Compreender a relação entre Business Intelligence e logística é necessário para que sua empresa se mantenha em ritmo de crescimento. De fato, em operações cada vez mais complexas, tudo que ajudar a otimizar o processo, a reduzir custos e a compreender quais são as falhas se mostra como um recurso essencial.
O melhor caminho, nesse caso, é contar com ferramentas e diferentes tecnologias que se propõem a solucionar problemas que comprometem a imagem do negócio e, muitas vezes, demoram até serem identificados. Com isso, ao contar com o máximo de tecnologia possível, fica muito mais simples de criar estratégias baseadas em dados.
Quer saber mais? Vamos mostrar como o Business Intelligence (BI) mudou a forma de olhar para a logística.
Entenda o que é Business Intelligence
O setor de logística é um dos que mais enfrentam desafios dentro de uma empresa. Afinal, se torna necessário encontrar diversas soluções para que os resultados positivos sejam frequentes e com foco na satisfação dos clientes. Então, para simplificar o desempenho no mercado, entra a ajuda do Business Intelligence (BI).
A partir disso, a empresa e os gestores, de modo geral, deixam de trabalhar com informações desorganizadas e passam a planejar cada etapa conforme o resultado do levantamento de dados. Isso acontece porque o BI abrange todas as áreas do negócio de forma extremamente eficiente. Na prática, se trata de um conjunto de análises, tecnologias, metodologias e estruturas que fazem muita diferença quando bem aplicadas.
Essa medida ajuda não só na tomada de decisão, mas também é destaque quando se trata de saber mensurar o retorno de ações e quais são os pontos fortes e fracos das operações feitas. Entre as suas principais vantagens em um setor como a logística, que é decisivo no sucesso de uma empresa, está a possibilidade de descobrir qual a origem do problema que gera prejuízos e também tratar suas consequências.
Business Intelligence e Logística: como se dá essa relação?
Uma das principais soluções do BI é permitir fazer uma análise preditiva de forma correta. Ou seja, quando aliado ao olhar experiente do gestor, traz o desdobramento de soluções que antes não eram consideradas, pela possibilidade de acompanhar dados relevantes sobre o negócio com visibilidade centralizada.
Vale lembrar de que um serviço com excelência em logística depende muito da tecnologia para que tudo aconteça conforme o esperado. Em muitas situações, por exemplo, o que se acredita ser uma solução se torna apenas uma espécie de curativo, que não resolve o problema de uma vez por todas.
Quando o BI é bem aplicado, a logística conquista processos cada vez mais ágeis, que geram maior produtividade e otimizações. O principal ponto aqui é considerar que quanto mais etapas manuais no processo logístico, maiores são as chances de falhas. Frequentemente, essas falhas passam em silêncio e só chegam ao conhecimento real da empresa quando já se tornou uma verdadeira bola de neve.
Como sistemas baseados em Business Intelligence impactam na logística?
Agora que já ficou claro como o Business Intelligence e logística se relacionam, você deve se perguntar em quais pontos ele impacta na operação, certo?
Pois bem, saiba que, na verdade, esse tipo de gerenciamento tecnológico representa um caminho seguro e extremamente prático com previsibilidade e confiabilidade para tomar decisões e solucionar os problemas antes mesmo que eles ocorram. Uma das principais questões para quem atua com logística é o gerenciamento financeiro.
O motivo é que não importa o porte de sua empresa. Desde pequenos, médios até mesmo grandes conglomerados, os custos com logística são extremamente altos e qualquer problema representa prejuízos impactantes. Assim, por se tratar de uma área bastante delicada, cada centavo incluído em uma operação desse tipo deve ser calculado, para avaliar se é viável, se traz lucros e quais as chances de problemas.
Ao contar com a ajuda do BI, o gestor consegue ver exatamente onde o dinheiro está aplicado e impedir possíveis ações que não são completamente confiáveis. Tudo isso de forma simples e bastante intuitiva, com o objetivo de valorizar o tempo dos envolvidos na operação e dos times responsáveis por tomar decisões.
Por exemplo, para os varejistas que trabalham com várias transportadoras, é possível acompanhar os índices de performance de prazos de entrega e ocorrências e visualização do custo médio de frete realizado, por exemplo.
Adote um sistema de gestão logística
Com a concorrência do mercado cada vez mais implacável, as empresas que não contam com tecnológica na gestão do trabalho acabam por perder espaço. Assim, um sistema de gestão logística eficiente e tecnológico permite o acompanhamento de informações atualizadas e a elaboração de cenários pessimistas, realistas e positivos para comparação.
Relatórios gerados de forma automatizada
A operação logística exige decisões certeiras. O problema, no entanto, é que são muitos dados e informações soltos que são capazes de sobrecarregar qualquer pessoa. Ao tornar todo o processo otimizado, fica muito mais simples compreender o que acontece em rotinas relacionadas para cada pedido realizado, o que a médio e longo prazo geram ainda mais insights para o desenvolvimento do negócio.
Assim, você pode criar estratégias que são direcionadas aos objetivos do negócio e às necessidades dos clientes de maneira segmentada. Sem contar que os dados essenciais para o BI são atualizados em tempo real, para que todas as informações sejam mais exatas possíveis.
Conheça o Módulo Analytics da Intelipost
O módulo Analytics possibilita que as empresas tenha mais controle sobre todas as etapas da operação. Isso porque os relatórios produzidos em tempo real mostram tudo o que é ponto positivo e o que é falha operacional no processo. O mais importante é que esse tipo de solução também traz visibilidade ao cálculo de custo médio do frete aplicado e do prazo prometido.
Em função disso, cada uma das entregas é monitorada de maneira personalizada. Assim como as taxas de performance, o cumprimento de prazos, as soluções encontradas para as ocorrências que surgirem e o acompanhamento de micro e macro status dos pedidos. Sem contar que é possível ter uma visão segmentada em relação às entregas em regiões e canais de vendas diferentes, inclusive, por transportadoras.
Pronto! Agora, você já sabe qual a relação entre Business Intelligence e logística. Por se tratar de uma etapa complexa, mas que representa um retorno extremamente positivo para a empresa, a logística precisa de soluções personalizadas e tecnológicas, como o BI, com a intenção de evoluir ao entregar uma operação de excelência e que faz toda a diferença no crescimento de mercado.
Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a Intelipost e conheça soluções inteligentes que integram embarcadores e transportadores de forma simples e prática.