Intelipost

Por que o ship from store é uma ótima oportunidade para o varejo?

Publicado em
por:
ship from store

A transformação digital impactou diretamente o setor varejista, e na logística, a modalidade de ship from store teve grande relevância para a adaptação às necessidades de mercado.

Assim, uma estratégia que vem sendo bastante utilizada pelos varejistas é a adoção do ship from store (SFS), otimizando ainda mais a experiência dos consumidores.

A seguir explicamos o que é essa modalidade e como ela pode ajudá-lo a vender ainda mais!

O que é ship from store?

O ship from store é uma modalidade de envio de mercadorias. Basicamente, ele consiste na transformação da loja física em um centro de distribuição. Assim, os produtos disponíveis em estoque na loja física podem ser utilizados para suprir a demanda crescente dos pedidos online.

Para que isso ocorra da melhor forma, é essencial que o varejistas tenha visibilidade total dos estoques e que mantenha-os integrados.

Logo, o ship from store trata-se de um processo de atendimento muito satisfatório para os consumidores, pois devido à flexibilidade do estoque, é possível atender as solicitações realizadas em um meio virtual de venda, como os e-commerces, e também nas lojas físicas. Desse modo, muitas vendas não são perdidas.

Algumas razões para adotar o ship from store na sua estratégia logística

O ship from store traz muitas vantagens para o seu estabelecimento, principalmente com o aumento das compras virtuais, o que demanda mais atenção e agilidade às exigências desse novo consumidor.

A seguir elencamos os principais motivos para você considerar a adoção da modalidade na sua estratégia logística.

Redução de custos e crescimento de receita

Com o ship from store a sua loja consegue reduzir gastos, aumentar as vendas e a sua lucratividade do seu negócio cresce de forma significativa. Por meio de uma maior movimentação de pedidos é possível aumentar em mais de 30% o índice de vendas da sua loja.

Consequentemente ao aumento da receita, você consegue investir em mais mercadorias e aperfeiçoar algo que não vai bem na sua loja, por isso é tão importante buscar por estratégias que sejam capazes de contribuir para o empreendimento.

Diminuição da inadimplência

Saiba que em uma loja online o pagamento da compra é feito antes do consumidor receber a mercadoria em sua casa. Desse modo, o índice de devedores tende a reduzir, se comparamos com as compras realizadas a prazo, principalmente das lojas que disponibilizam crédito.

Muitas plataformas de e-commerce oferecem a possibilidade de compra por meio de pagamentos com boleto, transferência, além de aceitar a realização de pagamentos com cartões de crédito, tudo isso pode ser feito a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além do mais, fica mais simples para o varejista identificar e limitar os riscos de dados e históricos de compra no que diz a respeito à falta de pagamento, pois isso afeta significativamente o caixa da empresa.

Mais agilidade e flexibilidade nas entregas

De acordo com a lógica do ship from store, os centros de distribuição não são centralizados. Ou seja, em vez de os produtos saírem de um único local, o procedimento de envio se inicia no local mais próximo do cliente e que tenha disponibilidade do produto.

Dessa forma, as entregas ganham em agilidade, pois a mercadoria se encontra mais próxima do cliente. Atualmente, existem e-commerces que realizam envios no prazo de dois dias e, caso o cliente prefira, ele pode fazer a retirada na loja, o que torna esse processo mais flexível.

Mais conveniência e maior satisfação do consumidor

O ship from store atua com a finalidade de satisfazer o desejo do novo consumidor, pois ele contribui em uma prestação de serviço mais eficiente, que seja capaz de proporcionar mais conforto e melhor custo-benefício.

Essa modalidade de entrega diminui de forma significativa os contratempos relacionados a indisponibilidade, por exemplo, caso um produto esteja em falta no centro de distribuição, ele pode ser encontrado em uma loja física. Assim, o produto chega mais rápido ao consumidor, e o varejista não perde a venda. Essa integração dos sistemas é muito vantajosa para a organização e para o consumidor.

Além disso, é válido ressaltar que o envio da loja também se torna algo eficiente, pois os produtos podem ser retirados no próprio estabelecimento, sem nenhum custo com o frete para o cliente final. Compreenda que o ship from store reúne um conjunto de vantagens que buscam sempre satisfazer o consumidor em potencial.

Reduz as falhas dos sistemas

Outra importante razão para você querer ter o ship from store dentro do seu negócio é a possibilidade de resgatar as vendas que não foram efetuadas por causa da falta de algum produto em determinado estabelecimento ou por causa de algum falha no compartilhamento das informações internas.

Com os sistemas de suas lojas integrados, é possível verificar se há algum produto disponível nos estoques de outras lojas para o envio da mercadoria para o cliente.

Como o ship from store gera oportunidades de vendas?

O ship from store melhora o desempenho das suas vendas, a medida em que possibilita contornar problemas que afetariam a finalização de alguma transação, ele também evita que as mercadorias fiquem paradas muito tempo no estoque.

Portanto, você pode potencializar a venda no varejo com o ship from store, pois ele faz com que o processo fique mais eficiente e satisfatório. As compras online aumentaram muito, e para conseguir destaque no mercado é preciso oferecer alguns diferenciais na experiência de compra do seu público-consumidor.

Afinal, o consumidor online busca cada vez mais agilidade e praticidade, por isso, é preciso adequar os processos para oferecer todas essas vantagens aos consumidores.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para ler este outro post e descubra quais são as modalidades Omnichannel.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

ecommerce-delivery-online-payment-access-paying-online-payment-concept-women-use-laptop-banking-online-shopping-via-banking-mobile-apps-etransactions-financial-technology 1360
Da Gestão de Vendas à Logística, Otimize seu E-commerce com Wake e Intelipost
Frame 249 (2) (3)
Torne Suas Entregas Mais Ágeis com a Smart Label no Módulo de Despacho
Categorias
Newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba as nossas novidades