Mais da metade dos pedidos que transitaram na Intelipost foram entregues antes do prazo no primeiro semestre do ano, é o que aponta relatório que compara a performance de entregas entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2020
Com o fechamento das lojas físicas durante a pandemia, varejistas dos setores de Casa & Decoração, Eletroeletrônicos e Saúde & Cosméticos, são alguns exemplos de sucesso. Mesmo obrigados a migrar para o online, os setores tiveram crescimento significativo de 224,8%, 159,7% e 142,5% no volume de pedidos online, o que em muitos casos significou a sobrevivência dessas empresas.
A Intelipost fez uma análise comparativa da performance das entregas do ecommerce entre o primeiro semestre de 2019 e 2020. O relatório apresenta um panorama das entregas no e-commerce realizadas em território nacional, com dados de performance e prazos, além de insights sobre o comportamento do consumidor e o mercado logístico.
O documento aponta um aumento expressivo de 86% no volume de pedidos no período citado, com destaque para os meses de maio e junho, que apresentaram os maiores índices de crescimento no primeiro semestre, 147% e 152%, respectivamente. Estes crescimentos foram impulsionados por duas datas significativas para o varejo: dia das mães e dia dos namorados.
Sobre a qualidade das entregas em 2020, no primeiro semestre, 50,83% dos pedidos da base analisada foram entregues pelo menos 3 dias antes do prazo informado. Fora isso, as entregas estão sendo realizadas com maior agilidade graças ao desenvolvimento de modalidades de entrega expressa, tendência global em logística de e-commerce.
Um dos motivos desse ganho em velocidade é o desenvolvimento omnichannel e a adaptação das lojas físicas em estoques avançados, colaborando com a escalabilidade local, bem como a hibridização de frotas das transportadoras, para atenderem melhor nos grandes centros urbanos.
Apesar das incertezas, o momento tem se mostrado propício para transformações e inovação, uma oportunidade para evoluir e simplificar a logística no Brasil, para que ela seja cada vez mais rápida, transparente e eficiente.
Para ter acesso ao relatório completo acesse este link.
Caso queira entender melhor como a gestão de entregas centralizada otimiza a experiência de compra dos seus consumidores, leia este outro post.