O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia do país, sendo responsável por cerca de 27,4% do PIB nacional em 2021, de acordo com dados da Cepea – Esalq/ USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Mesmo assim, uma série de estratégias estão sendo desenvolvidas para impulsionar o crescimento da área.
Os gargalos no sistema de logística e os problemas na infraestrutura de transporte, no entanto, ainda representam os maiores obstáculos para o desenvolvimento do setor, pois impactam no tempo e nas despesas e fazem com que boa parte dos lucros de produção se perca antes da exportação.
Nesse cenário, investir em sistemas de logística no agronegócio, gestão e inovação, tem sido uma das principais saídas para reduzir custos e minimizar as dificuldades enfrentadas no processo de escoamento da produção.
Os benefícios da tecnologia para o agronegócio
A tecnologia tem transformado o agronegócio brasileiro por meio da utilização de sistemas que otimizam as diversas rotinas relacionadas ao trabalho no campo. Seu uso garante mais previsibilidade para toda a cadeia de abastecimento, além de evitar desperdícios e fornecer informações mais precisas.
Entre as inovações disruptivas para o agronegócio estão sistemas de análise de grãos, drones para mapeamento de lavouras, aplicativos com foco em acompanhamento de produção, além, é claro, de sistemas para gestão de logística.
Embora a principal preocupação seja com o transporte da produção, o uso de softwares de gestão também beneficia as outras etapas da logística do agronegócio, como o planejamento da safra, a armazenagem dos produtos e a análise de resultados.
Um exemplo bem claro da importância da estruturação da logística é a compra de fertilizantes no período adequado. De acordo com estudos realizados pela Mosaic, a fertilidade do solo é responsável por até 60% da produtividade de uma lavoura. Por isso, estruturar as melhores rotas e otimizar a retirada dos produtos para garantir que os insumos cheguem no tempo certo é crucial para garantir os lucros da safra.
A importância dos sistemas de gestão logística no agronegócio
A busca pelas melhores rotas para aquisição de fertilizantes é apenas um dos exemplos de como uma boa gestão da logística pode contribuir para o crescimento do agronegócio e para a redução dos custos de produção.
Usar sistemas de roteirização durante o escoamento da produção também ajuda a encontrar as melhores rotas para os portos, pois permite a identificação de gargalos e redução de tempo na fila de espera, por exemplo. Além disso, a tecnologia aplicada à gestão da logística também oferece maior controle na contratação de serviços de transporte, facilitando o contato com a transportadora e com os motoristas.
Os sistemas de gestão de logística possibilitam ainda a centralização das informações sobre as ações e custos relacionados ao processo de escoamento da produção. Com esses dados em mãos é possível visualizar o processo logístico como um todo, e, consequentemente, buscar as melhores estratégias para garantir que os seus lucros de produção não se percam no trajeto entre a fazenda e o destino final.
Para garantir uma maior segurança nos eventos, é possível contar com comprovantes digitais que enviam a confirmação das entregas em tempo real. Desta forma, o transportador consegue entregar ao seu cliente informações claras e precisas referente aos horários das entregas.
Outra ferramenta que auxilia na produção e na logística do agronegócio é o acompanhamento em tempo real das entregas e o sistema live tracking, em que o cliente final consegue acompanhar o status das entregas via SMS, podendo avisar sobre qualquer imprevisto e, assim, evitar revisitas e gastos desnecessários.
As ferramentas tecnológicas disponíveis para auxiliar as questões de entregas na cadeia de produção do agronegócio trazem agilidade, clareza e redução de custos nos eventos logísticos. Com implantações rápidas, em pouco tempo é possível notar a diferença.
E o futuro?
Os avanços tecnológicos que estão mudando a forma de fazer o agronegócio tendem a aumentar nos próximos anos, como toda tecnologia, sempre em constante evolução. Para se destacar, a logística no agronegócio precisa encontrar formas de realizar as atividades com inteligência e agilidade.
Cada vez mais empresas têm procurado por inovações para o setor, em busca de melhorar a produção e abastecer toda a população. A logística é um claro exemplo de avanço tecnológico, como com os comprovantes digitais e a roteirização automatizada e cada vez mais assertiva.
O que falta para a sua empresa trabalhar com logística digital também?
Aqui no blog falamos sobre diversos assuntos relacionados à logística e as tecnologias que fazem parte deste mundo tão competitivo. Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber informações atualizadas quinzenalmente em seu e-mail.