Antes do período de globalização, a logística executava um papel puramente operacional. Seu objetivo era movimentar, armazenar e distribuir, somente. Hoje, ela continua realizando essas atividades, pois são parte do seu escopo. Porém, a forma como as empresas decidem desempenhar tais processos tornou-se um trabalho de estratégia muito mais amplo que a operação.
Ao planejar a estratégia logística, os gestores precisam pensar de forma a conectar todos os pontos para dar ao cliente a melhor experiência de compra. Nesse sentido, ele só conseguirá atingir esse nível de eficiência com a Logística Integrada.
O que é Logística Integrada?
Conectar todos os pontos da cadeia de produção e distribuição é o objetivo da logística integrada, e surgiu exatamente por causa dessa mudança de patamar entre operacional e estratégico.
A partir de um sistema inteligente, a logística integrada proporciona uma melhor administração de dados e informações. Isso auxilia o gerenciamento de todas as atividades, otimizando a comunicação entre os processos.
As áreas da Logística Integrada
Esse conceito atua principalmente sobre três áreas da logística, que são os pontos-chave para os demais processos e conectam o restante dos setores.
Administração de materiais
Essa primeira área mostra o começo da cadeia de suprimentos, relacionada com a compra de matéria-prima e o gerenciamento de fornecedores e a entrega — incluindo os processos de transporte até a armazenagem e o controle do estoque. É a chamada logística inbound.
Refere-se à comunicação interna que a empresa precisa ter para que os processos ocorram com o menor custo e a maior eficiência, sem desperdícios e atrasos.
Movimentação de materiais
A área de movimentação de materiais tem como objetivo garantir a alimentação das linhas de produção, evitando a parada de linha e assegurando a eficácia dos processos. É o que conecta o componente com o produto final.
Distribuição
Esse processo é a última área da logística integrada e tem como responsabilidade fazer a entrega do produto final ao cliente de forma rápida e eficaz, sem extravios ou avarias.
A decisão de como será feita vai influenciar diretamente a satisfação do cliente. É a chamada logística outbound.
A importância da gestão da comunicação na Logística Integrada
Nos dias de hoje, com a rápida evolução da tecnologia, ter um negócio dinâmico se torna obrigação das empresas que desejam ter um lugar de destaque no mercado.
A logística integrada é cada vez mais necessária para as operações, visto que os clientes já podem escolher, entre as empresas, aquela que eles sabem que entregará seu produto no prazo definido e sem nenhum erro. Além disso, podem optar ainda pela que proporciona a melhor experiência, no sentido de eficiência e rapidez.
As vantagens da logística integrada para a sua empresa
Quando falamos sobre ter uma empresa que mostre vantagem competitiva ao mercado e queira crescer, otimização é a palavra-chave para que ela consiga alcançar os resultados desejados. A logística integrada tem importante papel nisso. Entre seus principais benefícios, podemos destacar:
- aumenta o controle da operação;
- torna os processos mais rápidos;
- evita erros de comunicação;
- deixa as informações mais confiáveis;
- eleva a eficiência dos processos;
- reduz custos com a diminuição de desperdícios;
- auxilia o gestor a ter uma visão clara da operação para um planejamento eficaz.
Entender os processos logísticos como uma importante parte da estratégia do negócio é fundamental no mercado atual. O perfil de clientes vem mudando constantemente, por isso as empresas devem estar cientes que a logística integrada vai auxiliar no processo de melhoria contínua da operação. Isso contribui para o alcance da excelência operacional e do máximo de satisfação do cliente.
Quer receber mais conteúdos como este diretamente na sua caixa de e-mail? Assine nossa newsletter e potencialize seu conhecimento!