Engana-se quem pensa que logística e e-commerce não andam de mãos dadas. Um simples atraso em uma entrega pode respingar diretamente na satisfação do cliente final e na reputação da empresa. Por isso, a busca pela precisão na previsibilidade das entregas tornou-se um desafio para o setor.
Infelizmente, hoje existe uma certa dificuldade em atingir os acordos de nível de serviço entre transportadoras e varejistas relacionados às entregas, conhecidos como SLA (sigla do inglês, Service Level Agreement), principalmente pela falta de visibilidade e automatização dos processos. Logo, para buscar o sucesso da operação logística, o e-commerce precisa identificar pontos de atenção e organizar a operação para solucionar os problemas que envolvem a previsibilidade das entregas.
Entenda a seguir o que é previsibilidade, sua importância e as ferramentas que auxiliam na busca pela sua precisão.
O que é previsibilidade das entregas?
Métrica importante relacionada à experiência de compra e tomada de decisão, a previsibilidade das entregas trata da previsão de quando o pedido chegará ao consumidor final. Com essa informação em mãos, o gestor de logística consegue focar nas estratégias para alcançar o prazo estimado no momento da compra, identificando pontos de melhorias na operação.
Como atrasos ou antecipações nas entregas podem impactar a expectativa do consumidor, principalmente quando não informado sobre o horário de recebimento de sua encomenda, acompanhar essa métrica torna-se fundamental para o e-commerce passar segurança e fidelizar seus clientes.
Por que a previsibilidade das entregas é importante para o e-commerce?
Ao fornecer a informação de entrega ao cliente no momento da compra e cumpri-la corretamente, as chances de conquistar sua confiança e fidelizá-lo são grandes. Mas além disso, a previsibilidade das entregas têm outras vantagens para a empresa:
- Acompanhar a métrica de entregas realizadas no prazo previsto
- Reduzir a chance de reentregas
- Manter o motorista informado sobre as rotas do dia e previsões de entrega
- Informar o cliente sobre qualquer alteração no prazo de entrega da sua encomenda
- Acompanhar a performance dos motoristas
- Identificar eventuais problemas e ações para resolvê-los o quanto antes
- Extrair relatórios com informações importantes e histórico de entregas.
Como atingir a previsibilidade das entregas
Algumas ferramentas podem auxiliar na entrega da previsibilidade mais eficiente, confira.
Inteligência Artificial
Tecnologias que utilizam Inteligência Artificial garantem a qualidade do serviço prestado, e na logística, otimizam a operação desde o armazenamento até o transporte ao consumidor. Ou seja, o uso da IA possibilita a previsão de demanda e estoque, além de gerar rotas mais econômicas e eficientes com aprendizado de dados.
Com isso, a previsibilidade das entregas torna-se realidade para a operação, a partir de algoritmos que controlam e automatizam os processos e entregam informações atualizadas com base nas ocorrências do dia.
Automatização dos processos
A adoção de sistemas de gestão e outras ferramentas que tornam os processos logísticos automáticos permite maior controle sobre todas as etapas da operação, desde armazenamento, integração e, principalmente, no planejamento das rotas.
Essa busca por excelência operacional aumentou o investimento em automatização. Tanto é que a estimativa para 2025 é que 80% das empresas adotem automação inteligente, segundo pesquisa da Analytics Insight. Assim, além de melhorar a previsibilidade das entregas, as empresas que já apostam na automatização dos processos estão saindo na frente dos concorrentes.
Planejamento das rotas
O planejamento das rotas é um processo complexo que pode ser simplificado com a automatização. Deixar as planilhas e mapas aleatórios de lado e apostar em uma ferramenta que em poucos minutos cria um sequenciamento de entregas de forma inteligente e econômica, além de aumentar a produtividade da operação e verificar melhorias no desempenho dos processos, possibilita entregar ao consumidor mais precisão sobre sua entrega.
Ou seja, ao planejar as rotas com antecedência e de forma automática, é possível prever o tempo entre uma entrega e outra e possíveis alterações necessárias no trajeto, o que pode impactar no prazo de entrega previsto no momento da compra.
Visibilidade das informações em tempo real
Ao unir a IA com automatização dos processos, a operação coleta informações em tempo real, o que permite tomar decisões para evitar problemas na entrega ou alertar o consumidor com antecedência sobre o status do seu pedido.
Para o e-commerce, que tem um prazo de entrega a cumprir e depende do sucesso da transportadora, a visibilidade das informações em tempo real é a chave para decisões mais assertivas frente ao que foi planejado. Ou seja, o histórico das entregas, apontando se o SLA foi de fato cumprido ou não, pode permitir a realização de cotações de frete mais precisas no momento da compra.
Assim, as ferramentas disponíveis para auxiliar o e-commerce e o transportador a entregar prazos reais e alcançáveis para o consumidor torna-se uma realidade. A previsibilidade das entregas é a informação mais importante da logística, e deve ser calculada com cuidado.
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