Intelipost

Por que integrar o seu e-commerce com um gateway de frete?

Publicado em
por:

Sabe-se que um dos maiores motivos de desistência de compra é o alto custo dos fretes. Entre as aplicações tecnológicas de otimização que surgiram no mercado brasileiro de comércio eletrônico, encontra-se o gateway de frete

No Brasil, cerca de 82% dos carrinhos são abandonados. A relação é clara: Se o comprador acha o preço do frete ou o prazo da entrega não aceitável, prefere não finalizar a compra. No cenário nacional, a média do frete sobre as vendas é de 10,2%, segundo dados do E-commerce Radar 2017. Assim, é de interesse do gestor de e-commerce que sua plataforma ofereça as melhores condições para que seu cliente finalize a compra de maneira satisfatória.

 A seguir, apresentamos essa ferramenta que pode transformar de maneira positiva a gestão de fretes da sua loja virtual.

O que é gateway de frete?

Como sugere o termo em inglês, um gateway nada mais é do que um “portal de acesso” que viabiliza uma gestão estratégica no processo de entrega dos produtos, oferecendo opções de entregas e prazos mais atraentes para os clientes. Com ela, as empresas conseguem operar os contratos e tabelas de frete das transportadoras diretamente na loja virtual, possibilitando múltiplas opções de transporte e, como resultado, um aumento das conversões de venda do seu e-commerce.

Como funciona um gateway de frete?

O Gateway de frete é oferecido, geralmente, por empresas que possuem uma equipe especializada em interpretações de tabelas de frete. Ele opera o tráfego de informações, sobretudo na etapa de conclusão do pedido, garantindo um cálculo de frete mais preciso.

Quando um e-commerce utiliza gateways de frete, há uma resposta mais dinâmica do site com as opções de frete e prazos oferecidos pelo lojista. Para que isso ocorra, é necessário um sistema que permita que o seu cliente, ao digitar o CEP, no momento da realização da compra, visualize as opções disponíveis de entrega, seus prazos e valores. Dessa forma, o consumidor final ganha autonomia para escolher a melhor opção para a entrega do produto adquirido. Na prática, ele que vai definir qual transportadora irá realizar a entrega, através das opções cadastradas pelo lojista.

Quais são as formas de se fazer o cálculo do frete dentro da plataforma?

(1) Manual, via tabela estática

Muitas plataformas deixam a loja subir uma tabela de fretes fixa. No geral, este é um processo simples, porém a construção da tabela no formato próprio da plataforma é algo bem trabalhoso, e envolve grandes tabelas com milhares de linhas. Ao final, o cálculo é menos assertivo, devido às diferenças de valores e formatos entre as transportadoras. Taxas especiais, como por exemplo TDE e TRT, não conseguem ser consideradas. Nesses casos, frequentemente há diferença entre os resultados reais e os obtidos nos cálculos, isso por causa dos índices de precisão menores, principalmente em situações onde há uma má gestão e não atualização das informações nas tabelas.

Por conta desses riscos, é compreensível que plataformas de e-commerce mais maduras prefiram terceirizar a tarefa de cálculo de fretes, ou adquiram softwares que processem e atualizem os dados com maior assertividade e segurança.

(2) Automatizado, direto com a transportadora

Algumas plataformas integram automaticamente com a transportadora para receber os preços do frete. Na teoria, isso parece a situação perfeita. Porém, na prática, pouquíssimas transportadoras fornecem essa integração técnica. Além disso, é arriscado para a loja depender dos preços que a transportadora dá porque é possível mudar os valores sem a loja perceber.

(3) Automatizada, via gateway de frete

O melhor caso é o uso de um gateway de frete. O cálculo costuma ser mais democrático, por aceitar, normalmente, todos os tipos de transportadoras, desde as mais destacadas no mercado até as pequenas transportadoras, de abrangência regional. Fora isso, um gateway consegue trabalhar com todos os tipos de cálculo, considerando cubagem, peso das mercadorias, distância e valor da nota fiscal. Qualquer taxa especial também é configurável.

O segredo do gateway é a integração entre as ferramentas e a automatização, o que evita um trabalho manual de conferência de informações. Além disso, como os gateways geralmente importam as tabelas de frete, diminui significativamente os erros nos cálculos e dinamiza a experiência de compra do consumidor.

Quais são os benefícios do gateway?

Entre os benefícios, destaca-se a ampliação da variedade de opções de entrega, que resulta uma alta taxa de conversão de vendas.

Além disso, ele permite que o lojista ofereça melhores opções de frete, inclusive frete grátis, sem que isso se transforme em prejuízo para o seu negócio. Lembrando que a gratuidade do frete pode ser o fator decisivo no momento de fechar a compra na sua loja virtual em vez de outra, como demonstrou a última Global Consumer Insights Survey, onde 72% dos compradores analisados apontaram o oferecimento de frete grátis como o benefício mais importante no momento da compra.

O uso inteligente do gateway de frete, aliado ao marketing, também pode ajudar na criação de campanhas inteligentes e personalizadas de acordo com o perfil do seu consumidor.

Em resumo, temos como benefícios do gateway:

  • Cálculo de frete mais assertivo, pois considera mais tipos de taxas de fretes;
  • Concentração dos cálculos em um só lugar, gestão facilitada para todos os canais de venda fora da plataforma como  marketplaces, ERPs, etc.;
  • Atualização de tabelas com mais rapidez, maior praticidade;
  • Tranquilidade para o lojista, que pode contar com o apoio de uma equipe especializada, como a da Intelipost, para ter uma melhor performance nas vendas;
  • Maior transparência e agilidade no ato da compra.

Um overview do mercado

gateway de frete

Segundo os dados apresentados acima, fica claro que o uso de gateways de frete é um caminho natural a ser tomado pelas plataformas de e-commerce mais maduras, que se preocupam em oferecer estratégias eficazes na entrega dos produtos, caminho este que empresas como a Vtex ainda estão relutantes a tomar.
Quer entender melhor como funciona um sistema de cotação de frete? Fale com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

ecommerce-delivery-online-payment-access-paying-online-payment-concept-women-use-laptop-banking-online-shopping-via-banking-mobile-apps-etransactions-financial-technology 1360
Da Gestão de Vendas à Logística, Otimize seu E-commerce com Wake e Intelipost
Frame 249 (2) (3)
Torne Suas Entregas Mais Ágeis com a Smart Label no Módulo de Despacho
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades