor, sendo uma das transformações impulsionadas pela expansão e desenvolvimento do varejo online. A estratégia é um fenômeno global, e para alguns segmentos, como o de Alimentos e Supermercados, é uma das apostas para a otimização das operações de entregas.
A seguir explicamos como o conceito de dark store está ajudando a logística do e-commerce.
O modelo ganhou relevância na pandemia, em um contexto em que varejistas se viram forçados a transformar as suas lojas físicas em pequenos estoques, já que mesmo com o confinamento, os consumidores continuaram a realizar compras, e muitas pessoas acabaram aderindo às compras online.
Somente o e-commerce brasileiro obteve crescimento de 26,9% em comparação ao ano anterior, atingindo recordes em vendas, conforme apontou o estudo da Neotrust.
Uma outra pesquisa, o The Global Payments Report 2022, indicou que até 2025 o comércio eletrônico global deve alcançar um crescimento acima de 55% até 2025, o que resultará em mais de US$ 8 trilhões em transações. Para o Brasil, o relatório aponta uma estimativa de crescimento deslumbrante de 95%, podendo atingir a marca dos US$ 79 bilhões.
O conceito de dark store
Em resumo, uma dark store funciona como um pequeno centro de distribuição, operando como pequenos armazéns onde ocorre o armazenamento, a gestão de despacho e a separação dos pedidos comercializados no e-commerce.
Em contraste com os grandes centros de distribuição, que geralmente estão localizados em regiões mais afastadas, as dark stores operam em regiões estratégicas e de grande circulação, pois o foco da estratégia é o de fortalecer as redes locais, gerando agilidade no escoamento das operações logísticas dos e-commerces e marketplaces.
Dessa forma, é de responsabilidade de uma dark store realizar o recebimento dos pedidos, a gestão do estoque, como também a separação dos itens que serão enviados para o cliente.
Como o modelo dark store impacta as entregas?
As dark stores têm um grande potencial para gerar proximidade com os consumidores, principalmente pelo foco no rápido atendimento dos pedidos online, como um micro-fulfillment. Países como Estados Unidos, Reino Unido e alguns países asiáticos já apresentam modelos mais consolidados.
Nesse sentido, as dark stores podem ser uma ótima estratégia para encarar o desafio da gestão de entregas, gerando economia nos altos custos de distribuição, aumentando as margens de lucro e mantendo a competitividade no mercado. Atualmente, não somente as grandes empresas, mas pequenos e médios varejistas também já estão investindo nesse modelo. A seguir elencamos como esse modelo está impactando a logística no e-commerce.
Armazenamento otimizado
Para os consumidores, o prazo de uma entrega é um ponto sensível na jornada de compra. Por isso, o modelo é uma excelente oportunidade para oferecer uma logística mais ágil e com custo reduzido, já que a quilometragem percorrida é menor, devido à localização estratégica e de fácil escoamento, mais próxima dos consumidores finais.
Melhor performance de entregas
Realizar entregas perfeitas é talvez a maior dor dos gestores de e-commerce. Nesse sentido, a dark store garante vantagens aos consumidores no que diz respeito a valor de frete – em alguns casos é possível oferecer também a possibilidade de retirada do produto no local, modelo omnichannel que integra a experiência online com a física e pode garantir valores mais econômicos para os consumidores finais. Lembre-se: quanto mais opções de entregas você oferecer aos seus clientes, maiores as chances dele realizar uma nova compra na sua loja e se encantar com a experiência oferecida.
Experiência mais personalizada para os consumidores
Cada vez mais os consumidores querem ter mais flexibilidade e autonomia no momento em que realizam uma compra online. Nesse sentido, a dark store acaba sendo um grande diferencial competitivo, já que uma entrega rápida é um fator crucial no processo de fidelização do consumidor.
Quais as vantagens do dark store para as empresas do varejo online
Em resumo, ao aderir ao modelo de dark store, varejistas podem perceber ganhos expressivos em:
- prazos de entrega mais curtos
- economia em quilometragem, gerando entregas mais sustentáveis
- menores custos globais de frete, tanto para varejistas como para consumidores
- melhor escoamento das entregas e melhor performance em regiões com alto volume de pedidos
- redução de custos nas operações e de implantação
Além de todos esses benefícios listados, é interessante notar que parte desse potencial de crescimento está relacionado à utilização de tecnologias inteligentes que geram economia e maior eficiência para as operações.
Por exemplo, soluções que promovem visibilidade em tempo real, otimização de rotas e melhor gestão do tempo – como também melhor aproveitamento do espaço utilizado podem trazer resultados positivos para a receita das empresas, já que a operação pode realizar o processamento de um grande número de pedidos, em alta velocidade.
E para finalizar, agora que você pôde entender melhor as oportunidades de geração de valor que o modelo de dark store pode agregar, que tal ler este outro post em que separamos os principais desafios da logística que afetam suas vendas no e-commerce.
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