Aumento de procura online com a pandemia exige adoção de CRO. Mas, o que vem antes do teste A/B?
A chegada da pandemia fez com que muitas lojas online tivessem um aumento de procura por parte dos consumidores. Com isso, também a necessidade de entender suas ações e anseios. Uma coisa é certa: a simples procura pela sua loja não é garantia de vendas. Ou seja, não é porque seu ambiente online teve aumento de acessos que obrigatoriamente isso se traduzirá em mais negócios fechados.
Assim, é fundamental entender como se comportam as pessoas no seu site e o que precisa para o usuário continuar navegando. Ao entender o fluxo do tráfego, é possível otimizar a narrativa de vendas. É aí que entra o CRO (Conversion Rate Optimization), ou simplesmente a Otimização da Taxa de Conversão.
O que é Otimização da Taxa de Conversão (CRO)?
Muitas empresas entendem o CRO apenas como a realização de um teste A/B para identificar o que funciona ou não. O teste A/B, ou split, é a prática de mostrar duas variantes da mesma página da web para diferentes segmentos de visitantes ao mesmo tempo. Depois, compara-se qual variante gera mais conversões. Normalmente, o que gera conversões mais altas é a variante que empresas optam para otimizar seu site a fim de obter melhores resultados. Ocorre que isso nem sempre corresponde a uma verdade absoluta. Há um longo caminho a ser percorrido quando pensamos em otimização da taxa de conversão antes de chegar aos testes A/B e isso faz toda diferença para que tanto os testes quanto as demais ações sejam realmente efetivas.
Por que adotar CRO?
Ao escolher entre conversão e tráfego, existem grandes chances da empresa realizar uma escolha por tráfego. A questão é: o que deve ser priorizado? A resposta, que pode gerar surpresa para alguns, é conversão. Isso porque é mais fácil de automatizar, menos caro e melhora o ROI dos esforços de aquisição. Por meio de ajustes em áreas como usabilidade, design e copywriting, o processo de CRO torna o site mais eficiente no estímulo ao usuário comprar e no número de oportunidades de vendas geradas.
Cada uma dessas áreas conta muito para o sucesso das ações voltadas ao processo de CRO, sendo o teste A/B apenas uma dessas ações. Com isso, a não compreensão de todas as etapas do processo de CRO pode gerar frustração. Essa falta de resultados significativos após realizar um teste A/B geralmente limita o interesse e o orçamento adicionais em realizar CRO, causando uma falsa sensação de que o processo não deu resultado. Na verdade, ele apenas não foi feito da maneira correta.
Os passos para uma estratégia de otimização de taxa de conversão (CRO)
Dentro de um processo correto de CRO são tomados passos definidos estrategicamente. Em um primeiro momento, são feitas análises de todas as diferentes fontes de dados, assim como identificação de padrões para chegar às conclusões. Depois, dados são consultados para descobrir áreas problemáticas que precisam de atenção.
Em seguida, são desenvolvidas hipóteses adequadas para testes, assim como sua classificação com base em seu potencial e facilidade de implementação. É só aqui que entram os testes A/B. Só que também não é o último passo.
O próximo é uma análise pós-teste, em que os dados são avaliados para descobrir como diferentes variações performam em relação aos objetivos. Por fim, é feita a análise dos resultados do teste, gerando novos insights e desenvolvimento de novas hipóteses.
Ainda assim, dentro do processo de CRO, nem sempre o teste A/B se mostra necessário. Identificar pontos de fuga, problemas de usabilidade no site, links quebrados e análises Cross-Browser e Cross-Devices, por exemplo, podem ser corrigidos sem que haja necessidade de realizar nenhum tipo de teste A/B. Isso porque algumas questões são claras por si só de que necessitam mudanças e de quais seriam essas mudanças. Sendo assim, é uma questão apenas de compreender a jornada do usuário para realizar as alterações que precisam ser feitas na loja.
Dessa forma, é um processo de otimização de conversão contínua, tanto para ganhos rápidos como de longo prazo. Trata-se de entender o fluxo do tráfego para otimizar sua narrativa de vendas, avaliando as partes mais críticas e tomando decisões que resolvam esses problemas.
É uma jornada complexa, mas extremamente efetiva quando compreendida e realizado de maneira correta. E agora, com mais consumidores voltando suas atenções para o ambiente online, é o momento ideal para realizar o CRO em sua loja.
Para saber mais sobre o processo de CRO, acesse o site da Maeztra.
Por Leonard Castro e Rogério Nogueira, da Maeztra.