O mercado global de logística atingiu um valor de quase U$ 10 trilhões no ano de 2022, segundo o relatório Global Logistics Market Outlook, publicado anualmente pela KPMG. Isso é reflexo do crescimento do e-commerce nos últimos 10 anos, principalmente após a pandemia.
Micros, pequenos, médios, grandes e gigantes varejistas mundiais expandiram suas vendas para o universo online e encontraram consumidores fiéis, que apostam na comodidade, praticidade e na variedade de produtos em um só lugar para realizar suas compras. Esses fatores fazem da logística um elemento indispensável para gerenciar os processos do comércio eletrônico.
Enquanto isso, a tecnologia tem desempenhado um papel crucial para otimizar os processos logísticos e garantir a continuidade das operações. Por exemplo, a digitalização permitiu a automatização de diversas tarefas e a rastreabilidade de cargas em tempo real, o que trouxe maior agilidade e precisão às operações.
O que não é mais novidade para o setor
O crescimento exponencial em um curto período de tempo do e-commerce trouxe à tona a necessidade imediata de algumas tecnologias que estavam andando a passos curtos, como o omnichannel, as entregas expressas e o ship from store.
Omnichannel
O conceito de omnichannel é proporcionar a mesma experiência de compra em diversos canais, seja na loja física quanto online, por meio da integração total, com foco na experiência do cliente para com a loja. Com o distanciamento social e o crescimento do e-commerce em diversos setores, como mercadista, por exemplo, essa modalidade se tornou realidade para a maioria dos varejistas.
Mas é importante considerar que ser omnichannel não é apenas integrar o estoque das lojas físicas e online, mas também manter o mesmo padrão de qualidade em qualquer canal que o cliente for buscar atendimento.
Entregas expressas
Quando a compra é entregue dentro do menor tempo possível, muitas vezes podendo ser feita até no mesmo dia, são chamadas de entregas expressas. Com a urgência gerada nos consumidores pelo distanciamento social, essa modalidade de entrega começou a ser atendida, não necessariamente com entregas no mesmo dia, mas em opções mais rápidas, como em horas, quando comparamos há alguns anos.
Ship From Store
E por fim, destacamos a modalidade Ship From Store, ou envio direto da loja, na tradução, que consiste na transformação da loja física em um centro de distribuição, no qual os produtos disponíveis em estoque na loja física podem ser utilizados para suprir a demanda dos pedidos online.
Tendências globais para a logística em 2023
Ao olhar para trás e entender o caminho que a logística trilhou até aqui, é possível notar mudanças significativas e positivas que tornaram os processos mais eficientes e ágeis. Porém, com as mudanças constantes no mercado como um todo, o setor precisa estar atento às tendências e novidades para transformar-se e atender as necessidades dos consumidores.
Por isso, desenvolvemos um material que apresenta uma visão geral sobre as principais tendências globais para a tecnologia nas entregas e o que você precisa saber para começar esse ano com uma estratégia alinhada às expectativas para o seu negócio.
Nele você vai conferir:
- A digitalização da logística, que envolve o uso de tecnologias como IoT (Internet das Coisas), Big Data e machine learning para otimização de rotas, previsão de demandas e identificação de oportunidades de melhoria.
- A coleta e análise de dados, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas e para garantir a eficiência logística, além de permitir a visibilidade em tempo real do status de cada entrega.
- A robótica e a automação, que estão revolucionando a logística, principalmente em atividades repetitivas e de baixa complexidade, reduzindo custos e otimizando o tempo das operações na gestão dos pedidos
- Novas soluções para o last mile, como o uso de drones, veículos autônomos e adoção de pontos de retirada, podem tornar o processo de entrega mais adaptável e menos custoso.
- A sustentabilidade também será cada vez mais um fator importante na escolha de soluções logísticas, incluindo a redução de emissões de carbono e a utilização de veículos elétricos.
E ainda um bônus com as tecnologias que estão moldando a logística no Brasil e como a Intelipost tem contribuído para a transformação na logística.
Baixe agora mesmo e confira:
Não deixe de conferir outros artigos aqui no blog e inscreva-se na nossa newsletter para receber notícias sobre logística, e-commerce, tecnologias e muito mais em sua caixa de e-mails.