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Tendências do e-commerce que serão destaque em 2019

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O sucesso do comércio virtual nasceu e cresceu com o amadurecimento da tecnologia. Por conta disso, bons gestores devem estar atualizados e acompanhar constantemente as tendências do e-commerce.

Diferentes formas de inovação surgem a cada instante no mercado global, o que comprova que essa evolução não para: são infinitas as possibilidades de oferecer ao seu consumidor a melhor experiência de compra e se consagrar como referência no mercado. Pensando nisso, nós realizamos uma curadoria das principais tendências do e-commerce para o ano.

As principais tendências do e-commerce para 2019

Otimização dos filtros de produtos

O consumidor virtual tem um tempo de concentração reduzido e deseja encontrar o que precisa com facilidade e rapidez. Por isso, uma grande tendência do e-commerce para 2019 é a otimização dos filtros, que disponibiliza ao usuário  uma gama de opções para refinar a sua busca, tornando-a mais clara e de fácil navegação.

Além de maximizar as alternativas, a ideia também é apostar em uma interface que permita a combinação desses filtros, otimizando ainda mais a experiência de compra do cliente.

Automação no e-commerce

A automação de tarefas colabora para melhorar a experiência do usuário, bem como criar etapas mais estruturadas que darão suporte a um grande número de visitas e conversões. Em um e-commerce, podem ser informatizadas ações como:

Aumento da oferta de tipos de entrega

Além de contar com transportadoras e com os Correios, empresas também têm a chance de diversificar os meios de envio e encurtar prazos com a adoção de remessas por bicicleta entre outros métodos alternativos de entregas.

No mais, adotar estratégias como os pontos de retirada, nos quais um usuário pode retirar sua encomenda em um local específico da cidade que seja mais conveniente, acaba flexibilizando e otimizando o desempenho das entregas.

Checkout facilitado

O checkout é um estágio sensível em uma loja virtual. Qualquer erro ou suspeita pode fazer com que o cliente saia da página e desista de sua compra. Assim, uma das tendências do e-commerce mais fortes é investir em esforços para simplificá-lo e tornar a atividade de pagamento mais agradável dentro da plataforma.

Boas iniciativas, nesse sentido, são prover checkouts de uma página só, pedir apenas informações essenciais e permitir o pagamento sem que o cliente seja forçado a se registrar.

Mobile First e experiência do usuário

De acordo com um levantamento da PwC, quase metade dos brasileiros (41%) realiza compras via smartphones. Como a tendência é que o uso desses dispositivos aumente, é natural que lojas estejam atentas a desenvolver uma estratégia que privilegie o universo mobile.

Um projeto que atua nesse contexto é o AMP (Accelerated Mobile Pages), um motor de buscas elaborado em código aberto que procura acelerar o carregamento de páginas de um site na internet para incrementar as buscas e a visualização de produtos, com o intuito de proporcionar mais conforto para o usuário.

Acessibilidade com Voice Commerce

Sucesso lá fora, o uso do reconhecimento da voz para disparar tarefas — como o Amazon Echo e o Google Home — chegou ao comércio virtual com o Voice Commerce. A evolução das tecnologias de comandos por voz viabiliza uma maneira diferente de navegar por lojas e interagir com aparelhos. Por meio da fala, usuários realizam buscas e aprovam pagamentos. Isso simplifica tanto a procura como tende a causar menos atritos no momento do checkout.

Personalização

Por fim, a personalização sempre figura entre as importantes tendências do e-commerce e, para 2019, isso não será diferente. Consumidores têm uma expectativa crescente de que sua experiência em um site seja única e pessoal.

Para atingir esse fim, muitas marcas reforçaram o investimento em algoritmos e inteligência de dados para redesenhar páginas, conteúdos, anúncios, indicações, entre outros elementos de acordo com os interesses e histórico de navegação de cada pessoa.

As tendências do e-commerce para 2019 apontam, em sua maioria, para questões ligadas à experiência do usuário. Isso prova que inovar e manter o foco no cliente são as chaves para ter um negócio de sucesso e relevância no mercado.

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