Tecnologias inteligentes para logística na experiência de entrega

Publicado em
por:
tecnologias inteligentes para logística

Entenda as possibilidades para a sua empresa com a utilização de tecnologias inteligentes para a logística.

A elevada quantidade de informações, a exigência de obter mais rapidez nas movimentações, as demandas de diminuição de gastos e aumento do desempenho, entre outros fatores, fazem com que, cada dia mais, a tecnologia inteligente seja fundamental para os processos logísticos.

Com isso, várias soluções estão sendo elaboradas para automatizar e aprimorar as fases de entrega de produtos. Então, é importante saber quais são as tecnologias inteligentes para logística que estão inovando a experiência de entrega das empresas.

Como tecnologias inteligentes podem ajudar na gestão logística?

A tecnologia contribui significativamente para a inovação dos processos logísticos, pois deixa as etapas de entrega mais simples e eficientes. Desse modo, elas podem:

Otimização de processos

A quantidade de informações que o setor logístico produz todos os dias é muito grande. Com isso, não utilizar as ferramentas tecnológicas, hoje mais acessíveis, dificulta e atrasa os processos, impossibilitando a administração das rotinas operacionais e de gestão.

O investimento em tecnologia contribui com melhorias em todos os processos da operação, para maior produtividade e qualidade no serviço.

Visibilidade do processo de entrega

O uso de tecnologias inteligentes para logística permite que você tenha visibilidade total e em tempo real do que acontece durante o transporte, com notificações de atualizações de status. Isso contribui para o processo de tomada de decisão, além de oferecer insights de melhorias no relacionamento com os clientes, por meio da oferta da melhor experiência de entrega.

Integração do ecossistema

Um dos grandes benefícios do uso da tecnologia inteligente para logística é a possibilidade de integração entre sistemas. Ela permite que a comunicação seja ágil, fazendo com que os processos sequenciais recebam automaticamente os dados, otimizando a conclusão das tarefas.

Diminuir o tempo do ciclo do pedido

O ciclo do pedido refere-se ao momento em que ele é inserido no sistema até a hora em que é entregue ao consumidor. O resultado é a redução do lead time, otimizando o tempo oferecido ao comprador e, consequentemente, melhorando sua satisfação de compra.

Ajudar na gestão de estoques

A gestão de estoque pode interferir nas vendas, finanças e compras de sua organização. Afinal, a composição do estoque é realizada usando o capital da empresa, caso não seja bem administrada.

Dessa maneira, é considerável a utilização de um sistema que facilite a automatização dos processos, proporcionando melhorias para a realização das tarefas, diminuindo, assim, os índices de falhas e retrabalhos, com ganho em segurança e a confiabilidade dos dados para monitorar a produtividade de toda a operação.

Geralmente, os sistemas permitem acompanhar rotinas de recebimento, expedição, armazenagem, gestão de inventários, retirada de documentos, além do gerenciamento do giro de materiais, devolução e trocas.

Quais as tecnologias inteligentes que estão inovando a experiência de entrega ?

Existem várias soluções no mercado que podem ajudar a potencializar a experiência de entrega de sua instituição. Confira os principais sistemas para simplificar a logística da sua empresa.

Sistemas de gestão logística

A tecnologia tem um importante papel na cadeia de suprimentos. Atualmente, é complicado alcançar bom desempenho e apresentar serviços rentáveis e competitivos, sem o auxílio de sistemas na gestão logística.

Hoje, softwares modernos podem atender diferentes fases do fluxo de distribuição, ocasionando uma maior integração, eficiência e agilidade. Logo, como resultado, as tarefas se tornam mais produtivas, inteligentes e econômicas.

Dessa forma, gestores têm mais tempo para atividades mais estratégicas e menos operacionais, dedicando-se a formas inovadoras de proporcionar um diferencial para seus clientes, fortalecendo o nome do negócio. alguns exemplos são o Warehouse Management System (WMS); Global Positioning System (GPS); Enterprise Resource Planning (ERP) e entre outros. 

Sistemas de gestão de fretes

Um sistema de gestão de frete contribui no gerenciamento de todas as fases da entrega de um produto ao cliente. Assim, o software Transportation Management System tem sido usado por muitas distribuidoras para definir qual a melhor estratégia para realizar o envio da mercadoria.

É importante destacar que sistemas de gestão de frete são baseados nos conceitos do Big Data Analytics e Business Intelligence, pois eles permitem deixar o processo de entrega mais eficiente e satisfatório para a empresa e para o consumidor.

Novas modalidades de entregas

Modalidades de entrega, como ponto de retirada, same day, next day e in-store delivery estão transformado a logística. Isso porque elas respondem rapidamente os consumidores e, além do mais, são mais econômicas para a empresa. As novas modalidades de entrega estão inovando esse processo e deixando os clientes mais satisfeitos.

Portanto, investir em tecnologia inteligente para a logística é imprescindível para que os processos sejam executados de maneira mais confiável, segura, com reduzidos índices de falhas e necessidade de retrabalhos. Nesse contexto, é possível dizer que quanto mais uma organização está disposta a realizar um investimento em soluções tecnológicas, mais seguras e certeiras suas atividades se tornarão.

Além do mais, esse cenário de pandemia exige inovações e mudanças para conseguir se destacar da concorrência, sendo que uma entrega eficiente pode contribuir bastante. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para baixar o e-book Solução de TMS: criar uma interna ou contratar uma de mercado? para ficar sabendo como ter uma logística bem estruturada e eficiente!

otimização da taxa de conversão

Gostou? Compartilhe esse conteúdo!

Relacionados

nfr
NRF 2025: Os Grandes Destaques e Oportunidades para o e-commerce
Frame 263 (3)
Black Friday 2024: Tendências, Insights e Impacto Logístico no E-commerce Brasileiro