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O poder da embalagem: como ela influencia na experiência de compra

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o poder da embalagem na experiência de compra

O e-commerce brasileiro fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. Bons números aos mais de 450 mil sites do varejo eletrônico? Depende. Se, por um lado, os dados mostram a força do setor, por outro, a entrada descontrolada de novos concorrentes pode indicar uma iminente saturação do segmento, o que exige dos gestores de operações das lojas online a adoção de estratégias precisas para reduzir custos. E o design de embalagens é crucial nesse desafio.

Sim, o poder da embalagem é muito maior do que muitos gestores podem supor. Imagine que você entre no site de uma loja virtual e encontre dezenas de produtos iguais, de marcas desconhecidas, sem grandes especificações. Como você decidiria qual marca comprar? De fato, a embalagem vende tanto quanto o próprio produto.

O apelo visual é parte fundamental no sucesso da venda. Mas o que vamos mostrar aqui é que, além do impacto estético na decisão de compra, uma embalagem desalinhada com o produto gera dificuldades na gestão de fretes e avarias frequentes. Confira por que!

O poder da embalagem no processo de compra

Que a embalagem tem efeito no comportamento de compra, disso ninguém duvida. Segundo pesquisas, 60% dos brasileiros avaliam a embalagem como mais importante até mesmo que a própria marca. Além disso, para a maioria dos produtos, a comunicação visual da embalagem é o único diálogo do produto com o cliente.

Nesse cenário, planejamento gráfico eficiente, rótulo informativo e formato moderno são essenciais para despertar o interesse do consumidor. E existem diversas técnicas para tornar um produto atraente pela embalagem.

Empresas do setor alimentício costumam mostrar imagens dos pratos prontos, especialmente quando o produto não possui aparência apetitosa (caso de carnes). Fabricantes de medicamentos para a terceira idade, por sua vez, encontraram em imagens de idosos felizes (em estado pleno de bem-estar) uma fórmula para fazer seus fármacos tornarem-se mais atrativos ao seu público. Até as cores e grafias fazem diferença na psicologia do consumidor: produtos com tipografias clássicas, em cor preta ou dourada, sugerem o estilo “premium”.

A escolha de uma embalagem

O poder da embalagem é indiscutível. Suas informações são capazes de evocar sensações, épocas e acontecimentos, conquistando o cliente por meio de uma linguagem que, muitas vezes, é não verbal. No entanto, é bom lembrar que uma péssima embalagem é também capaz de transformar produtos excelentes em verdadeiros micos do varejo. Especialmente no caso de bens de consumo não duráveis, os clientes tendem a enxergar produto e embalagem como um componente único, indissociável.

Assim, o desleixo com embalagens pode sinalizar que seu produto não tem qualidade. Isso porque o consumo não se restringe à aquisição da mercadoria: trata-se de uma busca de satisfação do prazer imaginário, refletido na imagem da mercadoria adquirida. Se a imagem de seu produto é ruim, qual a chance de ele ser bem-sucedido?

Algumas dicas para você acertar na embalagem:

a) Capriche no design

O design deve estar em sintonia com o perfil do seu público, fato que deve influenciar o formato, material, tipografia e cores. Mostre por meio de imagens as virtudes de seu produto, o que ele agrega ao seu consumidor. Lembre-se de que, se até algumas décadas atrás, a embalagem tinha a função de apenas proteger o produto, hoje ela incorpora a comunicação da empresa com o cliente, amplia o tempo de vida do produto e, principalmente, torna-o compreensível. Esse detalhe impacta a experiência de compra.

b) Una economia e sustentabilidade

Não, esses dois fatores não necessariamente são opostos. É possível encontrar embalagens mais baratas e, ao mesmo tempo, ecológicas. Quem pode testemunhar sobre isso são as indústrias de bebidas, que desenvolveram embalagens sustentáveis para envasar água mineral.

Esse novo invólucro, mais moderno e de menor custo, reduz em 37% seu volume, diminui os custos de frete, facilita o manuseio e simplifica o processo de reciclagem. Além disso, até 30% da matéria-prima utilizada é originada da cana-de-açúcar, eliminando cerca de 20% das emissões de CO2.

Ainda sobre redução de custos, um levantamento realizado em 2016 pela consultoria Nielsen constatou que, nas 20 categorias mais importantes em faturamento nos supermercados (como bebidas, derivados de carne e laticínios), a importância da embalagem econômica nas vendas aumentou em 60%.

c) Não se esqueça da facilidade de manuseio

Uma boa embalagem deve ser fácil de ser transportada. Imagine uma caixa fechada, sem alças, que envolva um equipamento eletrônico pesado. Agora pense quantos desses produtos serão danificados no transporte, simplesmente porque o vendedor não lembrou que alguém carregaria o produto até que ele chegasse às mãos do cliente? Dessa forma, sempre que possível, inclua alças, apoios e recomendações de manuseio na caixa.

d) Não abra mão da publicidade

Uma embalagem não pode ser um pacote impessoal, árido e sem nenhuma comunicação com o consumidor. Durante alguns segundos, o cliente vai manusear seu invólucro, e perder esse diálogo é um desperdício de publicidade à sua loja online.

Aproveite o espaço para fortalecer sua identidade visual, divulgar promoções de outros produtos ou anexar folders/catálogos portáteis em suas caixas.

e) Esteja sempre atento a novas tecnologias

Sensores de rastreamento, tintas com ultravioleta e microimpressão são algumas das tecnologias presentes em algumas embalagens. Participe de feiras e eventos do setor para acompanhar as novidades do mercado.

A importância das cores

As cores estabelecem uma relação direta com as emoções humanas, podendo associar-se a sensações de saciedade, fome, frescor e prazer. Pesquisas mostram que o consumidor demora cerca de 90 segundos para fazer um julgamento inconsciente do produto. Entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada em cores.

Segundo um estudo desenvolvido pelos pesquisadores Sevinc Kurt e Kelechi Osueke, os efeitos básicos que as cores provocam são:

  • vermelho: cor poderosa, capaz de estimular o apetite (algo muito utilizado no setor alimentício) e induzir à ação. Desperta a sensação inconsciente de proximidade e, por isso, costuma provocar senso de urgência e prender nossa atenção mais rapidamente;
  • amarelo: estimula o otimismo, favorece a criatividade, sugere alegria e jovialidade;
  • azul: evoca a razão e o pensamento lógico. Relacionado a alimentos, pode estimular a sensação de frescor;
  • verde: considerado um “calmante emocional”. Traz sensação de equilíbrio e harmonia, o que explica seu uso frequente em produtos de higiene.

A influência da embalagem no preço do frete

O poder da embalagem é tão grande que influencia até o custo do transporte. Você sabia que o chamado peso cubado é um dos principais fatores que encarecem o frete? Para quem não sabe, peso cubado é um referencial obtido por meio da multiplicação entre altura, largura e comprimento, cujo produto é novamente multiplicado pelo fator de cubagem, índice que varia de transportadora para transportadora:

PC= (A*L*C)*fator de cubagem

Muitas empresas do varejo eletrônico acondicionam seus produtos em embalagens maiores do que o necessário ou em invólucros que pesam tanto quanto o próprio produto, aumentando exponencialmente o valor do frete. Essa elevação de custos, se repassada ao consumidor, pode retirar a competitividade do produto; se suportada pela empresa, pode comprometer sua saúde financeira.

Compreendeu o poder da embalagem em seus produtos? Pois bem, finalizamos por hoje, mas você pode nos seguir nas redes sociais para continuar por dentro das principais dicas sobre otimização dos processos logísticos!

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