Fazer a otimização durante a gestão de frotas nem sempre é a primeira alternativa do gestor preocupado com redução de custos por imaginar o trabalho para fazê-la, mas pode ser mais simples do que parece.
Redução de custos é um tema frequente para quem cuida da logística, seja com a redução de combustível, nos cuidados com os veículos e, principalmente, através de tecnologias que trazem vantagens e facilitam o trabalho do gestor de frota e do motorista. Mas em meio a tantas ferramentas disponíveis, pode ser difícil encontrar a solução certa para o problema da operação.
Por isso, chegou a hora de explicar na prática como a gestão de frotas pode ser otimizada com a quantidade de veículos que a empresa já possui e assim garantir resultados mais eficientes. Saiba mais sobre as vantagens de otimizar a frota com roteirização e geolocalização, fazendo mais com menos.
Gestão de frota: passo a passo para otimizar
Planejamento das rotas
Para que a empresa consiga acompanhar o passo a passo de toda operação logística, é necessário fazer o planejamento das rotas de entrega e coleta. Através dele, é possível reduzir os prazos, diminuir o consumo de combustível, optar por rotas mais econômicas e eficientes e aumentar a produtividade da operação.
Além de fazer todo o planejamento, pode-se roteirizar as entregas e colocar na prática o que foi planejado. Acompanhar os motoristas em tempo real, saber onde cada um dos veículos da empresa se encontra e ter uma comunicação com o cliente final são fatores fundamentais para a organização. Isso tudo é possível com uma ferramenta de gestão de entregas completa.
Roteirização para ociosidade de frota
Manter um veículo parado ou rodando vazio (ao fazer uma entrega e retornar sem carga para o CD) só traz prejuízos para a empresa. A roteirização é aliada do transportador ao organizar a distribuição das cargas entre os veículos e impedir a ociosidade da frota. Através do roteirizador são realizados os cálculos corretos das rotas e itinerários, de forma que a capacidade de carga dos veículos seja otimizada.
A otimização começa neste ponto. Os parâmetros podem ser inúmeros. Por exemplo, é possível cadastrar parâmetros como tamanho, capacidade, equipamentos existentes nos veículos (como a plataforma elevatória), valor máximo de carga e outras características. A roteirização observa as configurações do sistema, separa as cargas e sequencia as rotas observando a frota disponível e suas características, diminuindo a ociosidade da frota.
Outra opção é habilitar regiões e zonas de restrição, para que o sistema não coloque pontos de entrega e coleta nessas regiões em determinados períodos. Além disso, é possível fazer configurações para calibrar cada veículo pelo valor da carga, peso e volume total, e ainda, na hora de roteirizar, configurar para que a soma das notas ou o peso das mercadorias não passem de determinado valor, contribuindo também com a gestão de risco.
Também existe a possibilidade de levar em consideração a distância entre o CD e a própria casa dos motoristas. Assim, as rotas são feitas de maneira eficiente, aproveitando a localização do motorista no início de sua jornada, para não diminuir sua produtividade e ter entregas e coletas otimizadas e realizadas.
Com o uso da roteirização, o transportador pode planejar e executar as rotas buscando a melhor maneira de ocupar a frota e trazendo resultados concretos para a empresa. E, na busca por ser mais assertivo com os endereços, o uso da geolocalização pelo roteirizador é essencial.
Para saber mais sobre como uma roteirização eficiente pode trazer melhores resultados, confira este material completo:
Geolocalização
A geolocalização surgiu em tempos de guerra, para auxiliar na localização das tropas. Com o tempo, migrou para outras áreas e hoje está presente no dia a dia, muito mais do que imaginamos.
As principais formas de geolocalização são por Wi-fi (wireless), radiofrequência (GSM – sistema global para comunicações móveis) e GPS (sistema de posicionamento geográfico) ou a versão mais incrementada, A-GPS (GPS assistido).
Um dos diferenciais do sistema de roteirização da AgileProcess, empresa do Grupo Intelipost, é utilizar a geolocalização na hora de fazer as entregas e coletas. Com as coordenadas geográficas de cada ponto, é possível ter mais assertividade no momento de levar o motorista até o cliente. O sistema é capaz de memorizar e adequar as localizações automaticamente.
Como a roteirização pode contribuir com a gestão de frotas?
Com estas dicas, é possível rodar com menos veículos fazendo as mesmas entregas ou até mais. Seja ao aproveitar o mesmo veículo para fazer entregas e coletas, calcular a capacidade dos veículos com o tamanho das cargas ou direcionar o motorista para as entregas de uma mesma região. Otimizar a frota utilizada nos eventos logísticos é a chave na busca por redução de custos e a principal aliada para a gestão de frotas.
Pense na sua operação hoje: os seus motoristas estão fazendo as melhores rotas para realizar as entregas? Já pensou em utilizar uma ferramenta que mostra que você não precisa gastar com a compra de mais um veículo para atender a demanda do seu negócio? Você pode fazer muito mais com o que já tem.
Além da roteirização, o sistema da AgileProcess possui acompanhamento por GPS, alerta por SMS, comprovação de entregas e painel de indicadores. Tornando o processo logístico mais eficiente, do início ao fim. Fale com um especialista para saber mais.
Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos importantes como esse aqui no blog ou inscreva-se na nossa newsletter para receber em sua caixa de e-mail as novidades e tendências da logística e do e-commerce em primeira mão.