Quando falamos de experiência de compra no e-commerce, existem dois tópicos que são imprescindíveis para o sucesso de uma operação: a taxa de conversão e a cotação de frete. Neste post explicamos o que são e como a relação entre eles pode ajudar o seu negócio a alavancar ainda mais as vendas.
O que é a taxa de conversão no ecommerce?
A taxa de conversão indica o quanto as pessoas têm interesse pelos produtos disponibilizados na sua loja a partir da relação entre quantas pessoas realizaram a busca pelo produto e o adicionaram ao carrinho. Para realizar o cálculo real da taxa de conversão de um e-commerce, basta dividir o número de compras realizadas no seu site, dentro do período a ser analisado, pelo número de visitas que a loja recebeu no mesmo período.
Desse modo, um site que recebeu 10 mil visitas em uma semana e realizou nesse mesmo período 500 vendas, terá uma taxa de conversão média de:
500 ÷ 10.000 = 0,05, ou seja, uma taxa de conversão de 5%.
Mas qual a importância da taxa de conversão?
Ao saber de fato qual a taxa de conversão do seu e-commerce fica muito mais fácil elaborar campanhas de marketing estratégicas e mensurar os resultados. Outra vantagem em acompanhar essa métrica é identificar quais são os produtos “carro-chefe” da sua loja, ou seja, quais produtos convertem mais consumidores e geram mais vendas para a sua loja.
No e-commerce, as taxas de conversão podem variar bastante de acordo com a categoria do produto, pois, alguns produtos precisam ser comprados com maior recorrência (itens de higiene e alimentos, por exemplo) e outros, nem tanto (móveis, colchões, etc.). No caso dos marketplaces, as taxas de conversão média e por produto podem variar consideravelmente, por conta da variedade de produtos disponibilizados no canal.
Dados da Digitalks de 2020 indicam uma taxa média de conversão dos e-commerces no Brasil de 1,33%.
A relação entre taxa de conversão e cotação de frete
Agora que você já sabe como calcular a taxa de conversão, vamos falar sobre outro ponto sensível na experiência de compra: a cotação de frete.
Você sabia que a principal causa do abandono de carrinho no e-commerce é o valor cobrado pela entrega? Ou seja, o valor do frete cobrado do consumidor.
Uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui mostrou que 63,9% das pessoas entrevistadas apontaram o valor do frete como o principal motivo para a desistência de uma compra. A mesma pesquisa indicava que 18,6% acreditavam que o prazo de entrega era o principal fator para abster-se de uma compra.
Esse comportamento não é exclusividade do Brasil, como foi apontado em pesquisa realizada pela Moosend que identificou que problemas relacionados ao envio, como o alto valor do frete e dificuldades no checkout representam mais de 75% dos abandonos de carrinho.
Como uma boa cotação de frete otimiza a taxa de conversão?
Uma boa prática de mercado para diminuir o abandono de carrinho e melhorar a taxa de conversão é otimizar o checkout da sua loja. Isso pode ser feito a partir da oferta de um menu de frete completo, que ofereça diferentes modalidades de entrega no momento em que o consumidor adiciona o CEP destino para verificar o valor que será cobrado pela entrega.
Ao realizar uma compra online, o valor do frete a ser pago gera um sentimento que o consumidor tem com a sua loja. Por isso é muito importante que você ofereça opções flexíveis, como entregas em pontos de retirada ou ship from store, dando mais confiança e autonomia para seus consumidores, que podem escolher qual das opções está mais de acordo com a sua necessidade.
Dicas de cotação de frete para garantir uma boa taxa de conversão
A adoção de estratégias de frete estão se tornando cada vez mais comuns no comércio eletrônico. Somente no primeiro semestre de 2021 houve um aumento de 49% na oferta de frete grátis no e-commerce, segundo um relatório exclusivo da Intelipost.
Para atrair a atenção e desenvolver um bom relacionamento com o seu público-consumidor, é recomendado oferecer uma opção de frete mais barata, normalmente com um prazo de entrega relativamente maior, e uma opção de entrega expressa, com prazo reduzido e valor um pouco mais alto. Lembre-se de deixar isso bastante claro para o usuário que está realizando a compra na sua loja, assim, a possibilidade de insatisfação com a entrega é suavizada.
Além disso, a adoção de tecnologias de inteligência logística ajudam no acompanhamento dos índices de desempenho da sua loja, e estão se tornando padrão de mercado nas operações logísticas mais desenvolvidas. Hoje já é possível encontrar soluções ideais para os mais diversos tipos de operação de entregas, que reduzem custos de maneira inteligente, garantindo a melhor experiência de compra aos consumidores.
Como você pôde ler aqui, obter bons resultados no seu e-commerce não depende apenas de um número alto de visitas no site. É preciso acompanhar os índices de conversão da sua loja e do mercado. Para ajudar nesses índices, oferecer as melhores opções de frete aos consumidores por meio de uma cotação eficiente, garante os melhores preços, e por consequência, melhores resultados em conversões de vendas.
A intelipost tem a cotação de frete mais rápida do mercado e realiza mais de 300 milhões de cálculos por mês. Atualmente, são mais de 4 mil lojas que utilizam as nossas soluções.
Caso tenha interesse em aumentar as vendas do seu e-commerce oferecendo as melhores opções de entrega para os seus clientes, não perca a oportunidade de entrar em contato conosco e entenda melhor como a Intelipost pode ajudar a sua operação a obter melhores resultados para o seu e-commerce!