Os comprovantes de entrega digitais se tornaram um forte aliado do e-commerce para evitar fraudes. Como eles contém informações importantes da entrega e de quem recebeu, eles auxiliam o transportador ao confirmar que a entrega foi realizada, ou podem ser eficientes para o e-commerce cobrar explicações caso algo de errado aconteça.
De qualquer maneira, é esperado que o e-commerce, ou até o marketplace, tenha uma preocupação com a experiência do consumidor. Além do site intuitivo, das possibilidades de frete e das formas de pagamento, o pós-venda deve ser acompanhado de perto para não gerar nenhum tipo de desconforto.
Mas como evitar que fraudes aconteçam com os comprovantes de entrega digitais?
Imagine esta situação
O entregador vai até o endereço para realizar a entrega, mas não encontra ninguém. Para não precisar ir até o local novamente, ele realiza a entrega para um vizinho, mas não coleta a assinatura ou o nome da pessoa, apenas o parentesco (vizinho), e o número de um documento.
Tendo o comprovante de entrega, o evento é finalizado e o e-commerce recebe a informação que a entrega foi realizada. Mas no mesmo dia o consumidor entra em contato com o SAC buscando explicações sobre a sua encomenda.
Se a entrega foi realizada e tem um comprovante para provar, qual é o papel do e-commerce?
Neste caso em específico, o e-commerce deve buscar a explicação no transportador. Ele deve mostrar para quem foi entregue o produto e dar as devidas informações sobre a encomenda do consumidor. A partir de então, caso não conseguir recuperar a mercadoria, o e-commerce pode iniciar o processo de reembolso ou outras ações, conforme a política da empresa.
Além desse exemplo, outras ações podem acontecer no dia a dia da operação, gerando reclamações por parte do consumidor e até trazendo prejuízos para o e-commerce. Mas no final, o que é preciso fazer para evitar fraudes nos comprovantes de entrega?
Como evitar fraudes com comprovantes de entrega digitais
Muitos e-commerces se preocupam com a possibilidade de fraudarem os comprovantes de entrega, pois como falamos, isso pode trazer prejuízos financeiros para a empresa. Os comprovantes digitais já possuem algumas vantagens em relação ao famoso canhoto de entrega, que por ser de papel, é facilmente rasurado, alterado e extraviado.
Para ter mais segurança, tomar algumas precauções e evitar problemas é uma ótima alternativa para ter comprovantes de entrega digitais legítimos em todos os eventos. Confira algumas ideias:
- Verificar todas as informações: o comprovante de entrega possui alguns itens essenciais para a comprovação, os principais são nome de quem recebeu, endereço e data de entrega. É importante validar se todas essas informações foram preenchidas corretamente.
- Ter uma ferramenta para comprovação: com o dia a dia corrido de muitas operações, que realizam centenas de entregas por dia, fica inviável conferir as informações de cada comprovante. Felizmente, existem várias ferramentas de validação de comprovante digital, que verificam a autenticidade do documento através de códigos de rastreamento, carimbos de tempo e hora, entre outros.
- Instrua os colaboradores: garanta que os entregadores, motoristas ou outros envolvidos com as entregas estejam cientes das práticas recomendadas para evitar fraudes nos comprovantes de entrega e saibam como agir frente a qualquer atividade suspeita.
O que fazer quando isso acontecer?
Lembra do exemplo no início deste artigo? Nesse caso, o e-commerce reembolsou o consumidor pelo ocorrido. Mas outras ações também podem ser tomadas, como:
- Contatar o cliente imediatamente: se você notou um problema em algum comprovante de entrega, contate o cliente para verificar se a entrega foi realmente realizada ou se houve algum problema. Deixe ele ciente de que você está trabalhando para resolver a situação.
- Busque evidências: todas as informações sobre a entrega são evidências importantes e podem ajudar o e-commerce. Registros de transações, de rastreamento ou até o próprio comprovante de entrega são úteis para identificar a causa da fraude.
- Revise os processos e os fornecedores: após identificar o que aconteceu e solucionar o problema, é importante revisar o processo de entrega e de segurança, para identificar possíveis gargalos e tomar medidas preventivas. Além disso, pode ser um bom momento para revisar os fornecedores, tanto de transporte quanto de outros setores, para evitar que problemas assim aconteçam novamente.
- Notifique as autoridades: em alguns casos, em que a fraude envolve alguma atividade criminosa, é importante notificar as autoridades para tomar as medidas necessárias para investigar e punir os responsáveis.
Utilize a inteligência artificial a seu favor
A inteligência artificial tornou-se uma ferramenta poderosa para ajudar o e-commerce a evitar fraudes nos comprovantes de entrega digital. Além de identificar padrões suspeitos, com ela é possível verificar a autenticidade dos comprovantes, detectar anomalias e ainda aprender com os dados coletados para detectar fraudes em tempo real.
Agora que você sabe o quanto os comprovantes de entrega digitais podem auxiliar a evitar problemas com o consumidor e tornar a experiência do cliente no e-commerce ainda melhor, conheça mais sobre a conciliação de frete, uma ferramenta que auxilia o embarcador a reduzir custos, mais assertividade na contestação das faturas e agilidade nos processos.
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