As empresas têm buscado cada vez mais encontrar alternativas que ajudem a conquistar, fidelizar e atrair mais clientes. Nesse sentido, surge a entrega no mesmo dia — modalidade ainda pouco praticada, mas que pode ser um grande diferencial na decisão de compras.
A seguir, falaremos mais sobre essa solução, como ela pode ser implementada e quais vantagens ela proporciona. Quer saber mais? Então continue acompanhando conosco!
Do que se trata a entrega no mesmo dia, afinal?
Como o próprio nome sugere, a entrega no mesmo dia é a prática de entregar os produtos para os clientes no mesmo dia em que a compra é realizada e o pedido confirmado. No Brasil, os grandes e-commerces já começaram a adotar essa prática, porém, ela normalmente só está disponível para as grande capitais e regiões metropolitanas.
Além disso, farmácias e supermercados também utilizam muito desse serviço, tendo em vista a urgência da compra — o que também inclui itens perecíveis e de alto valor agregado. Normalmente, o tipo de público direcionado para esse serviço é o de “classe A”, contudo, ultimamente as empresas enxergaram uma oportunidade de criar uma vantagem competitiva oferecendo essa opção de entrega a todos os públicos.
Como ela pode ser implementada nas empresas?
Para que a prática da entrega no mesmo dia tenha sucesso e consiga aumentar a satisfação dos clientes e a credibilidade da empresa no mercado, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, que veremos a seguir.
Mapeamento e formalização dos processos
O primeiro passo para conseguir implementar um eficiente serviço de entrega no mesmo dia é estudar os processos em busca de falhas que podem comprometer os resultados esperados. Ao identificar os problemas e os principais gargalos, é preciso encontrar soluções para eliminá-los e garantir que a nova rotina seja adotada pelos colaboradores.
Gestão de estoques eficiente
É preciso controlar os níveis de estoques e conferir qual é o ponto que precisa ser abastecido — não adianta nada oferecer o serviço de entrega no mesmo dia se os itens estão zerados no estoque. Além de perder a venda, corre-se o risco de criar uma imagem desagradável para o cliente.
Transportadoras de confiança
O transporte dos pedidos é a etapa final do processo de venda, mas também é uma das mais importantes, visto que, mesmo que os processos internos estejam alinhados, um transporte ineficiente — que comete muitos atrasos, extravios, ou entrega o produto com avarias — afeta diretamente na satisfação dos clientes.
Monitoramento dos prazos
Para saber se as transportadoras estão garantindo o nível de serviço de entregas estipulado, é fundamental acompanhar o processo de distribuição. Dessa forma é possível identificar os focos de problemas e como eles surgem, facilitando o processo de tomada de decisão e um novo planejamento, se for o caso.
Acompanhamento de indicadores de desempenho
Analisar os resultados através de indicadores de desempenho permite avaliar os processos, de uma ponta a outra, e identificar o que ainda precisa ser feito em termos de ajustes e melhorias.
Quais vantagens ela proporciona?
Como já dissemos, o benefício principal é a garantia de vantagem competitiva, que atrai clientes e pode ser o diferencial na hora de decidirem entre o seu negócio ou o do concorrente. Porém, mais uma vez, vale ressaltar que é importantíssimo manter a eficiência do processo, para garantir que o que foi prometido será entregue.
Outro benefício é o fortalecimento das relações com os parceiros de negócio. Como existe a necessidade do cumprimento do prazo por parte tanto dos fornecedores quanto das transportadoras, as empresas acabam se unindo por objetivos em comum, alinhando e sequenciando melhor seus processos.
Como vimos, a prática da entrega no mesmo dia é muito benéfica e pode ajudar a alavancar os resultados do negócio. Porém, ela precisa ser planejada cuidadosamente, evitando correr o risco de criar resultados contrários — causando insatisfação.
E então, gostou do post de hoje? Aproveite também para saber como contratar a transportadora certa para a sua loja!