O que é fulfillment e como o modelo está otimizando as entregas no comércio eletrônico? A terceirização do fulfillment tem se mostrado como uma forte tendência e um diferencial competitivo mais estratégico. Leia a seguir as possibilidades de otimização para as operações logísticas em todo o processo de fulfillment e por que as varejistas estão optando pela estratégia.
O que significa fulfillment?
O termo Fulfillment é uma palavra do inglês e diz respeito à realização e satisfação. Assim, em logística, significa o conjunto de ações e processos realizados ao longo de todo o ciclo de uma entrega, do momento da confirmação de pagamento e da emissão da ordem do pedido até a entrega na última milha. Assim, também faz parte do fulfillment a gestão de estoque, a separação dos pedidos (picking e packing), empacotamento, faturamento e expedição.
Como o objetivo principal das operações logísticas é gerar eficiência e redução de custos, o processo de fulfillment tem como prioridade gerar grande satisfação aos consumidores por meio de ações integradas entre os times de tecnologia, logística, comunicação, marketing e atendimento, sempre acompanhando as transformações do mercado.
Nesse sentido, o fulfillment exerce uma grande relação com a experiência de compra, já que torna o processo de aquisição e entrega de um produto mais cômodo e ágil, especialmente para quem compra online.
Mas afinal, o que é fulfillment e como funciona?
Basicamente, o fulfillment é o que permeia todos os elos da cadeia de suprimentos. Especialmente falando do comércio eletrônico, com o avanço da digitalização das operações e a possibilidade de atrair novos consumidores, um bom processo de order fulfillment – como também é chamado –, assegura que os níveis de serviços prestados sejam executados dentro do esperado, o que faz da estratégica um grande gerador de receita, e um diferencial competitivo bem relevante.
Como funciona o fulfillment no ecommerce?
O processo de fulfillment pode variar de empresa para empresa, porém é constituído de algumas fases substanciais. São elas:
- Gestão otimizada do estoque: seria o recebimento e armazenagem dos produtos, seja em armazém próprio ou terceirizado. Nesse contexto, é recomendado contar com o apoio de um sistema de controle de estoque e gerenciamento de reposição pós-venda.
- Separação do pedido (Picking): após aprovação do pagamento, é gerada a ordem de pedido para que seja autorizada a localização do produto no estoque e separação para envio.
- Empacotamento (Packing): depois que o item comprado é separado, ele deverá ser embalado com cuidado a fim de evitar avarias durante a entrega. Lembre-se que a embalagem impacta diretamente a percepção do consumidor sobre a sua marca. Não só isso, a emissão e aplicação das etiquetas quando otimizada gera velocidade para a operação.
- Gestão de entregas e coletas: para o cumprimento dos prazos de entrega com qualidade é recomendável a utilização de tecnologias de tracking e roteirização que auxiliam a disponibilizar as melhores rotas para os motoristas.
- Pós-venda: aumente a felicidade e satisfação dos seus clientes mantendo-os informados sobre o status da entrega. Nos casos de atrasos, uma boa prática é notificar os compradores com uma comunicação proativa e automatizada. É recomendado também disponibilizar um canal para feedbacks para identificar pontos de melhoria
- Reversa: nos casos de devolução, é interessante oferecer o serviço sem gerar gasto para os consumidores. Outra boa prática para devoluções é disponibilizar pontos estratégicos de Drop-off, assim o consumidor tem autonomia para escolher onde devolver a sua compra.
Como o fulfillment está revolucionando o ecommerce?
A expansão do comércio eletrônico nos últimos anos, impulsionada pela pandemia, estimulou o desenvolvimento de tecnologias para logística mais acessíveis. No caso do e-commerce, a possibilidade de integrações, por exemplo, entre sistemas de gestão de transporte (TMS) e sistemas de gestão empresarial (ERP), é possível ter visibilidade total das operações e ganho de tempo, graças à automatização dos processos, muitos deles ainda realizado manualmente por boa parte das empresas.
Principalmente para médias empresas em desenvolvimento, os custos provenientes da estocagem, localização e manuseio dos pedidos, expedição e transporte podem representar uma fatia significativa da receita. Ao mesmo tempo, manter um fulfillment de alta eficiência resulta em entregas realizadas com maior pontualidade, melhores percursos e mais agilidade nos processos.
A terceirização do fulfillment no ecommerce
Há uma crescente para a terceirização do fulfillment no comércio eletrônico. Isso fica mais evidente em áreas com grande circulação de pessoas, um bom exemplo são as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.
A equação é simples: com o aumento da demanda, e as novas exigências do consumidor relacionadas à experiência de entrega, as operações logísticas passaram por mudanças. Este movimento já era esperado, com o desenvolvimento do ecommerce e dos marketplaces.
Por isso, a alta competitividade gerada pela digitalização do mercado cria oportunidade para encontrar bons parceiros em tecnologia para gestão do fulfillment, reduzindo assim os custos e prejuízo, já que a empresa terceirizada atua exclusivamente, gerando melhor visibilidade e gestão da operação.
Tecnologia para logística
As tecnologias disponíveis no mercado melhoram a integração, desde o planejamento, recebimento e armazenagem dos pedidos, passando pela gestão de despacho e rastreamento das entregas, até o pós-venda e serviços de logística reversa.
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Intelipost
É um TMS embarcador com soluções de cotação de frete, operações, gerenciamento de entregas, reversa, auditoria de faturas e torre de controle. Nós integramos varejistas, marketplaces, operadores logísticos e transportadoras, proporcionando visibilidade em tempo real de todas as entregas e as melhores opções de integrações personalizadas para gerar escalabilidade e sustentabilidade para o seu negócio.
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