Faltando poucos dias para a data de maior expectativa para o varejo nacional, a Black Friday 2021 está gerando grandes expectativas. Confira!
Começou a contagem regressiva para o período mais movimentado do e-commerce e do varejo. Porém, para os gestores, o planejamento começa alguns meses antes, desde as tratativas com fornecedores, precificação dos produtos, campanhas de frete, testes de carga na plataforma da loja virtual, estratégias de pós-venda… Isso citando apenas os principais, pois sabemos que as operações logísticas são muito mais complexas.
A Black Friday em 2020
O crescimento do e-commerce trouxe números nunca alcançados para o período. Segundo um levantamento exclusivo realizado pela Intelipost, na última Black Friday o volume de pedidos apresentou um aumento de 37% em comparação ao ano anterior.
Muito disso se deve pela transformação no comportamento dos consumidores, que estão mais habituados com o ambiente online e adaptados ao omnichannel, no qual canais online e offline estão integrados. Tudo isso aumenta a expectativa de experiência de compra e prazos de entrega.
Black Friday antecipada
Comparando as quintas-feiras de 2020 e 2019, as vendas dispararam em 62%. Os setores que impulsionaram esse percentual foram Lojas de departamento, celulares & telefonia e esportes & lazer.
Aumento no ticket médio
Da média de R$ 771 em 2019, saltou para R$ 945 em 2020 (+22%), sendo o setor de informática (307%), o que o ticket ménfira-o-guia-definitivo-para-a-black-friday-2021dio mais cresceu, seguido de moda, calçados e acessórios (+195%) e em terceiro, saúde, cosméticos e cuidados representando (+148%).
A logística é o pilar da Black Friday 2021
A logística de entregas é o grande pilar das operações do varejo. O mau planejamento pode levar a grandes prejuízos, especialmente em períodos de alta sazonalidade como a Black Friday.
Desde o momento da compra, com a escolha do frete, passando pelo transporte e distribuição até o destino final, seja ele no endereço do consumidor ou em pontos de coleta e retirada, os processos precisam estar alinhados para que atrasos e possíveis adversidades possam ser evitados.
Como alcançar mais vendas na Black Friday 2021?
A seguir listamos os pontos cruciais que devem ser observados e otimizados ao máximo na sua operação de entregas, para que você realize muitas vendas e alcance novos consumidores oferecendo uma ótima experiência de entrega.
Ofereça preços competitivos
O momento de determinar a precificação dos produtos da sua loja virtual precisa levar em consideração algumas variáveis de custo em toda a produção do serviço ou produto oferecido. Logo, esse valor não é fixo, uma vez que é influenciado por diversos fatores de macro e microambiente, como a economia do país ou a estrutura da sua empresa.
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Frete como estratégia de negócio
A oferta de frete continua sendo uma excelente estratégia para gerar mais vendas. Somente na Black Friday de 2020, foi observado o crescimento em 27% da oferta de frete grátis pelos e-commerce comparado ao ano de 2019. Nesse sentido, é recomendado avaliar se vale a pena alterar a margem de lucro, por exemplo, para girar aquele produto parado no estoque ou até mesmo para impulsionar os índices de recompra da sua loja.
Entenda como o frete impacta no preço do seu produto
Última milha deve ser bem estruturada
O transporte e distribuição das entregas é um dos principais desafios nos períodos de alta sazonalidade. Para manter a competitividade da sua empresa no mercado, é necessário cumprir com os prazos de entrega garantidos no momento da compra, e na Black Friday, é preciso atenção a alguns fatores, como:
- organização e visibilidade das informações;
- pontualidade nas entregas
- investimento em tecnologia
- gestão de tarefas.
Em média, o uso de tecnologias para gestão logística como um TMS ou sistemas de roteirização podem reduzir em torno de 30% dos custos logísticos. Outro ponto importante, a rota que o veículo irá percorrer impacta nos custos com combustível.
Desse modo, um roteirizador otimiza o cálculo de rota em segundos considerando, a janela de entrega de cada cliente, a disponibilidade dos veículos, a distância entre os pontos e até o sentido e velocidade média das vias.
O Guia definitivo para a Black Friday 2021
Do planejamento à entrega final, o Guia definitivo para uma Black Friday de sucesso traz dicas sobre o que deve estar alinhado na sua estratégia para que seja realizado o maior número de entregas, sem dificuldades, altos custos, atrasos ou reclamações.
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- Como garantir preços competitivos para aumentar as vendas
- Como uma boa estratégia de frete pode aumentar a conversão da sua loja
- A melhor maneira de manter o relacionamento com as transportadoras
- Como alcançar a entrega perfeita sem dificuldades
- O segredo para fidelizar os clientes
O Grupo Intelipost é composto pelas empresas AgileProcess, solução de visibilidade em tempo real e roteirização, Pegaki solução de tecnologia para pontos de retirada e Intelipost, especializada em tecnologias para gestão logística.
Para ajudar a suprir as altas expectativas para a Black Friday 2021, juntas, as empresas oferecem tecnologias de roteirização de entregas e coletas, gestão de frete e entregas sustentáveis com pontos de retirada, simplificando assim, toda a cadeia logística.