Locker dos Correios (imagem: Vinícius de Melo/Agência Brasília)
Em um cenário em que a população tem aderido cada vez mais ao comércio eletrônico e a digitalização se consagra como um processo sem volta, realizar a entrega de encomendas com segurança, oferecendo um serviço de qualidade é cada vez mais desafiador. Nesse aspecto, a adoção de tecnologias como os Lockers e Pontos de Retirada passam a ser essenciais para ganhos em velocidade nas entregas por meio da otimização dos prazos.
Um bom exemplo disso é a nova operação de Lockers dos Correios, que opera desde o ano passado e encontra-se em fase de expansão nacional.
Sobre o mercado de encomendas no Brasil
O mercado de encomendas está em crescimento à medida que o consumidor também está mais exigente em relação aos prazos, querendo mais flexibilidade e velocidade em suas entregas.
Em um país com uma extensão desafiadora, são vastas as oportunidades de desenvolvimento. Atualmente, cerca de 40% da população do Rio de Janeiro não consegue realizar compras no e-commerce por restrições de entregas e áreas de risco ou até mesmo porque não ter agenda para receber o produto em casa no horário comercial por conta do trabalho, etc.
O mesmo acontece em São Paulo, com um índice de 25% dos habitantes enfrentando o mesmo problema. Esses fatores foram o motivo pelo qual o projeto teve início nessas duas cidades.
Sobre a operação de Lockers dos Correios
O projeto contou com uma fase de modelagem com publicação de edital e credenciamento de empresas operadoras de lockers interessadas. Atualmente são quatro empresas fornecendo os serviços para os Correios.
Após um processo técnico de integração com os equipamentos, a implantação dos lockers não demanda a integração com as plataformas de e-commerce.
Isso significa que o consumidor final conseguirá realizar a compra online utilizando o CEP do locker como CEP Destino, ou seja, poderá utilizar o endereço de entrega como se fosse na sua residência.
Nesse contexto, surgiu a parceria com o Grupo Intelipost, a fim de iniciar a oferta dos lockers como mais uma opção de entrega, gerando mais valor para os consumidores oferecendo uma boa experiência aos consumidores de um mercado em crescimento. O processo de integração levou cerca de 3 a 4 meses. A nova parceria viabiliza a oferta da modalidade para os consumidores, no momento da escolha do frete.
O primeiro locker piloto foi instalado no dia 27 de outubro de 2020. Foi nesta fase em que houve o aprendizado e identificação das principais dificuldades, como a locação de espaço. Até o momento desta publicação, a operação conta com 41 lockers operando em horários mais estendidos do que os das agências tradicionais dos Correios.
Recentemente iniciou-se a operação em São Paulo, com abrangência na zona leste, oeste e central da cidade, como por exemplo os lockers das estações de metrô Butantã, Luz e Paulista, e também em pontos mais estratégicos de grande circulação, como é o caso do shopping metrô Itaquera e do mercado Dia em São Mateus. Tudo planejado baseado em mapas de calor e indicadores de circulação e mobilidade.
Como funciona a operação dos Lockers dos Correios?
Após a integração total entre os sistemas dos Correios e Intelipost, as plataformas de e-commerce conseguem oferecer a entrega nos lockers dos Correios já no próprio menu de frete, fornecendo a visibilidade dos pontos disponíveis. Outra possibilidade é o próprio consumidor digitar o CEP de um dos lockers previamente selecionado, e automaticamente ele reconhecerá como uma entrega em locker. A tecnologia permite que seja realizado o rastreamento da encomenda e disparos sobre atualizações de status do pedido.
Do ponto de vista do consumidor, no App Correios você tem o QR Code disponível para a retirada do seu pedido no locker. Tudo muito simples e fácil de usar. A usabilidade é bastante simplificada e no site é possível encontrar maiores informações.
Basicamente, a pessoa irá utilizar o endereço do locker como um endereço alternativo para o recebimento das suas encomendas. No momento da entrega, a pessoa responsável confirma a realização da entrega no locker solicitado, e o destinatário recebe uma notificação via SMS, APP Correios e e-mail informando o prazo de 3 dias para fazer a retirada.
Lockers: capilaridade para a malha nacional
Para as empresas varejistas, a possibilidade de realizar várias entregas em um único ponto físico é muito mais convidativa do que realizar entregas pulverizadas, com ganhos significativos em agilidade e performance de entrega.
Do ponto de vista dos consumidores, poder retirar a sua compra em locais estratégicos, por exemplo em uma estação de metrô na volta do trabalho, e receber seus produtos com comodidade e maior conveniência tem se mostrado cada vez mais uma necessidade.
Como os Lockers dos Correios podem melhorar a experiência de compra?
Sendo uma empresa pública, o Correios deve acompanhar o ritmo do mercado, desenvolvendo canais e modelos de agência mais inovadores, sempre focado em garantir maior satisfação aos seus consumidores.
Porém, as empresas têm evoluído muito rápido e o mercado está bastante concorrido.
Conforme segue as operações de Lockers dos Correios no Brasil, observa-se um aumento na aderência do público à modalidade de entrega.
Um fator interessante em relação à faixa etária dos consumidores, tem sido observado a utilização tanto pelo público mais jovem, como por pessoas idosas, um forte indício de adaptação a digitalização do varejo.
Ainda existem muitos locais com restrições de entrega, como nos casos de bairros mais afastados ou com altos índices de violência. Muitas regiões ainda não têm entrega domiciliar por conta desses empecilhos.
Nesse sentido, os lockers surgem como uma grande oportunidade para alcançar novos consumidores que antes não tinham como aproveitar a experiência de realizar uma compra online, por não ter como receber o produto adquirido.
Sobre o futuro das operações
Para o ano que vem, a ideia é expandir para novos lugares além de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Com uma estimativa de abrangência nacional até 2025, a estratégia já apresentou ótimos resultados, com a necessidade de expansão de alguns lockers, que tiveram alta demanda. Recentemente foi iniciada também a entrega internacional, o que gerou um aumento na demanda, principalmente de produtos provenientes da China.
O objetivo aqui não é substituir o atendimento físico pelos lockers, pois em realidade, muitas pessoas ainda preferem o atendimento presencial nas agências, pois não sentem confiança no sistema automatizado.
Por outro lado, o aumento da capilaridade pode ser o diferencial para otimizar a jornada do consumidor, com entregas cada vez mais rápidas, como nas modalidades de same-day e same-hour. Assim, os lockers acabam sendo uma ótima ferramenta de promoção de autonomia e liberdade para os consumidores.