Intelipost

Logística estratégica: você está utilizando em seu e-commerce?

Publicado em
por:
logística estratégica

Desde meados dos anos 90, o e-commerce vem crescendo de maneira espantosa no mundo, mudando a forma como as pessoas adquirem produtos e serviços. Um dos maiores impactos do comércio virtual, contudo, foi nos ciclos de distribuição e transporte, uma vez que essa modalidade exige uma logística estratégica para dar conta da demanda que difere muito da tradicional.

Empresas que operam com sistemas de entrega convencionais enxergam essa atividade como commodity. No cenário virtual, a logística torna-se peça fundamental e fator de diferenciação para os clientes. Quando mais eficaz, rápido e conveniente for todo o processo de entrega, melhor é a reputação da loja no mercado.

Especificidades da logística do e-commerce

Fracionamento e dinamismo são elementos que fazem com que a logística do e-commerce seja diferente da tradicional e mais desafiadora para os gestores. Entre as principais particularidades enquadram-se:

Tipo de carga

O carregamento na logística do e-commerce não é paletizado e em volume alto, mas em pequenos pacotes fracionados. Geralmente uma loja virtual recebe um grande número de pedidos menores, que precisam ser entregues de maneira fragmentada.

Fluxo dos pedidos

E-commerces precisam da logística estratégica para lidar com um fluxo alto de encomendas, que na maioria das vezes são compostas por poucos itens. Além disso, uma característica marcante é o ciclo do pedido, que dura em média algumas horas — e não dias, como na logística tradicional.

Transporte

As remessas de um e-commerce tendem a ser geograficamente dispersas e acontecem de forma fracionada. Esses aspectos afetam os custos do frete, que são mais altos. No mais, a pulverização das entregas faz que com existam muitas etapas manuseio, carga e descarga, o que contribui para elevar os riscos de avarias no transporte.

O que fazer para oferecer a melhor logística no e-commerce?

Coordenar informações com maestria, proporcionar maior conveniência e garantir menores prazos e custos são os principais focos da logística estratégica para e-commerce. Confira algumas ideias que podem ajudar a sua empresa a aprimorar a performance das entregas.

Investir em tecnologia Mobile friendly

Compras feitas por dispositivos móveis já representam 48% das vendas de e-commerces no Brasil. O Google inclusive bonifica lojas que apostam na experiência mobile, colocando-as no topo das pesquisas. Logo, é importante que gestores de e-commerce invistam cada vez mais em telas responsivas e em uma jornada de compras inteligente e confortável.

Investir em otimização com realidade aumentada e realidade virtual

A realidade aumentada e virtual são tecnologias conhecidas por inserir um usuário em um novo espaço ou proporcionar uma visão mais ampla e detalhada de um item. Entre as aplicações possíveis desse recurso no e-commerce temos:

  • disponibilizar vídeos interativos de como usar ou montar um produto;
  • permitir a visualização projetada dos produtos em diferentes ambientes;
  • propiciar uma experiência de compra de interação e experimentação com os produtos, na qual o cliente pode observar tamanhos, combinações, cores etc.

Facilitar o Checkout

O abandono de carrinho é um obstáculo para o e-commerce, muitas vezes gerado por problemas no checkout. É sabido que essa etapa não é simples, portanto, o ideal é adotar algumas medidas para torná-lo mais rápido e otimizado, como:

  • checkout de uma página só;
  • cadastro não obrigatório ou interligado com as redes sociais;
  • compras com apenas um clique.

Adotar novos métodos de entrega

Estabelecer parcerias com transportadoras de cargas fracionadas que investem em tecnologia — como rastreamento e roteirização — é uma boa medida para assegurar remessas rápidas e proveitosas.

Ao mesmo tempo, tendências como entregas por drones ou em pontos de retirada (click & collect) mostram que existe muito espaço para inovação, e que investir em variedade é fundamental para satisfazer um número maior de clientes e suas diferentes demandas e preferências.

A logística estratégica é fundamental para que um e-commerce opere em alto desempenho, contorne os desafios desse segmento e ainda garanta uma vantagem competitiva. Agora que você conhece algumas boas práticas, pode colocá-las em prática para aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Este post foi útil? Se sim, continue se informando e baixe agora mesmo nosso e-book sobre tudo o que você precisa saber para otimizar a logística no e-commerce!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

Frame 263 (3)
Black Friday 2024: Tendências, Insights e Impacto Logístico no E-commerce Brasileiro
D397C0A9-3FC6-4C8E-B3AF-BEEDE948B52E
Descubra a Nova Temporada da Websérie Tecnologia para a Entrega Perfeita: Inovações e Tendências da Logística e do E-commerce
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades