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Intralogística: otimizando a movimentação e armazenagem dentro do centro de distribuição

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A logística tem tantos desdobramentos e setores internos que, algumas vezes, os conceitos podem acabar se misturando. Porém, é importante que os gestores conheçam todos os detalhes de cada processo de forma separada, para mapear os custos, gargalos e oportunidades de forma clara.

Sendo assim, entender a diferença entre a intralogística, que se refere às movimentações dentro de um centro de consolidação, por exemplo, e a logística externa, que é a movimentação que acontece fora da empresa, ou seja, no fluxo de entrega ao cliente, é fundamental para um planejamento logístico preciso.

O que é intralogística?

A logística não se baseia unicamente ao conceito de transportes externos, seja do fornecedor para a base produtiva, seja do produto final ao cliente. Toda e qualquer movimentação de um material, seja esse a mercadoria de venda ou uma matéria-prima, deve ser considerada no planejamento estratégico da empresa.

A intralogística refere-se a essas movimentações dentro do fluxo, nos armazéns, na fábrica e até mesmo nos centros de consolidação. Afinal, essa atividade também faz parte da distribuição de materiais, e qualquer ineficiência nesse processo pode prejudicar a entrega ao cliente final.

Como é o funcionamento da intralogística?

O objetivo da intralogística é conectar todas as áreas internas de uma empresa, até a expedição do produto final de forma otimizada, buscando a menor quantidade de movimentos com o melhor nível de eficiência, atendendo às demandas internas da fábrica ou do CD.

A primeira movimentação acontece durante o recebimento dos materiais, que precisam ser armazenados no estoque conforme os cadastros que a empresa utiliza (veja como otimizar o endereçamento logístico), sejam eles manuais, sejam automáticos. Depois disso, conforme a requisição das outras áreas, esse material deve ser encaminhado para a produção ou para as áreas responsáveis pela separação de pedidos.

Por fim, ocorre a movimentação do produto pronto a ser expedido e o carregamento dele no veículo. Todos esses processos dependem de tecnologia, mas também do cuidado com a instrução de trabalho dos colaboradores responsáveis pelas atividades.

O que as empresas têm a ganhar otimizando a intralogística?

Quando falamos em movimentação otimizada, o primeiro benefício que surge é o da redução de custos. A intralogística visa eliminar movimentos desnecessários e reduzir os tempos de entrega, o que permite um aumento na produtividade.

Além disso, a organização da infraestrutura se torna mais simples, metódica e lógica para qualquer um que esteja dentro ou fora da operação, influenciando também nas atividades externas que dependem da logística — a área de vendas, por exemplo.

Com isso, a competitividade do negócio aumenta, afinal, um melhor custo entrará na base de cálculo de preço aos clientes, que terão uma mercadoria com valores competitivos e entregas mais rápidas.

Como a tecnologia otimiza a intralogística?

Além da utilização dos softwares de gerenciamento de estoques (WMS), a tecnologia vem se mostrando presente como aspecto fundamental na otimização da intralogística, tendo foco em proporcionar uma maior eficiência e precisão nos processos internos.

Hoje, por exemplo, já é possível encontrar em diversas empresas a aplicação de robôs nas operações de movimentação de paletes e separação de mercadorias, otimizando as atividades de picking, e carga e descarga dos processos logísticos.

Com a ajuda da Internet das Coisas (IoT), a conexão de dados facilita a comunicação das diversas ferramentas dentro de uma operação. Alguns sistemas de transportes, por exemplo, podem comunicar seu estado de operação, ajudando no planejamento da manutenção preditiva.

A intralogística ainda está sendo beneficiada pela aplicação de veículos autônomos, como os carros AGV dentro das operações, que fazem o transporte automatizado, sem a necessidade de acompanhamento de um colaborador, reduzindo a necessidade de mão de obra e otimizando os processos.

Acompanhar o progresso da tecnologia é essencial para que uma empresa mantenha sua intralogística competitiva. É muito importante que os gestores entendam que a logística interna é fundamental na otimização dos custos e resultados do negócio, para que ela seja parte da estratégia da empresa.

Palavra do especialista

Já ficou claro que a intralogística tem um papel importante no controle dos fluxos de armazenagem de materiais de consumo, matérias-primas e produtos acabados que uma empresa possui em seu estoque. Por isso, nós trazemos a palavra do especialista em Omnichannel, Samuel Gonsales, da e-Millennium, para falar um pouco sobre o assunto.

Se pensarmos em um e-Commerce, por exemplo, o processo relativo ao fluxo do pedido de venda evidencia claramente o funcionamento da intralogística. O pedido é criado e pago na plataforma de e-Commerce e na sequência passará pelos processos de:

  • Separação das mercadorias do pedido;
  • Conferência das mercadorias separadas;
  • Faturamento do pedido;
  • Emissão da nota fiscal eletrônica;
  • Emissão da etiqueta de despacho das mercadorias;
  • Despachar a mercadoria.

Todas essas etapas descritas são executadas na intralogística.

O mesmo ocorre quando há um processo de logística reversa. Quando a mercadoria retorna por troca, por exemplo, os seguintes processos da intralogística são acionados:

  • Receber a mercadoria devolvida;
  • Dar entrada na mercadoria devolvida;
  • Emitir a nota fiscal de entrada referente a mercadoria devolvida;
  • Realizar a separação da mercadoria que sairá para cumprir a troca;
  • Conferência da mercadoria que sairá;
  • Faturamento da mercadoria (nota de venda);
  • Emissão da etiqueta de despacho da mercadoria;
  • Despachar a mercadoria.

Os fluxos da intralogística podem se tornar muito complexos, especialmente para as empresas que trabalham com canais de venda distintos.

Em um exemplo recente, uma empresa utilizou um sistema ERP que tem embarcado BPMS – Business Process Management System – para analisar, desenhar e implementar melhorias nos processos da intralogísitca.

Durante a implementação, reduziu a apenas um clique para faturar o pedido, emitir a nota fiscal eletrônica, emitir a etiqueta de despacho e integrar as informações com a plataforma de e-Commerce. Além de aumentar a assertividade, essa mudança otimizou significativamente os processos e culminou em um maior número de pedidos por funcionário no centro de distribuição.

Por outro lado, quando as empresas não dão o devido valor à otimização dos processos da intralogística, a mesma pode onerar significativamente o negócio. Nesse sentido, otimizar tais processos pode melhorar significativamente a eficiência operacional do negócio.

Você conhece outras formas da aplicação da tecnologia na intralogística? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências no assunto. Aproveite e descubra como adequar a sua logística para uma operação omnichannel!

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