O uso de tecnologias transformou as operações logísticas, com destaque para a Inteligência Artificial na roteirização. Além de reduzir custos, economizar tempo e melhorar a eficiência geral dos processos, a IA tem demonstrado grandes impactos para o setor.
Algoritmos de aprendizado de máquina e otimização consideram dados em tempo real, como localização, tráfego e restrições, para calcular rotas eficientes, minimizando distâncias e custos. Essa automação também beneficia o meio ambiente ao reduzir as emissões de carbono.
Na medida que a tecnologia continua a evoluir, é provável que mais inovações surjam nesse campo, impulsionando ainda mais a eficiência das cadeias de suprimento e o atendimento ao cliente. É fundamental estar por dentro desse assunto.
Essa pauta foi abordada na sala de conteúdo do Grupo Intelipost durante o Fórum E-commerce Brasil 2023. Evilásio Garcia, VP de Carriers do Grupo Intelipost, conversou com Solon Barrios, VP de Transportes da DHL Supply Chain. Questionado sobre o futuro da tecnologia para a logística, Evilásio comenta sobre uma maior adaptação entre tecnologia e fator humano:
“Eu entendo que vai acontecer no mercado, principalmente na parte logística, a orquestração de last mile e first mile: as ferramentas deixarão de ser só ferramentas e passarão a executar algumas pequenas ações com um grande impacto, uma grande repetição durante o dia a dia da operação”, apontou o executivo.
Confira a conversa na íntegra sobre Aplicação de algoritmos e Inteligência Artificial na roteirização de entregas:
Não deixe de se inscrever em nosso canal do YouTube para ficar por dentro das novidades sobre logística, e-commerce, transporte e tecnologias.