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5 tendências de comércio eletrônico para 2023

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Enfrentando uma crise econômica e gastos reduzidos, 2022 foi sem dúvida um dos anos mais difíceis que o varejo já enfrentou. Conforme a crise continua, os pensamentos agora se voltam para o que 2023 reservará e como o comércio eletrônico responderá aos desafios futuros. 

Nesse artigo preparamos 5 tendências de comércio eletrônico para 2023 que você pode apostar na sua operação, confira!

Tendências de comércio eletrônico para 2023

1- Lealdade será fundamental 

De acordo com muitos especialistas em varejo, a principal prioridade para 2023 deve ser a retenção de clientes

Isso faz sentido quando você considera que a chance de vender para um cliente existente é de 60% a 70%, mas a chance de vender para um novo cliente em potencial é normalmente de apenas 5% a 20%. 

A quantidade e o estilo de opções de compras se multiplicaram tremendamente se incluir compras sociais, compras de vídeo, compras no jogo e, é claro, metaverso/Web 3.0. 

Como você conquista e mantém clientes quando suas opções parecem infinitas? A resposta é lealdade. É tão antiquado quanto parece, mas tratar as pessoas bem faz com que elas voltem. 

Se a experiência de um comprador for ruim – incluindo erros, atrasos ou falta de comunicação – a retenção é muito menos provável. Tanto é que 77% das avaliações de uma estrela na Trustpilot são resultado direto de uma experiência pós-compra insatisfatória. 

Em 2023, esperamos que mais marcas invistam em recompensar os clientes pela lealdade como forma de mostrar gratidão por seu suporte contínuo. 

Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo programas de fidelidade e indicação, brindes e descontos personalizados. Se você está preocupado com os impactos dos descontos em seus resultados, um simples e rápido e-mail de agradecimento ou até mesmo uma nota personalizada podem ajudar muito. 

2- As pressões de custo e estoque devem ser abordadas 

Você sabia que 89% dos varejistas experimentaram um aumento nos custos nos últimos 6 meses? Esses aumentos afetaram fortemente as margens dos varejistas e os especialistas argumentam que essas pressões só se intensificarão nos próximos 12 meses e devem ser abordadas. 

O comportamento do consumidor permanecerá incerto como resultado do cenário econômico e isso afetará tanto o comércio eletrônico quanto as lojas físicas. De acordo com uma pesquisa da Inventory Planner, quase metade (45%) dos varejistas têm mercadorias excedentes que estão paradas – respondendo por quase 24% de todo o estoque. 

Dois terços das marcas agora admitem que haverá um impacto “perigoso” no fluxo de caixa se não conseguirem movimentar esse estoque no ano novo.

O excesso de estoque é um problema importante porque os produtos começam a diminuir de valor ao longo do tempo. Entre outras coisas, as mercadorias podem começar a se deteriorar e perecer, sair de moda, tornar-se redundantes e muito mais. 

Com tempos difíceis pela frente em 2023, cortar estoque será visto como um movimento estratégico crucial que todas as marcas precisarão tomar para garantir que seu fluxo de caixa permaneça saudável. A otimização do estoque, a movimentação do estoque em excesso e a liberação de caixa para compensar as pressões de custo serão as principais preocupações dos varejistas. 

3- Sustentabilidade estratégica será prioridade máxima 

A sustentabilidade tem sido um tema importante no varejo há muito tempo, mas em 2023 os consumidores – especialmente os mais jovens – estarão mais informados e conscientes do que nunca e optarão por gastar mais de seu dinheiro com marcas verdadeiramente sustentáveis. 

As marcas de comércio eletrônico devem esperar que seus clientes se tornem cada vez mais conscientes das questões ambientais e procurem aqueles por quem sentem que seus valores estão alinhados. Isso significará uma transparência ainda maior em relação a itens como fabricação, fornecimento, proveniência, força de trabalho, materiais e assim por diante. 

Os clientes estão se tornando cada vez mais conscientes do aspecto de sustentabilidade do produto que estão consumindo. A sustentabilidade desempenha um papel crucial no mercado e, com mais consumidores adotando esse comportamento, as marcas devem fazer disso uma prioridade estratégica em 2023. 

4- Compras ao vivo para crescer em destaque 

Os compradores online já se acostumaram a fazer compras ao vivo, com empresas como Wishtrend e Nike construindo grandes negócios com base nesse modelo. 

Especialistas preveem que as compras ao vivo continuarão crescendo com destaque em 2023, com plataformas de transmissão ao vivo. Os maiores players de comércio eletrônico de todos também investiram pesadamente para lançar recursos de venda ao vivo. 

É uma tendência que deve moldar o futuro das vendas online. Não há dúvida de que o comércio ao vivo está ganhando força, seja transmitindo para um público amplo ou conectando um único cliente a um assistente de vendas para suporte pessoal. 

5- O Traffic Mix está de volta 

Algumas marcas estão vendo os custos de publicidade aumentarem em até 60% para direcionar a mesma quantidade de tráfego. Essa tendência só vai continuar. Os gastos com anúncios digitais nos EUA devem crescer quase 50% nos próximos quatro anos. 

Então, qual é a resposta para 2023? O foco em gastos diversificados com anúncios e novos canais será fundamental.

Em vez de concentrarem seus esforços em apenas um canal de marketing, para serem super bem-sucedidas, as marcas precisarão ter uma mistura de diferentes tipos de marketing em execução – realguns gratuitos, outros pagos e alguns automatizados para atrair tanto o novo cliente quanto o recorrente. 

Esses diferentes canais de marketing precisarão trabalhar juntos para transmitir a mensagem, marca, história, empatia e criatividade em todos os canais, o que também será importante. 

Sobre a Trezo 

A Trezo é um parceiro Intelipost e uma das principais implementadoras da plataforma Adobe Commerce na América Latina. 

São especialistas em desenvolver e prestar suporte para e-commerces que utilizam a plataforma Adobe Commerce, tendo uma base com grandes clientes como Asus, Casio, 4BIO, Covabra Supermercados e Mueller Eletrodomésticos. 

Se você quiser saber mais sobre a plataforma Adobe Commerce e como ela pode alavancar as vendas do seu negócio, entre em contato com o time Trezo.

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