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Entrega sem contato é mais segurança para os consumidores

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A pandemia da Covid-19, que teve início em 2020, forçou os varejistas a adotarem novas medidas de segurança. Durante um tempo, foi proibido o atendimento presencial no comércio por causa do vírus. Assim, o comércio online e as entregas em domicílio tornam-se ainda mais essenciais para conseguir cumprir com os anseios dos clientes.

Nesse sentido, é importante destacar que foi necessário elaborar estratégias para preservar a vida das pessoas. As entregas começaram a ser feitas sem contato, para evitar a transmissão do vírus, tanto para o cliente quanto para o entregador. Para que tudo ocorra da melhor forma, é necessário seguir as recomendações das autoridades no assunto, como a OMS.

Continue a leitura e saiba como realizar uma entrega sem contato para garantir a segurança dos consumidores!

O que a Covid-19 mudou na logística?

Um dos setores que mais movimenta a economia do país é a logística, e também um dos mais afetados com a pandemia. Porém, ela não pode parar, e, assim, foi necessário reinventar-se. Em várias empresas, o estoque de itens essenciais acabou rapidamente, sendo preciso uma força-tarefa para conseguir os produtos que já estavam em falta.

Os entregadores precisaram tomar medidas de prevenção durante o processo de entrega, nos centros de distribuição e nas indústrias, a temperatura dos funcionários passou a ser medida com frequência, e muitos precisaram fazer o teste. A finalidade de tudo isso foi manter a qualidade das entregas e evitar a disseminação do vírus.

Atualmente, o álcool em gel é indispensável. É essencial que os colaboradores higienizem as suas mãos, os veículos e os celulares com frequência. Além do mais, as entregas passaram a ser realizadas sem contato, para evitar qualquer tipo de contaminação.

Como funciona a entrega sem contato?

A entrega sem contato consiste em uma importante estratégia nesse novo contexto. Para que ela aconteça, a compra do cliente é feita por meio de alguma rede social ou um aplicativo, o pagamento pode ser feito pelo cartão de crédito ou boleto, sem que exista contato com os colaboradores, e, após a confirmação do pagamento, a mercadoria é enviada até a casa do consumidor.

O funcionário deve avisar que está chegando e deixar a mercadoria na porta da casa. Por causa da pandemia, as empresas precisaram adaptar-se às novas exigências do mercado, proporcionando uma entrega rápida, segura e de acordo com os padrões de qualidade dentro da organização.

Após enviar a mercadoria, é essencial que a empresa receba a confirmação de entrega do pedido. Para que se tenha certeza de que tudo está ocorrendo bem, é preciso, também, receber feedback dos clientes a respeito da entrega sem contato, para certificar o seu real cumprimento, pois eles podem ser afetados se tudo não estiver acontecendo da melhor forma.

Quais são as recomendações para fazer uma entrega sem contato e segura?

O bem-estar dos clientes, dos entregadores e dos funcionários deve ser a prioridade de qualquer empresa. Por esse motivo, é preciso que se cumpram as recomendações das autoridades sanitárias, assim como as normas de segurança para o transporte de alimentos, por exemplo, precisam ser devidamente seguidas. Para isso, é obrigatório que os empreendedores acompanhem as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.

É fundamental que todos os colaboradores trabalhem sem apresentar qualquer sintoma de Covid-19. Os primeiros sintomas são tosse seca, febre, dificuldade para respirar e cansaço. As recomendações do governo a respeito do isolamento social precisam ser respeitadas corretamente, evitando, principalmente, contato físico e aglomerações.

Sendo assim, ao realizar a entrega, é preciso cumprir com as indicações mencionadas, mesmo que não exista contato físico. O entregador deve estar usando máscara, ter álcool em gel e respeitar o distanciamento. Essa prática contribui no bem-estar de todos os envolvidos e faz com que sua empresa consiga trabalhar de forma eficiente durante a pandemia.

Caso um cliente contraia o vírus por causa de algum funcionário seu, sua empresa pode ser drasticamente prejudicada, e ele poderá até parar de consumir a sua marca ou produto. Logo, para evitar qualquer situação desse tipo, é necessário ficar atento ao processo de entrega e treinar os entregadores para que não cometam erros que sejam capazes de interferir na sua saúde e do cliente.

Muitas empresas estão buscando orientar seus funcionários a respeito dos cuidados para evitar o contágio, seja por meio do envio de mensagens informativas, seja em páginas nas redes sociais. Além disso, algumas distribuem materiais de higiene para os profissionais como, álcool em gel, máscaras e desinfetantes, para usarem durante o processo de entrega.

Como adotar meios alternativos de entrega?

Muitas empresas não tinham o costume de  fazer entregas antes da Covid-19; já outras estavam acostumadas a usar os meios mais tradicionais para enviar os produtos. Contudo, é necessário reinventar-se para garantir a satisfação de todos os clientes. Nessa situação, por exemplo, você pode terceirizar o processo de entrega logística.

É comum que estratégias sejam adotadas em negócios de distribuição, pois o processo é mais complexo, e é fundamental que ele seja bem executado. Desse modo, é imperativo contar com ajuda de bons parceiros logísticos, que apresentam bons valores e, além do mais, cumpram os objetivos estabelecidos pela sua empresa. É uma sociedade que vai muito além de um serviço: a saúde de todos precisa ser preservada.

Portanto, é perceptível que não é um momento fácil e a colaboração de todos se faz necessária. As empresas precisam conscientizar-se para realizar entregas eficientes. A mais indicada é aquela feita sem contato, pois não existe o risco de transmissão. O mercado oferece diversas oportunidades para que tudo aconteça da melhor forma possível.

Desse modo, é importante destacar que a terceirização logística é uma contratação de uma ou mais organizações parceiras, que serão responsáveis pela entrega das mercadorias de sua empresa. Assim, você não precisará preocupar-se com exigências estabelecidas pelos órgãos de saúde, pois a empresa contratante ficará responsável por tudo. Ela que deverá assegurar que a entrega está sendo realizada sem contato físico e que todas as medidas de prevenção estão sendo aplicadas.

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