Em um ano em que o e-commerce bateu todos os recordes, a expectativa é que esta tenha sido a Black Friday mais forte dos últimos tempos. Uma pesquisa realizada pela Intelipost antes e depois da data traz um recorte da performance de entrega no varejo brasileiro durante o período mais movimentado para os ecommerces.
A pesquisa reuniu dados de varejistas de vários estados brasileiros e revelou uma expectativa globalmente positiva em relação aos novos consumidores online. Segundo os dados analisados, 86% dos respondentes já esperavam melhores resultados em 2020, na comparação com 2019. Para 71% dos respondentes, este ano realmente apresentou vendas acima do esperado.
Veja a seguir quais eram as expectativas e quais foram os principais desafios para a logística e o e-commerce na Black Friday 2020.
Mais desafios com logística e atendimento ao cliente na Black Friday 2020
Falando de preocupações e desafios para as operações durante o período, logística e atendimento ao consumidor saem na frente, para 36% e 25% dos participantes, respectivamente.
No pré-Black Friday, a maior parte dos respondentes estava se preparando com reforço do estoque (48%), aumento da equipe dos centros de distribuição (16%), contratação de novas transportadoras (14%), tecnologia (12%) e marketing (10%). “A logística está muito ligada à experiência do consumidor. Por isso, tão importante quanto ter estratégias boas de vendas, a gestão das entregas e o planejamento logístico precisam estar impecáveis”, diz Stefan Rehm, CEO e cofundador da Intelipost.
Quando questionados sobre quais pontos foram de fato mais desafiadores durante a Black Friday, a maioria dos respondentes apontou fatores como Tecnologia, Logística e Outros.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 de setembro e 7 de outubro e entre os dias 30 de 2 de dezembro com usuários da ferramenta Intelipost. Ao todo, 130 respostas compuseram o resultado final.