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Como melhorar a sua oferta de frete com a ajuda da Intelipost

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Você sabia que os gastos relacionados ao transporte de cargas representam 10% da receita das empresas? Isso significa que melhorar a oferta de frete por meio de uma precificação exata é fundamental para a redução de custos das operações logísticas.

Porém, para isso, é importante conhecer quais são os principais fatores envolvidos no cálculo do preço do frete, como tipo de veículo, dimensões e peso da carga, prazos de entrega, riscos envolvidos no trajeto e preço do combustível, além de taxas e impostos pertinentes à transação.

Neste conteúdo, você entenderá como são calculados os custos das transportadoras e como melhorar a oferta de frete. Continue a leitura do artigo para saber mais detalhes sobre o assunto!

Os fatores que influenciam o valor do frete com as transportadoras

Há uma série de fatores que impactam direta e indiretamente o custo das operações relativas ao transporte de cargas. A seguir resumimos os principais que você deve se atentar:

Peso e dimensões

A variável dominante, geralmente, é o peso da carga. O preço é definido a partir da comparação entre o peso cubado — a multiplicação das dimensões por um determinado fator— e o peso bruto, sendo que o maior entre eles é a base de cálculo. De forma simplificada, se a área ocupada pela carga for maior do que o peso da mercadoria, então o cálculo será feito por ela.

O objetivo é garantir que a cobrança seja realizada de forma mais justa, considerando que, mesmo cargas mais leves, se tiverem bastante volume, acabam ocupando mais espaço do veículo e, por isso, impedem que mais itens sejam inclusos na carga.

Valor da Nota Fiscal

Em alguns casos, o preço final do transporte é baseado somente em uma taxa percentual da Nota Fiscal do produto. Isto é, quanto mais caro for o valor da mercadoria, maior será o preço do frete.

CEP de destino

Certamente, um dos pontos mais impactantes no cálculo do frete é a distância entre o local de coleta e o de entrega. Quanto maior for a quilometragem, mais oneroso será o preço cobrado pelo transporte. Isso se deve, principalmente, ao preço do combustível e ao gasto dos pneus do veículo.

Categoria do produto (frágil, perecível, visado etc.)

Os riscos envolvidos no trajeto também afetam a oferta de frete. Se as mercadorias têm características especiais, que exijam mais cuidados no transporte e manuseio, a tendência é que o valor cobrado seja mais alto.

É o caso de cargas frágeis, que necessitam de uma embalagem mais reforçada, e de itens perecíveis, que precisam de um veículo próprio ou um transporte rápido, como flores, medicamentos, alimentos, cargas vivas etc.

Características do destinatário (área de risco, difícil entrega)

Algumas empresas de transporte também levam em consideração o grau de dificuldade na gestão da entrega e a periculosidade envolvida na hora de definir o preço do frete. Áreas com maior risco de furto ou extravio das mercadorias no ato da entrega, além da dificuldade para que o veículo chegue ao destino, estão entre os parâmetros usados nessa categoria.

Locais que exigem um tempo maior de descarregamento da carga também são incluídos aqui, como grandes condomínios logísticos, shopping centers, supermercados e outros estabelecimentos.

Além dos parâmetros citados acima, são levados em conta aspectos como:

  • os prazos diferenciados;
  • os pedágios e taxas específicas;
  • os custos pós-envio, devoluções, reenvios e taxa de difícil entrega;
  • o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • a tarifa mínima.

Cada fator citado influencia no preço cobrado nas operações de transporte de carga. Para melhorar a oferta de frete, é preciso conhecer o tipo de carga, veículo, modal, impostos e taxas envolvidas para que seu produto chegue ao consumidor final.

Como melhorar a oferta de frete e reduzir custos com a Intelipost?

Agora que você já tem uma visão mais ampla sobre quais fatores impactam os custos com transporte, é importante saber como escolher uma boa alternativa para melhorar a oferta de frete de sua empresa. Visto que há muitas opções disponíveis no mercado, é importante dar atenção a uma empresa que ofereça soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de seu negócio.

A Intelipost é um TMS embarcador que oferece mais de 33 soluções integradas, de maneira inteligente, a embarcadores e transportadoras. Ou seja, uma plataforma tecnológica que melhora a comunicação entre indústrias, varejistas, lojas virtuais, operadores logísticos, marketplaces e empresas de transporte, possibilitando uma perspectiva muito mais ampla e completa a respeito das entregas e da redução de custos operacionais.

Fatores como a dificuldade de integração entre diferentes sistemas e as fragmentações do mercado, que causam diferenças de preços, contribuem para o aumento de custo com o transporte. Nesse sentido, a ferramenta da Intelipost pode ajudar no gerenciamento complexo de dados, automatizando processos manuais e trazendo a padronização, facilitando o processo de gestão.

Entre as funções que essa solução tecnológica oferece para melhorar a oferta de frete, podemos citar:

  • cálculo de frete, com informações sobre custo, preço e prazo em tempo real;
  • gestão de tabelas de frete, com cadastro e gestão automatizada;
  • gestão de capacidade, com a simplificação das entregas e com melhor aproveitamento dos veículos;
  • regras de frete, que permitem a criação de campanhas de frete para ajudar na fidelização e aumento da satisfação dos consumidores;
  • auditoria de faturas para melhor relacionamento com as transportadoras;
  • rastreamento de entregas, com acompanhamento em tempo real e comunicação ativa com o cliente sobre o status do pedido;
  • visibilidade de todas as entregas em tempo real;
  • integrações personalizadas para facilitar o crescimento do negócio.

Além disso, há também ferramentas de Business Intelligence (BI) que entregam muito mais agilidade, segurança e eficiência aos processos envolvidos em cada etapa da cadeia logística, especialmente no que se diz respeito ao transporte de cargas.

Como você pôde ver, melhorar a oferta de frete é uma medida que depende da análise de uma série de variáveis, como preço do combustível, riscos envolvidos na operação, dimensões e peso da carga, tipo do modal usado, entre outras. A escolha de uma ferramenta fundamentada em novas tecnologias pode ser a melhora solução para diminuir os custos com transporte.

Quer descobrir como a ferramenta da Intelipost pode ajudar a melhorar a oferta de frete e, com isso, otimizar a lucratividade de seus negócios? Então entre em contato com a nossa equipe para solicitar uma demonstração de como nossas soluções funcionam!

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