Nos últimos anos, o mercado de marketplaces brasileiro experimentou um crescimento notável impulsionado pela transformação digital e a chegada de grandes players mundiais, que consolidam o espaço e unem vendedores e consumidores em um só lugar. Não à toa, uma pesquisa realizada pela Mirakl identificou que 86% dos consumidores consideram os marketplaces como a forma mais conveniente para adquirir produtos.
Este sucesso não veio sem desafios logísticos. A ampla variedade de vendedores e produtos exige sistemas complexos de gestão de estoque, distribuição e entrega. A eficiência desses processos é o que garante a satisfação e fidelização do cliente, em meio a uma concorrência acirrada entre vários marketplaces, que exige a busca constante por inovação.
Mesmo assim, Luiz Ribeiro, VP de Vendas do Grupo Intelipost, resume o cenário de marketplaces no Brasil como um “mar aberto de oportunidades”. Para o executivo, “os grandes players que vêm trabalhando, olhando não só para o faturamento, mas para o foco do consumidor, na ponta, estão se destacando e crescendo”, completa o executivo.
Esse é o tema do quinto vídeo da websérie Tecnologia para a Entrega Perfeita, em que Luiz bate um papo com Julio Manzano, Head de Logística da SHEIN, sobre o protagonismo da inteligência logística nos marketplaces. Confira o bate papo na íntegra: