Proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes tornou-se o principal desafio das empresas de e-commerce. Agregar valor a todos os processos — desde a produção, passando pelo processo de compra até a entrega — é fator fundamental para aumentar a vantagem competitiva perante os concorrentes.
A logística, portanto, também precisa passar por alterações constantes para acompanhar a dinâmica do mercado. Assim, o surgimento de estratégia multi CD em marketplaces é uma forma de descentralizar a distribuição a fim de proporcionar ao cliente uma entrega mais eficiente.
Qual é o conceito de multi CD?
A expressão “multi CD” significa que a empresa possui, ou terceiriza, a operação de armazenagem e entrega em múltiplos centros de consolidação com o objetivo de descentralizar a distribuição das mercadorias. Como resultado, o produto fica mais próximo do seu destino.
Com isso, a entrega ganha velocidade e torna-se mais eficiente, potencializando a experiência de compra e deixando o cliente mais satisfeito.
Encurtar o tempo de entrega e diminuir os custos da operação é fundamental no e-commerce, pois esses fatores influenciam diretamente a decisão de compra por parte do cliente.
A quem se destina a estratégia multi CD?
Empresas que tenham a necessidade de fazer entregas em todo o território nacional são as mais indicadas para adotar esse conceito. A estratégia multi CD em marketplaces torna-se um dos principais fatores de redução de custos e otimização de processos.
Ao distribuir a mercadoria em diversos centros de distribuição, os custos de frete são reduzidos, e as empresas que atuam no e-commerce podem mitigar os prejuízos com a logística. O que ajuda na oferta do melhor preço do frete ao consumidor final e na competitividade do negócio.
O que considerar no momento da implementação de uma estratégia multi CD?
Para que o seu negócio se beneficie da estratégia multi CD em marketplaces, alguns aspectos essenciais precisam ser considerados. Selecionamos os principais a seguir.
Malha de transportadoras
Ao expandir as entregas para todo o território nacional, a empresa dependerá da operação de diferentes transportadoras, e o serviço deve apresentar o mesmo nível de qualidade em todas as regiões.
Por esse motivo, é fundamental estabelecer um contrato claro sobre os deveres de ambas as partes. Afinal, qualquer problema com a entrega influenciará diretamente a experiência de compra e a satisfação do cliente.
Despesas com manutenção
Para manter um processo de multi CD, a empresa precisará administrar diversos custos relacionados à manutenção de estrutura. Assim, é necessário pensar com cautela sobre terceirizar ou ter uma operação própria.
Uma análise fundamental a ser feita para que os gestores tomem a decisão correta é levantar o total de gastos que a empresa terá com manutenção dos estoques e armazenagem, e então comparar esses valores com a previsão de redução dos gastos com transporte.
Como funciona a logística reversa em estratégias multi CD?
Para um e-commerce, oferecer ao cliente a possibilidade de devolução ou troca das mercadorias compradas é fundamental para potencializar a experiência de compra e trazer maior segurança para as transações online.
Nesse sentido, a estratégia multi CD em marketplaces tem papel fundamental na aplicação da logística reversa. Em conjunto com uma boa gestão de entregas e uma política de devolução bem definida, elas proporcionam maior agilidade nos processos, assim como a redução de custos.
Palavra do especialista
A estratégia multi CD em marketplaces é essencial para os e-commerces que querem crescer no mercado e alcançar os resultados desejados. Pensando nisso, a Intelipost convidou Rodolfo Helmbrecht, Head of Sales Marketing & Partners do ANYMARKET para comentar sobre o assunto.
Por que utilizar múltiplos CDs em marketplaces?
Hoje, não é novidade que Customer Experience e Valor do Frete são itens que possuem total influência sobre suas vendas no universo on-line, seja na quantidade ou na conversão.
E quando falamos em marketplace, estes fatores possuem uma relevância ainda maior, afinal, temos o tão sonhado “Buy Box”, que é o espaço onde uma oferta ganha destaque no marketplace.
Para estar no Buy Box alguns dos principais itens são:
- SLA de entrega;
- Preço do produto;
- Preço de entrega;
- Prazo de entrega;
- % de reclamações;
E é neste ponto que entramos com a estratégia de múltiplos CDs em marketplaces!
ATENÇÃO! Nem todos os marketplaces possuem o conceito de Buy Box, entretanto os insights aqui apresentados continuam valendo para aumentar sua conversão nos grandes shoppings centers virtuais!
Trabalhar com múltiplos CDs no Brasil é parte de uma boa estratégia de crescimento para qualquer empresa que atua no e-commerce. Já que temos um território nacional gigante e desafiador.
Localização estratégica para expedição de compras online é um grande diferencial para as empresas que operam no comércio online, pois com isso conseguem otimizar seu tempo de entrega para regiões específicas do Brasil, além de reduzir custos quando o CD fica localizado em alguma região com incentivo fiscal.
É comum encontrarmos sellers com CDs no estado de SP, ES e PE, por exemplo.
O 1º pela facilidade logística, o 2º pelo incentivo fiscal e o 3º pela possibilidade de facilitar a experiência de compras em territórios afastados junto com benefícios fornecidos pelo Estado.
E quando falamos em marketplaces, temos milhares de sellers espalhados pelo Brasil e não é difícil você ter um preço atrativo e estar perdendo a relevância do anúncio no Buy Box por não ter um preço competitivo no frete ou até mesmo um prazo longo de entrega.
Trabalhado vários CDs pelo país, você consegue diminuir esses custos de logística e otimizar a distribuição.
Escolher quais os produtos você quer oferecer por região, já separados e segmentados em CDs específicos, ter a possibilidade de oferecer a saída do produto do CD mais próximo do cliente e benefícios fiscais para determinadas regiões, são só algumas das vantagens de estratégias multi CDs em marketplaces.
Hoje, é possível encontrar ferramentas que te apoiem nesta frente, como ERPs preparados para expedição em múltiplos CDs, gateways de fretes que permitem a cotação de múltiplos CDs, e integradores que conseguem integrar múltiplos estoques, criando regras para cotação de frete e consequentemente enviando o pedido para o CD desejado.
No ANYMARKET temos a opção de criação de estoques tanto via API quanto de forma manual, podendo criar o estoque do seu CD em São Paulo e o estoque do seu CD no Espírito Santo, por exemplo.
Na sequência, é possível ativar suas regras de logística, informando que determinado SKU preferencialmente deverá ser cotado e enviado através do CD de São Paulo ou qualquer outro desejado.
E claro, também existem lógicas de decremento de estoque, para garantir que sua venda sempre seja realizada mesmo que não tenha estoque disponível em um CD, porém tenha este SKU em outro.
Ou seja, você consegue otimizar sua operação e também reduzir os riscos de não vender por falta de estoque em um único centro de distribuição!
Estas são algumas das vantagens deste recurso integrado as ferramentas acima mencionadas.
O mais importante é escolher empresas especializadas em oferecer esse tipo de solução, com know-how e uma estrutura técnica confiável. Sem dúvidas, você estará estruturando sua operação de distribuição e assim, ela poderá crescer de forma sólida.
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