Devido ao constante crescimento e às previsões ainda mais animadoras para o futuro do e-commerce, o gerente de operações vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais do setor.
Esse fato se deve, sobretudo, à sua significativa contribuição para o sucesso do negócio, já que as atividades que se referem ao comando desse profissional não podem ser negligenciadas em hipótese nenhuma. Caso isso ocorra, as chances de uma loja virtual se manter com saúde no mercado são consideravelmente baixas.
Mas você saberia dizer quais são as responsabilidades de um gerente de operações de e-commerce?
De qualquer modo, preparamos este artigo justamente para abordar essa questão. Aqui, você verá pelo que esse profissional é responsável, pelo que ele responde, o que deve monitorar e muito mais.
Por isso, continue a leitura e confira as principais funções que essa ocupação exerce em um comércio eletrônico. Está pronto? Então vamos lá!
Rotinas diárias
Para começar, vamos falar de forma abrangente sobre o que envolve a rotina diária de um gerente de operações. Antes de mais nada, entenda que a gestão de e-commerce é normalmente dividida em 3 frentes de trabalho: tecnologia, marketing e operação.
Para este artigo, vamos deixar de lado as áreas de tecnologia e marketing e focar na área operacional, a qual é responsável por 3 atividades-chave:
- produção e expedição;
- logística;
- logística reversa;
- atendimento;
Assim sendo, as rotinas diárias do gerente de operações se resumem basicamente ao controle e monitoramento desses departamentos. Nesse caso, a função engloba dos fatores envolvidos nos processos até a gestão das equipes de trabalho, por exemplo.
Diante disso, não há a menor dúvida de que esse profissional tem muito a fazer durante o dia, e que suas responsabilidades interferem diretamente na experiência de compra dos clientes.
Portanto, sua importância para o sucesso de uma loja virtual merece ser destacada, já que a satisfação dos consumidores depende quase que exclusivamente da qualidade das operações.
Execução
Visto o que rodeia o dia a dia de um gerente de operações, agora é a hora de falarmos um pouco sobre suas principais atribuições.
Primeiramente, e de maneira simples, o gestor de operações precisa “entregar”. É dele a responsabilidade de que aquilo que foi vendido chegará efetivamente nas mãos do consumidor, e de que qualquer percalço será devidamente tratado.
Ao tocar em processos distintos como produção (separação, faturamento, expedição), logística de entrega e atendimento, este profissional deve garantir que cada parte funcione bem por si só, mas que também tenham uma boa interface com as outras tarefas. O entendimento de que a operação deve funcionar em harmonia é crítico. Isso envolve a boa definição de processos, os sistemas individuais se comunicando, mas principalmente o bom alinhamento e desempenho de suas equipes.
Gestão de equipes
Nesse aspecto, o maior desafio não é o de montar ou desenvolver uma equipe, mas o de fazer com que os colaboradores operem em sua capacidade máxima. Além disso, é preciso deixar claro que os possíveis conflitos entre os colaboradores são questões que devem ser administradas por esse profissional, o que às vezes torna o ofício ainda mais desafiador.
Aqui, é fundamental que o gestor esteja sempre atento para minimizar os erros que possam vir a ocorrer. Não o bastante, ele também é o responsável por delegar os afazeres e acompanhar os processos, e quando necessário ser o elo entre os funcionários e o setor de RH, por exemplo.
Análise de negócios
Mais do que apenas gerir uma equipe e estar por dentro dos processos, o gerente de operações precisa obrigatoriamente fazer a análise de negócios. Em vista disso, é necessário contar com dados confiáveis, relevantes e disponíveis rapidamente sobre os processos. Além disso, o gestor de operações deve buscar informações e conhecer diferentes metodologias de trabalho para tentar trazer cada vez melhores resultados.
Por essa razão, o profissional designado para a gestão deve ser de natureza multidisciplinar, ou seja, apto para aprender e executar diversas funções. Em outras palavras, é preciso contar com habilidades distintas para ser possível interligar todas as atividades em apenas um campo de visão.
Nesse sentido, toda e qualquer informação será relevante, não importa de onde ela venha. A coleta de dados e a análise dos indicativos é o que permitirá uma melhor tomada de decisões — que, por sua vez, serão baseadas nos objetivos que foram preestabelecidos para o setor em questão.
No entanto, vale ressaltar que, para ter acesso a essas informações e torná-las “legíveis”, o gestor precisará utilizar ferramentas específicas para a observação de tais métricas. Por isso, é imprescindível estar a par das tecnologias que se remetem ao estudo dos resultados de um e-commerce.
Desenvolvimento e crescimento
Para inteirar a lista de funções, não poderíamos deixar de mencionar uma das mais importantes de todas: a responsabilidade sobre o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Quanto a isso, o ponto a destacar é que o gerente de operações tem na sua rotina a necessidade de estar sempre em busca de melhorias, mesmo que tudo se apresente conforme o esperado.
E por que isso ocorre? De um modo geral, compreenda que, no ambiente do comércio eletrônico, talvez ainda mais que no mundo físico, é imprescindível evoluir rapidamente, sendo o gestor o responsável por desenvolver as estratégias que tragam números cada vez melhores.
No que diz respeito às operações em si, qualquer mudança poderá resultar em perdas ou ganhos, seja sobre o atendimento, a expedição ou a logística, por exemplo. Portanto, esse profissional está intimamente ligado ao progresso, já que as suas decisões possuem um enorme peso em relação ao desenvolvimento de uma loja virtual.
De maneira ampla, essas são as principais atribuições dessa ocupação, no entanto, é claro que cada empresa tem suas próprias particularidades, o que pode influenciar nos deveres do gestor.
Esperamos que este artigo sobre as responsabilidades de um gerente de operações de e-commerce possa lhe ajudar no seu expediente do dia a dia. Se você o achou relevante e gostaria de ficar por dentro de outros assuntos tão importantes quanto este, siga e acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e LinkedIn! Não perca nenhuma de nossas atualizações! Nos vemos lá!