Intelipost

Precificação dinâmica nas entregas do e-commerce e experiência do consumidor

Publicado em
por:
precificacao_dinamica

As mudanças constantes no mercado como um todo, além de torná-lo mais mutável, trouxeram para a logística um termo já conhecido do e-commerce: precificação dinâmica. Porém, muito além de preços conforme a oferta e demanda, a precificação dinâmica nas entregas baseia-se em velocidade, precisão e frequência. 

Esses três pilares são a base para melhorias no atendimento de consumidores mais exigentes e a alta demanda do mercado. Entenda a seguir mais detalhadamente sobre essa estratégia de precificação nas entregas para o e-commerce. 

O que é precificação dinâmica na entrega

Como citado, a precificação dinâmica nas entregas baseia-se em três conceitos: velocidade, precisão e frequência. 

Velocidade está diretamente ligada com cotações mais rápidas. Muitos consumidores se mostram mais interessados em resolver seus problemas o quanto antes, sem se importar com preços, por isso a importância de ter processos ágeis e acessíveis. Quanto mais rápido for realizada a cotação e repassada ao consumidor, maiores são as chances de fechar negócio.

Por isso, é importante que as empresas busquem soluções que automatizam os processos em tempo real e ofereçam ao seus clientes informações de preço online, que tornam a experiência mais rápida e vantajosa. 

Já precisão está ligada aos dados. No modo tradicional, a precificação das entregas depende de vários fatores e pode variar conforme a transação. Como resultado da falta de precisão nas tabelas, a empresa pode ver uma baixa conversão devido aos altos preços ou até pelos preços abaixo do esperado pelo consumidor. 

No caso da precificação dinâmica, a utilização de dados e aprendizado da máquina são misturados para compreender as tabelas com mais precisão. Além de identificar os pagamentos a partir de indicadores do mercado, ela permite detectar momentos de pico e declínio dos preços a partir da data de embarque, origem e destino, o que possibilita criar ações para fortalecer em datas específicas. 

E por último, a frequência. Com um mercado mais dinâmico, preços a longo prazo não fazem mais sentido com as mudanças que acontecem constantemente. A precificação dinâmica permite, então, tabelas de preço trimestrais, mensais ou até semanais, que acompanham o mercado e possibilitam aproveitar as oportunidades que surgem. 

A precificação dinâmica reflete, também, nos principais desafios para a cadeia de suprimentos. Como no caso do início da pandemia em 2020, em que as operadoras sentiram o crescimento do e-commerce e as mudanças nos produtos, sendo necessário agir rapidamente para criar tabelas de precificação que fizessem sentido para o momento.

Resumindo, a precificação dinâmica nas entregas do e-commerce é baseada na digitalização dos processos e permite que as transportadoras e operadores logísticos encontrem o equilíbrio na hora de fazer as tabelas de preço conforme as necessidades do momento. 

Como implementar

Com os processos, em sua maioria, manuais e pouco integrados, o primeiro passo para implementar a precificação dinâmica é a busca por automatização. Depois, é importante apostar em dados concretos para entender a fundo como a precificação deve ser feita.

Pensando em dados, a implantação de um Data Mart de preços permite acesso em tempo real às informações para que as equipes responsáveis possam usá-las. Um Data Mart de preços nada mais é do que um Data Warehouse (um repositório central de informações) simplificado, com foco em um único assunto, neste caso, preços. A partir dele é possível acessar informações e dados para obter ideias rápidas sobre os processos, sem precisar pesquisar em vários locais.

A automatização está ligada à integração de todos os dados de preço, em tempo real. Como citado, é importante alterar frequentemente a tabela de preços para acompanhar as oscilações do mercado. Em uma operação grande, gerenciar decisões complexas em pouco tempo é um enorme desafio, impossível em uma simples planilha de Excel. Surge então a importância de uma plataforma de preços integrada, que permite recomendações para cotações mais inteligentes, reclassificação dos preços para otimizar as campanhas e alertas de monitoramento para acompanhar oportunidades e riscos.

Os impactos para o consumidor

A precificação dinâmica tem se tornado uma aliada tanto do varejista quanto do consumidor. O primeiro, de um lado, encontra soluções para precificar as entregas tanto em períodos de pico quanto de baixa do mercado, através de dados concretos e automatizados. Por outro lado, essa estratégia pode permitir que o consumidor escolha o que fizer melhor sentido com base na sua capacidade financeira.

Vejamos como exemplo as companhias aéreas: para escolher o acento no momento da compra da passagem, paga-se mais por isso. Logo, no e-commerce, para receber o produto no melhor dia e horário para o consumidor, paga-se o valor necessário para tal. 

Por fim, é possível perceber que quem apostar na precificação dinâmica nas entregas primeiro, estará saindo em vantagem frente a quem ainda possui preços fixos, e se mostrará cada vez mais adaptado às mudanças do mercado.

Estar atento às tendências é a principal tarefa para quem busca melhorias no desenvolvimento dos processos, tanto do e-commerce quanto da logística. Se você gostou do que viu e quer ficar por dentro de outros assuntos que envolvem o ambiente do e-commerce, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

female-inventory-manager-scans-cardboard-box-digital-tablet-with-barcode-scanner-worker-holds-package-background-rows-cardboard-boxes-with-products-ready-shipment
Pegaki é Indicada ao Prêmio Reclame Aqui 2024 na Categoria Logística e Transporte
for-Editado
Intelipost no Fórum E-Commerce Brasil 2024: Inovações, Conexões e a 3ª Temporada da “Tecnologia para a Entrega Perfeita”
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades