O Fórum do E-commerce Brasil é um evento anual e traz uma programação inédita, além de reunir grandes nomes e empresas do e-commerce, varejo e tecnologia em uma experiência única. Após dois anos de hiato presencial, o evento teve um retorno marcado por uma ótima programação, e neste post você confere alguns dos destaques que a Intelipost acompanhou no evento.
Cases de destaque
Destaque do primeiro dia da programação, Marcelo Zimet, CEO da L’Óreal apresentou um case sobre como a empresa está reinventando a experiência de compra e a jornada do consumidor e como isso está impactando as vendas do Grupo, que atualmente é composto por 35 marcas e é o quarto maior anunciante no mundo. Outro dado interessante, 29% das vendas são realizadas no e-commerce, e a meta é atingir a marca de 50% até 2030. Para o CEO, “é preciso levar a conexão e a emoção para as plataformas de e-commerce”.Desde 2009 a empresa tem focado no desenvolvimento de tecnologias para ser uma empresa de Beauty Tech, tendo o digital como futuro da companhia, entre elas uma ferramenta que rastreia movimentos e expressões por meio de 68 parâmetros não identificáveis, diagnósticos de pele com recomendações de produtos e tele-consultas, tecnologia “try on” com tecnologia para shades diversos de pele.
A empresa também criou um metaverso com foco em diversidade para a marca NYX, com o slogan “Make up has no gender” (maquiagem não tem gênero), o metaverso promove uma imersão dos consumidores e a possibilidade de vendas de produtos.
O mercado de beleza no Brasil
O ecommerce de beleza no Brasil cresce 2,5 vezes mais rápido do que o e-commerce global, mesmo assim, ainda ocupa a vigésima posição quando falamos do mercado online de beleza. Outro dado interessante, o Brasil é considerado o quarto maior mercado de beleza do mundo e já bateu a marca como o quarto país em social commerce.
Sobre a jornada do consumidor brasileiro
Trazendo uma visão sobre a cultura do cliente do Grupo Panvel, Manuela Cardona, Diretora de Desenvolvimento de Mercado do Grupo, apresentou a importância de uma construção com os clientes por meio de relacionamento através de dados, e como a empresa atingiu um aumento de 80% das conversões no e-commerce em apenas 3 meses graças a criação de um programa de relacionamento focado no “cliente crônico” e estratégias de relacionamento por meio de notificações recorrentes com avisos de “medicação acabando” geraram maior recorrência. Segundo Manuela, o Grupo já apresenta entre 7% e 12% das vendas realizadas no modelo omni.
Vale ressaltar que, diferente do que víamos em edições anteriores, o conceito omnichannel já está sendo visto não mais como algo distante, ou extraordinário, mas sim o resultado de um deslocamento das operações com um foco mais voltado para os consumidores, reforçando a importância de boas integrações entre os canais. Cada vez mais, a percepção dos hábitos dos consumidores, especialmente no setor de saúde deverá se fazer presente na estratégia de relacionamento. Para a Diretora, uma comunicação transacional e que faça o cliente se sentir único, porém valorizando o tempo, é a chave para uma jornada de alto impacto para os clientes.
O perfil de compra do E-commerce Brasileiro
Sobre o comportamento do consumidor, o brasileiro tem uma necessidade forte de criar uma conexão emocional, e não à toa, é o país da América Latina com o maior índice de engajamento digital.
Marketplaces roubam a cena no evento
Se em outras edições o tópico omnichannel foi o destaque, este ano esse papel ficou com os marketplaces. O evento também contou com a participação de Marta Dalton, Diretora Global de ecommerce da Unilever falando sobre a mudança de um marketplace focado na Unilever no Brasil, LATAM e APAC para um marketplace multi-CPG.Reforçando a ideia de que os marketplaces devem ser uma das maiores apostas para realizar negócios por suas múltiplas oportunidades, Marta apresentou a governança digital e as políticas econômicas como os principais desafios nesse cenário. Segundo ela, já não são mais as marcas grandes a ditarem as tendências de crescimento, mas sim, os pequenos varejistas que estão engajando esse potencial.
A diretora também trouxe a importância de entender como o cliente quer receber a sua entrega, já que isso muda significativamente entre países e culturas. Para ela, o ideal é construir “pontos de lealdade” que podem ser criados com programas de fidelidade e outras estratégias.
Mais controle para melhor gestão de anúncios nos marketplaces
Ainda sobre estratégias nas operações de um marketplace, falando mais especificamente sobre anúncios, ressaltou a importância de direcionar e controlar os layouts do que você deseja oferecer no marketplace. Nesse aspecto, a criação de seller centers é uma opção para incentivar essa adesão, e também para otimizar o controle de promoções e precificação.
Para a Diretora, anúncios devem ser vistos como uma estratégia para margem de lucro adicional. O ideal é oferecer um pacote básico gratuito e outros tipos de pacotes pagos, com mais visibilidade.
A Intelipost no Fórum do E-commerce Brasil
O estande da Intelipost recebeu muitas pessoas durante todo o evento. Momento ideal para levarmos a mercado o novo módulo de Reversa, desenvolvido especialmente para que lojistas possam gerenciar todo o processo de coletas e devoluções de encomendas no e-commerce, utilizando diversas transportadoras de mercado além dos Correios.
Além disso, quem pôde nos encontrar no estande também participou de uma pesquisa direta sobre qual será a principal aposta para as entregas no e-commerce. Entre as opções, o uso de pontos de coleta e retirada foi em disparada a principal tendência para as entregas no e-commerce, seguido de logística sustentável, entregas por drone e a compra por voz.
Após dois anos distante, foi muito gratificante poder receber os nossos clientes, parceiros e potenciais clientes e compartilhar um momento bastante importante para o mercado. Para quem não teve a oportunidade de nos encontrar no fórum, consulte o nosso site e conheça todas as soluções que oferecemos para as empresas.