O setor de transporte tem ganhado papel de destaque nos últimos anos. Só nos primeiros 4 meses de 2021, o transporte de carga no Brasil teve um aumento de 38% em relação ao mesmo período no ano anterior, segundo Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M. Isso é refletido diretamente no mercado de trabalho, que se mantém aquecido.
Em 2021, mais de 13 mil novas oportunidades – 4 mil a mais que em 2020 – foram registradas, segundo o Banco Nacional de Empregos (BNE). Para gerir os novos cargos, profissionais de destaque são promovidos diariamente a gerentes de logística. Mas algumas habilidades devem ser aperfeiçoadas para ganhar relevância em um mercado tão competitivo.
Como se destacar como um Gerente de Logística?
O setor de logística se desenvolve rapidamente e sua importância influencia, cada vez mais, os resultados conquistados pelas empresas brasileiras. Isso explica uma demanda crescente por profissionais qualificados e dispostos a assumir a gestão logística de empresas de médio e grande porte.
Mas afinal, quais são as habilidades fundamentais que todo gerente de logística precisa desenvolver para se manter competitivo no mercado?
1. Conhecimento do negócio como um todo
Todo negócio tem suas particularidades e conhecer o cerne do segmento com o qual se trabalha é fundamental para desenvolver estratégias efetivas.
Isso porque somente um conhecimento profundo do segmento de atuação é capaz de fomentar posturas que otimizam a cadeia de suprimentos, equilibrar a oferta e a demanda, ajudar a manter um bom relacionamento com fornecedores e clientes e definir os melhores processos de armazenagem e entrega de pedidos.
Por exemplo, trabalhar com o transporte de alimentos refrigerados demanda uma série de medidas que não são necessárias no caso de produtos enlatados.
Quanto mais dados o gerente de logística tiver, mais fácil será detectar as fragilidades da cadeia e evitar uma quebra dos elos que a mantém unida.
Uma postura mais analítica também consegue evitar o atraso na entrega de algum insumo pela transportadora, tanto interna quanto terceirizada, e ainda auxiliar na previsão da demanda, que quanto mais assertiva, mais efetiva será no combate à falta de estoque.
2. Capacidade de encontrar alternativas em caso de imprevistos
O gerente de logística deve ser capaz de antecipar problemas que possam surgir no processo de transporte de itens para encontrar alternativas com agilidade. Para isso, ele precisa compreender a rotina de outras áreas, ficar atento ao clima, procurar informações sobre a rota de entrega e saber o quanto elas interferem em suas tarefas.
Contar com um sistema de gerenciamento de fretes e definição de rotas é uma forma de driblar problemas de infraestrutura rodoviária, custos desnecessários, falta de padrão nos processos, baixa performance dos colaboradores, entre outros fatores que causam um entrave na entrega de pedidos.
Outra situação que pode ocorrer é a falta de colaboradores para atender a um pico de demandas em épocas de grande movimentação, como Black Friday ou o Natal.
Nestes casos, saber discernir entre alternativas como contratar profissionais temporários ou terceirizados é um feeling que todo o gerente de logística deve ter.
3. Relacionamento
Ao mesmo tempo em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, os prazos estão mais apertados e a possibilidade de imprevistos nunca é descartada. Por isso, o gerente de logística deve saber como conversar com seus clientes e fornecedores deixando-os a par da situação, transmitindo segurança e fornecendo informações completas.
Além, é claro, dos contratempos internos, como cancelamentos e falta de colaboradores.
Esse relacionamento é a chave para a experiência do consumidor final, uma vez que a troca de informações atualizadas entrega a visibilidade sobre o status do pedido que o consumidor tanto almeja.
4. Apostar em tecnologias
O mercado tecnológico se atualiza constantemente. Na logística, as ferramentas estão presentes em todas as etapas da cadeia de suprimentos e possuem diferenciais que são importantes conhecer para saber diferenciar uma ferramenta boa de outra nem tanto.
A competitividade no setor é grande, por isso conhecer o mercado e as possibilidades que ele oferece é uma habilidade fundamental para o gerente de logística. Avaliar o que os concorrentes estão utilizando, participar de feiras, fóruns e outros eventos que apresentam as tendências do setor é uma necessidade para intensificar os processos internos com tecnologias inteligentes.
5. Alinhar práticas sustentáveis na operação
Esse é um assunto essencial no setor logístico. Mas vai além das questões ambientais e a preocupação com o futuro, que refletem diretamente no uso de recursos do setor, desperdício de materiais e emissão de carbono nas entregas. A preocupação com sustentabilidade está diretamente ligada com estratégias de economia da operação.
Por isso, o gerente de logística precisa estar atento às estratégias de reaproveitamento de materiais, ferramentas que contribuem para a redução da emissão de gases, entre outras formas de otimizar os investimentos da operação.
6. Buscar e compartilhar conhecimento
Por último, buscar formas para aumentar seus conhecimentos e desenvolver outras habilidades são características de um gestor eficiente. Mas, para destacar-se ainda mais no mercado, compartilhar o que aprende com seus colaboradores é o que torna-o um líder.
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