O cliente deseja uma compra que mostre agilidade e rapidez desde o primeiro momento. Processos que apresentam atrasos, muitos passos até chegar ao pedido final ou qualquer ponto que interrompa a jornada de compra tendem a desmotivar o consumidor, influenciando na lucratividade do negócio.
O fluxo de pedido de venda de um e-commerce precisa ser ágil, e isso afeta diretamente a qualidade de atendimento. Por isso, o desenvolvimento desse processo deve ser planejado com atenção e baseado em decisões estratégicas para que agregue valor à jornada de compra do cliente.
O fluxo de pedido de venda no e-commerce
Todo o controle do fluxo de pedido de venda é feito com a utilização de um sistema ERP que contém um OMS – Order Management System. Assim, quando um cliente efetua uma compra no e-commerce, os passos são os seguintes:
- o cliente finaliza a compra;
- o sistema ERP, utilizando o conceito de logística integrada, traduz a necessidade da compra, realiza a reserva no estoque, faz a atualização do estoque na plataforma e valida o pedido de venda;
- o cliente escolhe o tipo de frete e a forma de pagamento do pedido;
- o ERP integra o status do pagamento;
- o plano de separação do material é feito, ainda com o auxílio do ERP, e ele é separado, embalado e conferido;
- a nota fiscal é gerada;
- o material é etiquetado e despachado de acordo com o frete contratado;
- um tracking para rastreio da encomenda é enviado pelo sistema;
- no momento do recebimento do pedido, há a confirmação da entrega.
Como a logística influencia o fluxo de pedido de venda no e-commerce
A logística é a área integradora de todas as informações, desde a disponibilidade de estoque até o momento de despacho do material. Sendo assim, por meio do sistema ERP, ela permite que todos os dados sejam atualizados automaticamente, sem causar problemas de divergência.
Um aspecto muito importante é o cálculo de frete, afinal, ele influencia tanto na competitividade do negócio quando na eficiência do processo. Ambos ainda são diretamente relacionados à satisfação do cliente.
O fluxo de pedido de venda e o transporte de mercadorias
O transporte pode ser um dos grandes gargalos enfrentados pelas empresa de e-commerce e, por esse motivo, é um dos principais causadores de atrasos no fluxo de pedido de venda, causando a insatisfação dos clientes.
A utilização de um TMS (Transport Management System) é essencial para que o negócio tenha um controle de entregas e possa oferecer ao cliente a possibilidade de rastreamento da carga.
Além disso, um TMS ajuda na escolha das melhores rotas, aumenta a acuracidade do cálculo de frete (que pode estabelecer diversos parâmetros, como critérios de produto, destino, prazo, entre outros), otimiza a gestão de despacho, entre muitos outros benefícios.
O papel da tecnologia na otimização logística
A tecnologia deve ser a maior aliada dos negócios, principalmente falando de um e-commerce. A maior função de sua aplicação na logística é tornar os processos mais otimizados e ágeis, trazendo com isso eficiência para a operação inteira.
Automatizar tarefas, agilizar demandas e trazer precisão às informações – algo essencial quando falamos de estoque, por exemplo – aumentam a vantagem competitiva do negócio para o mercado. Todos esses aspectos vão melhorar o fluxo de pedido de venda e, no final das contas, o cliente ficará satisfeito com o cumprimento dos prazos de entregas prometido pelas empresas.
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