O hype do momento não poderia ser outro: inteligência artificial. Há quem esteja até cansado do tema, mas não podemos negar como ela melhora significativamente a experiência do usuário, otimiza processos e impulsiona as vendas. De acordo com a Pesquisa do BCG em parceria com o MIT SWR, 55% das organizações globais registram lucro com o uso de IA. Aliás, a tendência é que este número cresça cada vez mais.
Para quem está se perguntando quais exemplos práticos podemos citar para entender o porquê deste lucro, encontra-se a segmentação de clientes em primeiro lugar. Isto porque, a inteligência artificial é capaz de reconhecer padrões e tendências principalmente em alto volume de análise de dados.
Dessa forma, fica mais fácil para o gestor recomendar produtos que façam sentido para cada perfil de consumidor, criando campanhas de marketing e comunicações direcionadas e totalmente relevantes, aumentando a probabilidade de conversão.
Quando falamos da área de logística, temos uma grande conquista também: previsão de demanda e de estoque. Com o uso dessa tecnologia, é possível otimizar seu estoque pensando na eficiência e redução de custos. Chega de ficar sem estoque daquele seu produto best seller ou até mesmo ter excesso de mercadorias.
A surpreendente verdade pouco falada sobre inteligência artificial
Em meio a tantas polêmicas e questionamentos que surgiram recentemente, o que realmente fica é: como garantir recomendações de produtos mais justas e imparciais? A resposta é simples: é preciso estabelecer uma legislação que assegure, de fato, que os algoritmos não divulguem fake news assim como influenciar as tomadas de decisões que contenham vieses preconceituosos.
Ainda, pouco se fala de outros tantos benefícios da inteligência artificial. Bem como a melhoria da cadeia de suprimentos visando a sustentabilidade; seja otimizando rotas de entrega ou por meio da previsão de demanda mais precisa para evitar excessos.
No contexto de e-commerce B2B, a IA pode facilitar a colaboração entre empresas, melhorando a coordenação de pedidos, a logística e a troca de informações. Inclusive, 24% das empresas possuem iniciativas de tecnologia porque entendem que é através dela que ganham escala e rentabilidade, afirma pesquisa da Gartner.
A IA no e-commerce também pode ser usada para rastrear a concorrência, monitorar preços de produtos, analisar tendências do mercado e prever ações dos concorrentes, dando às empresas uma vantagem competitiva.
Entenda como a IA requer um aprendizado contínuo
Explorar as áreas menos discutidas sobre uma nova tecnologia pode fornecer insights valiosos para você implementar no seu negócio. Tenha em mente que, independentemente da maturidade da sua operação, é necessário adaptar as práticas citadas às necessidades específicas do seu e-commerce, bem como a do seu público-alvo.
Também é importante manter todos os seus modelos de IA com novos dados para eles permanecerem atualizados e precisos. Quanto maior a fonte de dados, maior o cruzamento e a análise para você obter as informações mais relevantes. Afinal, a qualidade dos dados coletados é fundamental para o sucesso da sua loja online.
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