A transformação do mercado exige a criação de experiências inteligentes com foco no cliente e na personalização. Isso gera a necessidade de aperfeiçoamento em tecnologia e modelos de negócios, de acordo com sua diversidade e complexidade. Neste cenário, surge um novo conceito: o Phygital.
O Phygital, que combina as palavras “físico” e “digital”, é uma tendência que visa melhorar a interação entre esses dois ambientes, ao criar experiências mais envolventes para os consumidores.
No varejo, esse conceito é, muitas vezes, associado à ideia de lojas físicas que utilizam elementos digitais para melhorar a experiência de compra. Desde o uso de telas interativas, realidade virtual ou aumentada, até o uso de dados para personalizar a experiência do cliente. Por isso, oferecer recursos personalizados para o consumidor, que deixam o negócio mais dinâmico e atrativo, tornou-se a peça-chave para se destacar frente à concorrência.
Phygital é tema do sexto vídeo da websérie Tecnologia para a entrega perfeita, do Grupo Intelipost. Tiago Girelli, Diretor Digital Commerce da Wake e Gustavo Diamantino, Diretor de E-commerce da Sem Parar, compartilham suas perspectivas e insights sobre o assunto.
Questionado sobre os principais desafios da implantação da estratégia, o executivo da Wake aponta a integração e as necessidades dos consumidores. “O desafio é sempre você atender a necessidade do seu cliente, independente do seu negócio. É criar uma experiência sem barreiras, que você consiga ter essa experiência rápida atendendo a necessidade e a velocidade do cliente”, apontou Diamantino.
Assista ao bate papo completo sobre Phygital: desafios e soluções para uma experiência integrada: