Investir em uma frota própria ou terceirizar o serviço de transporte? Essa é uma das decisões mais importantes na hora definir as estratégias da logística da sua empresa. Alguns gestores optam pelo uso de veículos próprios que demandam maior investimento, mas oferecem maior controle. Outros, por sua vez, apostam no outsourcing, ou seja, na utilização de recursos e serviços de terceiros para otimizar a gestão logística.
Mas afinal, vale a pena terceirizar as operações de transporte ou não?
Essa é uma questão que depende das especificidades do seu negócio e, principalmente, da relação entre os custos e o valor do serviço prestado. O outsourcing pode ser uma estratégia desafiadora ou simplificada, conforme for implantada. Para ajudar os gestores na hora de escolher o modelo mais adequado para sua empresa, listamos a seguir o potencial e as limitações da frota própria e da terceirização.
Vantagens e desvantagens de possuir uma frota própria
Para as empresas que realizam o serviço de transporte com uma frota própria, uma das principais vantagens está no controle do processo logístico como um todo. Como as operações estão centralizadas, o modelo facilita a visualização ampla de todas as ações.
O uso de frota própria também permite mais flexibilidade e oferece maior possibilidade de ajustes nas operações de transporte. O modelo possibilita ainda que você aproveite a capacidade total dos seus veículos.
Utilizar veículos próprios para o transporte também contribui para que sua marca ganhe visibilidade. Afinal, é a identidade visual da sua empresa que vai estar circulando pelas estradas. E isso aumenta ainda mais a proximidade com o cliente final, que sabe que seus produtos estão sendo entregues por uma marca que ele já conhece.
Apostar em uma frota própria, no entanto, pode não ser a melhor saída para algumas empresas – sobretudo as menores. Isso acontece porque o modelo exige um investimento grande tanto na aquisição dos veículos quanto na manutenção da frota.
Além disso, crescem as demandas da gestão logística, como o recrutamento e contratação de motoristas, e a atenção aos regulamentos relacionados aos veículos e leis de trânsito, por exemplo.
Vantagens e desvantagens do outsourcing
Os altos custos de manutenção e gerenciamento de uma frota própria fazem com que muitas empresas terceirizem os serviços com transportadoras. O outsourcing é um modelo que, assim como o de frota própria, apresenta benefícios e limitações.
Uma das principais vantagens de terceirizar os serviços é, de fato, a redução de custos, uma vez que o uso do outsourcing elimina a necessidade de fazer a gestão da frota. Dessa forma, é possível minimizar os gastos com combustível e manutenção de veículos, um ponto crucial para empresas que não podem ou não querem ter serviços próprios de logística.
A terceirização também elimina demandas de gestão de processos, pois reduz as responsabilidades relacionadas à contratação de profissionais e os processos operacionais, o que possibilita que os gestores possam direcionar esforços, tempo e pessoal para questões mais estratégicas para o seu negócio, como a melhoria dos serviços e o investimento em inovações tecnológicas, por exemplo.
Além disso, outro benefício do uso de transportadoras é o de demonstrar profissionalismo perante o mercado e os seus clientes. Isso acontece porque, ao contratar uma empresa especializada, a sua marca mostra preocupação em oferecer um serviço eficiente e transparente.
Mas para que a terceirização traga os melhores resultados para o seu negócio, é crucial que se tome muita atenção na hora de escolher a transportadora, buscando sempre as melhores opções do mercado. Afinal, a reputação da sua marca e o bom relacionamento com os clientes vão depender da eficiência e da qualidade do serviço prestado pela empresa contratada.
Essa perda do controle total das operações é, inclusive, uma das desvantagens do modelo de terceirização. Assim como a possibilidade de restrições para determinados tipos ou tamanhos de mercadoria.
Vale a pena terceirizar as entregas por região?
A contratação de transportadores a partir da distribuição geográfica das demandas do seu negócio, ou seja, a terceirização de entregas por região, é um modelo em que as empresas contratam transportadoras que atuam em uma região específica e que vão realizar os serviços de transporte a partir de determinado centro de distribuição.
Vamos exemplificar: sua empresa – ou até mesmo sua transportadora – possui uma frota que atende as regiões Sul e Sudeste do país, as áreas com maior demanda para seus produtos. Depois de um tempo, começam a surgir demandas no Centro-Oeste – em um volume menor, mas ainda assim relevante para o seu negócio. O que fazer? Aumentar a frota ou contratar uma transportadora local para realizar as entregas no Centro-Oeste?
Como sempre acontece na hora de optar ou não pela terceirização, trata-se de uma escolha que precisa levar em consideração as especificidades e o momento do seu negócio. No entanto, existem alguns aspectos que representam as possibilidades e limitações do modelo e que devem ser considerados na tomada de decisão.
Os principais benefícios da terceirização por região são:
- Redução de custos: terceirização por região elimina os custos de aquisição, gestão e manutenção da frota, sobretudo, se ocorrer em uma localização em que a sua empresa ainda não atua;
- Flexibilidade: outra vantagem de terceirizar as entregas por região é a contratação de transportes alternativos, como motos e carros para realizar determinados tipos de entrega;
- Agilidade: oferecer maior rapidez na entrega é, obviamente, mais um dos benefícios do modelo, já que a regionalização das entregas contribui para que os processos de entrega sejam mais rápidos e eficientes e que o cliente tenha maior praticidade na hora de receber sua mercadoria;
- Abrangência: o uso de transportadoras regionais também permite chegar a locais que não são atendidos pelo serviço dos Correios, por exemplo.
Entre as principais limitações e necessidades de adequação estão:
- Menor controle: da mesma maneira que ocorre sempre que um serviço é realizado por terceiros, a contratação de transportadoras por região faz com que você tenha menor controle do processo de entrega como um todo. Por isso é fundamental buscar as melhores opções do mercado, para garantir que as transportadoras mantenham o padrão de qualidade estabelecido por sua marca;
- Necessidade de centralização das informações: para garantir a qualidade do seu serviço e a eficiência dos processos, é essencial que as informações geradas pelas transportadoras contratadas sejam centralizadas.
A terceirização por região pode ser uma alternativa interessante para empresas que desejam otimizar processos e garantir maior agilidade nas entregas, sem aumentar os custos com gestão da frota e manutenção dos veículos.
Mas para que o modelo seja vantajoso para o seu negócio, é importante avaliar as vantagens e desvantagens do modelo, além de realizar as adequações necessárias para unificar a comunicação com as transportadoras e manter a qualidade dos serviços.
Escolha o melhor para a empresa
Agora que você sabe que outsourcing no transporte é a terceirização de transportadoras e quais são as suas vantagens e desvantagens, a opção pelo modelo ideal depende das demandas da sua empresa e precisa ser avaliada cuidadosamente, tendo em mente os recursos disponíveis e os objetivos do seu negócio.
Em ambos os casos, no entanto, é fundamental levar em conta que o serviço de transporte precisa estar devidamente integrado ao processo logístico, e adequado às necessidades dos seus clientes.
Para isso, certifique-se de utilizar – tanto com frota própria ou com serviços terceirizados – ferramentas de roteirização e rastreamento que otimizam operações, garantem maior transparência para o cliente final, além de recursos para monitoramento da frota e a possibilidade de integração com as principais ferramentas utilizadas pelo e-commerce.