A falta de visibilidade dos processos logísticos pode afetar toda a empresa e a torre de controle logístico entra como a solução ideal para centralizar as informações e beneficiar o negócio.
A dinâmica da economia exige que empresas dos mais variados setores trabalhem com soluções rápidas e precisas para que tenham condições de ampliar sua participação de mercado.
A partir dessa demanda surge a necessidade do uso de tecnologias inteligentes que auxiliem no monitoramento de processos. Quando falamos de logística, esse acompanhamento tem se tornado um dos principais diferenciais competitivos, aliado ao oferecimento de uma experiência de compra eficiente.
No cenário dos transportes de carga, uma tecnologia que atende esse requisito e está ajudando a proporcionar melhores resultados e satisfação dos clientes é a torre de controle logístico.
Afinal, o que é uma Torre de Controle Logístico?
Tendo como objetivo obter o nível mais alto de eficiência, a torre de controle logístico consiste na criação de uma central de integração, que auxilia na união de todas as informações necessárias para o gerenciamento dos processos logísticos.
Dessa torre, a equipe tem uma visão completa do que está acontecendo em tempo real. Todos os processos são monitorados, possibilitando que algumas tarefas sejam realizadas com mais precisão, como:
- planejamento das demandas — o que deve ser coletado, quando, onde e em qual quantidade;
- acompanhamento de cada etapa em tempo real;
- controle de cada atividade;
- resolução rápida de eventuais problemas.
Esse método é fundamental, principalmente para aquelas empresas que têm uma cadeia de suprimentos global, que tendem a apresentar maior complexidade de gerenciamento.
Todas essas informações geradas e processadas pela torre de controle funcionarão como base para as tomadas de decisão. Com isso, os gestores identificam o problema e conseguem, de forma ágil, determinar sua fonte e decidir como resolvê-lo.
Características da Torre de Controle Logístico
Para que funcione de maneira adequada, uma torre de controle logístico deve operar a partir de três pilares: a tecnologia, as pessoas e os processos, detalhados a seguir:
Tecnologia
Soluções tecnológicas devem ser implementadas para dar suporte ao processamento de informações. Podemos citar a aplicação do ERP, TMS, sistemas de rastreamento e de comunicação com o motorista, todas com a finalidade de proporcionar uma visão em tempo real das operações.
Pessoas
São as responsáveis pela análise crítica e tomada de decisão a partir das informações e relatórios gerados pelas ferramentas tecnológicas. Além disso, são encarregadas de criar as estratégias de atuação e solução de problemas.
Processos
É o foco onde a torre vai operar. É possível atender diversos processos, como o planejamento logístico, pagamento de faturas, auditoria de fretes, cotações, análise da eficiência de entrega e acompanhamento das cargas.
A integração é um dos pontos principais de uma torre de controle. Tendo a visão total da operação, fica mais fácil para a equipe evidenciar potenciais problemas e conseguir solucioná-los rapidamente.
Além dos pilares, algumas características devem ser preservadas para que o controle seja eficiente — por exemplo, o alinhamento de metas, automação, padronização de processos e o acompanhamento de métricas.
Implementando uma Torre de controle Logístico: por onde começar?
A organização e conhecimento da operação são dois pontos essenciais para a implementação de uma torre de controle logístico. Logo, o primeiro passo é buscar entender como cada processo funciona, quais são os parâmetros atuais, lead time de entregas e recursos disponíveis.
Conhecendo a situação atual, é preciso saber qual o objetivo do negócio e onde se quer chegar. Quais são as tecnologias necessárias, quantas pessoas devem ser contratadas e quais treinamentos são necessários, por exemplo.
É claro que, para facilitar a vida das empresas, existem muitos negócios especializados no assunto que podem auxiliar na tarefa de implementar uma torre de controle. Eles terão a expertise de dizer o que você precisa e o que é dispensável, diante da expectativa que será apresentada a ele.
A Torre de Controle 360 da Intelipost e seus Painéis Avançados
A Torre de Controle 360 da Intelipost foi projetada para oferecer visibilidade total e em tempo real sobre as operações logísticas, garantindo que empresas possam tomar decisões mais rápidas e embasadas em dados. Essa solução é composta por quatro módulos principais que atendem às diferentes necessidades da gestão logística: Painel de Vendas, Painel de Custos, Painel de Performance e Painel de Previsão de Atraso. Veja como cada um deles pode transformar sua operação:
1. Painel de Vendas
Este painel permite monitorar de forma detalhada o desempenho comercial relacionado às entregas. Com ele, você pode:
- Acompanhar as cotações realizadas com sucesso, garantindo que as melhores condições sejam aplicadas.
- Obter uma visão clara dos métodos de envio mais utilizados e como eles impactam os resultados.
- Monitorar as taxas de conversão, ajustando estratégias para aumentar a eficiência.
- Personalizar análises considerando origem, destino e outros recortes relevantes.
- Visualizar indicadores como GMV, ticket médio e receita, oferecendo uma visão completa sobre o impacto da logística nas vendas.
2. Painel de Custos
A gestão financeira da logística fica mais eficiente com este painel, que oferece:
- Monitoramento do desempenho financeiro da operação logística.
- Visão detalhada sobre custos de frete e receitas geradas.
- Análise de valores negociados e sua contribuição para o custo total.
- Avaliação do frete médio por pedido e representatividade nos custos logísticos.
- Um panorama detalhado que ajuda a otimizar decisões financeiras, controlando gastos e melhorando a rentabilidade.
3. Painel de Performance
Voltado para quem precisa ter controle total sobre a eficiência operacional, este painel permite:
- Identificar tendências e padrões para melhorar a experiência do cliente e a eficiência do time de atendimento.
- Acompanhar métricas críticas como OTD, SLA e ocorrências, garantindo a entrega perfeita.
- Realizar análises detalhadas com filtros personalizados, adaptados às suas necessidades.
- Medir o tempo gasto em cada etapa da operação logística, identificando oportunidades para otimizar processos.
4. Painel de Previsão de Atraso
Um dos maiores diferenciais da Torre de Controle 360 é a capacidade de prever atrasos com antecedência. Com este módulo, você pode:
- Ter visibilidade em tempo real dos pedidos com maior probabilidade de atraso, permitindo ações proativas.
- Comparar o lead time de cada etapa com índices benchmark da Intelipost.
- Personalizar análises e identificar rapidamente pedidos sem atualização de status.
- Acompanhar o tempo gasto em cada etapa da entrega, facilitando a identificação de gargalos operacionais.
- Identificar o tempo em que os pedidos que estão sem receber nenhum atualização possibilitando que aja rapidamente.
- Monitorar os pedidos que estão com maior latência, garantindo priorização na resolução de problemas.
Redução de custos operacionais
Ao ter uma visão holística da operação, a otimização torna-se algo natural. É possível entender melhor as rotas para otimizar a capacidade de entrega dos veículos.
Potencialize a sua operação com a Intelipost
Como vimos, a torre de controle logístico abrange diversos fatores que, quando funcionam de forma integrada, geram melhores resultados para a operação. É a junção de diversas tecnologias inteligentes, uma equipe bem treinada e de gestores que se preocupam em acompanhar cada processo. A união desses fatores traz maior eficiência e segurança para a operação de transporte.
Se você gostou do conteúdo e está pensando em implementar uma torre de controle na sua empresa, entre em contato conosco e descubra como podemos potencializar a sua operação.