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Pré-compra offline: o futuro do e-commerce também é físico

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Cada vez mais, as empresas buscam atender todas as necessidades dos clientes. Para isso, desenvolvem novos produtos, pesquisam mercados e oferecem outras formas de agregar valor, sempre pensando na satisfação do cliente. No entanto, elas também buscam novos produtos e serviços sem realmente entender como eles são apresentados ao cliente, e como esse se comporta na hora da compra.

Se o objetivo é criar valor, as empresas devem pensar menos nos concorrentes e mais nas mudanças de comportamento dos clientes, que vêm buscando muito mais experiências que provoquem a necessidade de compra. Um bom exemplo de comportamento a ser observado é o aumento da utilização do modelo de pré-compra offline. Pode ser que você desconheça esse termo, mas com certeza já o vivenciou em algum momento.

O que é pré-compra offline?

A pré-compra offline ou ROPO (research online, purchase offline) é uma nova tendência que vem surgindo no comportamento das pessoas que realizam compras online. São aqueles clientes que pesquisam nas plataformas de e-commerces, buscam feedbacks online, examinam os sites de reclamação, comparam os preços em diversos concorrentes, para, depois, ir até uma loja física e efetuar a compra saindo do local com o produto em mãos, ao invés de realizar a compra online.

Por que os consumidores estão optando pela tendência ROPO?

Muitos são os motivos de se optar pelo ROPO. Ainda que as pessoas encontrem mais informações e possam encontrar avaliações sobre o produto online, a loja física apresenta um grande diferencial: o cliente tem a possibilidade de ver o produto de perto, tocar, experimentar. Com isso, ele sente mais confiança e certeza de que aquela mercadoria é realmente o que ele precisa. A pesquisa já está feita, ele sabe que o valor que está pagando está dentro dos estipulados pelo mercado e, por meio de uma interação física, pode tomar a decisão final da compra.

Qual a relação entre pré-compra offline e Omnichannel?

A pré-compra offline é uma das aplicações do conceito de Omnichannel, que tem como objetivo a integração de todos os canais disponibilizados pela empresa. Disponibilizar ao cliente a possibilidade de pesquisar sobre o produto no site da loja e posteriormente oferecer o produto para ser testado e experimentado é buscar atingir as expectativas e cativar o cliente, alcançando a máxima satisfação.

Conquistar o cliente por meio de seus produtos tem grande importância. Entretanto, produtos se tornam obsoletos com facilidade. Proporcionar ao cliente a experiência de compra que ele deseja, é criar um diferencial muito mais robusto, pois, além de oferecer um produto de qualidade com um preço atrativo, você agrega valor e atende à expectativa do cliente, fechando um ciclo de satisfação. Se o comportamento dos consumidores tende a pré-compra offline, o que você está esperando para ofertar esse diferencial?

Agora que você já sabe o que é pré-compra offline, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam aprender sobre o tema?

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